Imagine que você caminha até o seu restaurante favorito, 'Home Made Wraps', que você visita frequentemente e é recebido pelo proprietário com um grande sorriso!
Ele acena para você e gesticula para que você se sente e informa que seu pedido está a 5 minutos. Mas, espere um minuto, quando você fez um pedido? Bem, Roger se lembra do que você gosta: seu coquetel feito na hora e os sabores favoritos que o acompanham. Você pensa que é apenas o seu pedido que ele se lembra porque você o visitou na semana passada. Mas ele faz isso com quase todos os segundos clientes que entram no restaurante. Incrível, não é? Lembrar a preferência de cada visitante é uma façanha, porque às vezes pode demorar anos para entender suas necessidades e se familiarizar com ela.
Mas é diferente com Roger Philips, proprietário de 'Home Made Wraps', que leva a satisfação e o envolvimento do cliente muito a sério. Para ele e sua equipe, o cliente é o rei e eles sabem ir além para garantir que entendam o pulso de cada cliente e, portanto, construam um bom relacionamento com eles. Eles acompanham as preferências de todos os clientes, seus pedidos personalizados, chefs preferidos e, em casos não tão raros, suas restrições de dieta também!
Seu trabalho não termina aqui. Ele também precisa estar no topo de várias outras transações, como compra de matéria-prima, gastos mensais, crescimento anual e acompanhamento de lucros. Ele deve acompanhar e avaliar todas as vendas que realiza, para que seu relatório anual não perca detalhes importantes. Ao mesmo tempo, ele deve garantir que toda a equipe esteja ciente dos processos de negócios e os siga sem nenhum desvio.
O gerenciamento de todos os aspectos dos negócios pode ser facilitado com um sistema CRM robusto. Ele deve entender prontamente o negócio, uni-lo aos funcionários e clientes e capturar as informações comerciais, para que se obtenha uma visão holística de cada cliente em tempo real.
Benefícios de ter um sistema de CRM
Um sistema CRM ideal deve ser multifacetado, oferecendo:
Acesso ininterrupto aos dados do cliente
Entendemos que respostas rápidas e soluções imediatas contribuem bastante para a construção de um relacionamento duradouro. Portanto, as informações do seu cliente são armazenadas com segurança em uma plataforma baseada em nuvem e suas equipes podem se conectar com os clientes de qualquer lugar em tempo real.
Traga coordenação entre departamentos
Outra vantagem de ter dados na nuvem é que eles podem ser compartilhados entre as equipes. Você pode criar tarefas centradas no cliente e atribuí-las aos membros relevantes da sua equipe. Isso garantirá que cada vendedor tenha uma função definida e objetivos claros, ninguém fique de fora ou execute o mesmo conjunto de tarefas e nenhuma oportunidade de venda será ignorada.
Simplifique diferentes processos
O CRM vem com uma ampla variedade de recursos que podem ajudar a aumentar a capacidade da equipe de vendas de fechar mais negócios, auxiliar a equipe de marketing na aquisição de mais Leads, facilitar as equipes de suporte a resolver tickets mais rapidamente; Tudo ao mesmo tempo.
Participe proativamente da jornada dos clientes
O CRM o ajudará a criar marcos e a lembrá-lo de eventos importantes com os clientes. Você também pode obter informações sobre as preferências e os requisitos do cliente que, por sua vez, ajudarão a equipe de vendas a organizar suas estratégias para um envolvimento melhor e mais rápido do cliente. No geral, pode contribuir bastante para aumentar a retenção e mitigar a rotatividade.
Tome decisões inteligentes
Um cliente se sente valorizado quando a equipe de vendas se lembra de suas necessidades e oferece soluções rapidamente. O CRM pode ajudá-lo a extrair idéias, antecipar possíveis resultados, recomendar escolhas e até sugerir o próximo curso de ação com os clientes, seguindo dicas de dados e interações passadas.
Principais funcionalidades do Zoho CRM
Faça o seu próprio CRM
Depois de adotar o CRM para o seu negócio, é ideal que você o modifique de acordo com suas necessidades e não o contrário. O Zoho CRM é flexível o suficiente para acomodar seu processo de negócios e permitir a replicação on-line. Como todas as empresas são únicas, é possível criar o CRM de acordo com seus requisitos, usando os recursos de personalização.
Assista ao CRM trabalhar para você
Um dia ideal para um representante seria: entrar no escritório, ligar o laptop e iniciar as tarefas de rotina. O CRM pode automatizar algumas dessas tarefas repetitivas e economizar tempo para outras atividades importantes. Com alguns recursos de automação fáceis de configurar, os processos de vendas podem ser otimizados e tornados eficientes. Sente-se e planeje sua próxima jogada de negócios enquanto o CRM continua trabalhando para você.
Conecte, comunique, colabore
A comunicação atingiu um nível totalmente novo e, com o Zoho CRM, você pode colocar tudo sob o mesmo teto. Seja por email, telefonemas por chat ou canais de mídia social como Facebook, Twitter, todas as suas interações podem ser acessadas em um só lugar. Seus clientes e possíveis clientes têm a presença deles em vários canais, o melhor para garantir que sua empresa não seja deixada para trás e avance com eles.
Obtenha tudo em um só lugar
Quando você tem muito o que fazer, não pode perder tempo procurando os detalhes do seu cliente em locais diferentes. Tê-los todos em um único lugar, a apenas um clique de distância, economiza muito tempo. Você pode acompanhar o histórico de compras de um cliente, fazer anotações, visualizar conversas anteriores e verificar e-mails relacionados simultaneamente. A visualização contextual permite a venda cruzada de produtos e elimina o tempo gasto na coleta de detalhes de diferentes fontes.
Aprimore o desenvolvedor em você
Certas soluções de software podem ser usadas para executar funções específicas e você não precisa abandoná-las para usar o sistema CRM. Com nossa série de recursos centrados no desenvolvedor - APIs, SDKs, Funções, Widgets e muito mais, você pode trazer seu software para o CRM e gerenciar tudo em um só lugar.