Como Usar a Segmentação no Zoho CRM: Benefícios, Histórico e Pontuação

Segmentação Inteligente no Zoho CRM: Tudo o que você precisa saber para estratégias protegidas

Perguntas frequentes: Segmentação


1. Quais são os benefícios da segmentação?


A segmentação permite que você classifique sua base de clientes dependendo da maneira como eles interagem com sua empresa. Ela fornece uma plataforma para obter dicas de seus padrões de compra e categorizá-los em diferentes grupos, como não interessados, clientes visitantes, compradores interessados, altos gastos e compradores ocasionais. 
Depois de entender a qual categoria seus clientes pertencem, você pode personalizar estratégias de marketing e experiência de vendas, resultando em maior satisfação do cliente e conversão. 





2. Onde posso ver o histórico de segmentação de um registro?

Depois de criar uma segmentação, uma seção chamada Segmentation será adicionada à página de detalhes do registro. Aqui, você pode visualizar os detalhes completos da compra do cliente, como sua pontuação anterior, o valor monetário, quando ele comprou, número de compras e o valor que ele gastou.


Histórico de Segmentação


3. Quanto tempo levará para calcular a pontuação dos registros depois que eu publicar a segmentação?


Levará pelo menos 24 horas a partir do momento da publicação para exibir o rótulo de segmentação nos registros. 


4. Posso filtrar registros usando os campos de segmentação


Sim, você pode filtrar os registros usando os campos - 
Rótulo do segmento Pontuação do segmento (valores RFM) no filtro avançado do módulo ao qual a segmentação é aplicada.


Filtrar Registros



5. Os detalhes da compra são exibidos, mas o rótulo de segmentação não é atualizado?


A data de compra, contagem e valor de um registro serão atualizados assim que uma compra for feita ou valores forem inseridos nos respectivos campos manualmente ou por meio de automação. No entanto, a pontuação e o rótulo do RFM serão atualizados a cada 24 horas a partir do momento em que você publicou a segmentação.


Rótulo de Segmentação


6. É obrigatório definir a pontuação e os critérios?

Sim, é obrigatório definir a pontuação e os critérios se você estiver usando o método manual de cálculo.
No cálculo automático, o sistema leva em consideração os valores mais altos e mais baixos das métricas RFM e calcula a pontuação com base em percentis e segmenta os registros.
O método automático só está disponível na edição Ultimate


7. Posso usar critérios diferentes de RFM para segmentar os registros?


Não, a segmentação só pode ser realizada com as métricas de recência, frequência monetária (RFM). Este é um modelo definido pelo sistema que não pode ser alterado.


Segmentação de Registros


8. Posso definir o tempo como critério no campo Data de atualidade?


Não, mesmo que você tenha permissão para usar campos de data e hora para atualidade, somente a data será usada nos critérios.


Critério no Campo Data


Critério no Campo Data


9. Posso definir a segmentação com dois intervalos de pontuação?


Não, não é possível. 
Um mínimo de três intervalos de pontuação é necessário para cada métrica.


Intervalos de Pontuação




10. Se eu fizer alterações na escala de pontuação, isso afetará meus rótulos e pontuações de segmentação de registros existentes?


Sim, se a escala de pontuação for alterada, a avaliação será redefinida e as pontuações existentes serão recalculadas com base nas novas escalas. Os novos rótulos serão gerados para os registros. 


11. Como posso definir a pontuação para cada rótulo?


Há duas maneiras de fazer a pontuação de segmentação:
  1. Manual 
  2. Automático (disponível apenas na edição Ultimate )
A pontuação de segmentação é definida em um intervalo de 1 a 5 por padrão. Você pode ajustar o intervalo de pontuação movendo o controle deslizante para a posição desejada, como 1 a 2, 1 a 3 ou 1 a 4. 
Depois que o intervalo de pontuação for definido, você pode escolher um método de cálculo manual ou automático para atribuir rótulos de segmento aos registros.

Manual : você deve definir os critérios manualmente e definir a pontuação que o sistema usará para calcular as pontuações R, F e M.

Por exemplo:
  1. Insira a pontuação da pontuação de Recência como 5 se a data de fechamento for "entre esta semana e a semana passada" ou "não for o mês passado". Da mesma forma, a pontuação será 4 se o tempo de compra recente for "até ontem".


Pontuação para Cada Rótulo


  1. Você pode definir que se o número de negócios for maior que 8 no campo Frequência, a pontuação será 5 e se estiver entre 5 e 10, a pontuação será 4, e assim por diante.


Pontuação para Cada Rótulo


  1. No campo Monetário, defina a pontuação como 5 se o valor gasto for superior a US$ 1.500 e 4 se o valor estiver entre US$ 800 e US$ 1.200.


Pontuação para Cada Rótulo


Automático : O sistema calculará automaticamente a pontuação RFM usando o método de percentil. O conjunto de dados inteiro é dividido em cinco partes (para dar pontuações dentro de um intervalo de 1-5) com distribuição nos 20º percentis. Isso significa que cada pontuação RFM será dividida entre os percentis: 0 a 20, 20 a 40, 40 a 60.


Pontuação RFM


Para a pontuação de recência, o conjunto de dados será organizado da compra mais recente para a compra mais antiga. Por exemplo, se a compra mais recente foi há uma semana e a compra mais antiga foi há 6 meses, o CRM definirá esses dois horários como limites e desenhará os percentis dentro desse período de tempo. As pontuações mudarão a cada 20º percentil.
Da mesma forma, para campos de frequência e monetários, os conjuntos de dados serão organizados da maior para a menor ocorrência e do maior para o menor valor, respectivamente.


12. Posso substituir o valor em um rótulo de segmentação manualmente?


Não, você não pode editar o rótulo. É um rótulo gerado pelo sistema que é calculado com base nas pontuações e nos critérios configurados pelo administrador.


13. A frequência é calculada automaticamente tanto por contagem quanto por campo?


Não, a frequência é calculada automaticamente pelo sistema apenas por contagem. O cálculo é baseado em um campo de pesquisa ou um registro relacionado no módulo contribuinte que indica o número.
Se você selecionar Por campo, terá que inserir um valor manualmente (por exemplo, usando um "Número de" personalizado).
(campo "compras") que o sistema usará para calcular a frequência.


14. Os valores de segmentação podem ser visualizados no Zoho Campaigns e no Zoho MarketingHub?


Sim, os resultados da segmentação, ou seja, atualidade, frequência e valores monetários para cada contato, serão exibidos nas plataformas Zoho Campaigns e MarketingHub somente se essas plataformas estiverem integradas à conta de CRM. 


15. As pontuações de segmentação podem ser mapeadas com os campos do Zoho Campaigns?


Sim, as pontuações e rótulos de segmentação podem ser mapeados com os campos no Zoho Campaigns.





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