Sim, se a escala de pontuação for alterada, a avaliação será redefinida e as pontuações existentes serão recalculadas com base nas novas escalas. Os novos rótulos serão gerados para os registros.
11. Como posso definir a pontuação para cada rótulo?
Há duas maneiras de fazer a pontuação de segmentação:
- Manual
- Automático (disponível apenas na edição Ultimate )
A pontuação de segmentação é definida em um intervalo de 1 a 5 por padrão. Você pode ajustar o intervalo de pontuação movendo o controle deslizante para a posição desejada, como 1 a 2, 1 a 3 ou 1 a 4.
Depois que o intervalo de pontuação for definido, você pode escolher um método de cálculo manual ou automático para atribuir rótulos de segmento aos registros.
Manual : você deve definir os critérios manualmente e definir a pontuação que o sistema usará para calcular as pontuações R, F e M.
Por exemplo:
- Insira a pontuação da pontuação de Recência como 5 se a data de fechamento for "entre esta semana e a semana passada" ou "não for o mês passado". Da mesma forma, a pontuação será 4 se o tempo de compra recente for "até ontem".
- Você pode definir que se o número de negócios for maior que 8 no campo Frequência, a pontuação será 5 e se estiver entre 5 e 10, a pontuação será 4, e assim por diante.
- No campo Monetário, defina a pontuação como 5 se o valor gasto for superior a US$ 1.500 e 4 se o valor estiver entre US$ 800 e US$ 1.200.
Automático : O sistema calculará automaticamente a pontuação RFM usando o método de percentil. O conjunto de dados inteiro é dividido em cinco partes (para dar pontuações dentro de um intervalo de 1-5) com distribuição nos 20º percentis. Isso significa que cada pontuação RFM será dividida entre os percentis: 0 a 20, 20 a 40, 40 a 60.
Para a pontuação de recência, o conjunto de dados será organizado da compra mais recente para a compra mais antiga. Por exemplo, se a compra mais recente foi há uma semana e a compra mais antiga foi há 6 meses, o CRM definirá esses dois horários como limites e desenhará os percentis dentro desse período de tempo. As pontuações mudarão a cada 20º percentil.
Da mesma forma, para campos de frequência e monetários, os conjuntos de dados serão organizados da maior para a menor ocorrência e do maior para o menor valor, respectivamente.
12. Posso substituir o valor em um rótulo de segmentação manualmente?
Não, você não pode editar o rótulo. É um rótulo gerado pelo sistema que é calculado com base nas pontuações e nos critérios configurados pelo administrador.
13. A frequência é calculada automaticamente tanto por contagem quanto por campo?
Não, a frequência é calculada automaticamente pelo sistema apenas por contagem. O cálculo é baseado em um campo de pesquisa ou um registro relacionado no módulo contribuinte que indica o número.
Se você selecionar Por campo, terá que inserir um valor manualmente (por exemplo, usando um "Número de" personalizado).
(campo "compras") que o sistema usará para calcular a frequência.
14. Os valores de segmentação podem ser visualizados no Zoho Campaigns e no Zoho MarketingHub?
Sim, os resultados da segmentação, ou seja, atualidade, frequência e valores monetários para cada contato, serão exibidos nas plataformas Zoho Campaigns e MarketingHub somente se essas plataformas estiverem integradas à conta de CRM.
15. As pontuações de segmentação podem ser mapeadas com os campos do Zoho Campaigns?
Sim, as pontuações e rótulos de segmentação podem ser mapeados com os campos no Zoho Campaigns.