A segmentação de clientes é o processo de categorização de clientes com base em características comuns, como região, setor, preferência de produto ou receita gerada. É uma técnica poderosa que ajuda as empresas a atender melhor às necessidades e ao comportamento de seus clientes. Eles também podem usar as informações para comercializar para cada grupo de forma mais eficaz e apropriada.
Importância da segmentação com base no padrão de compra
Segmentar clientes com base em uma única característica ou parâmetro pode, às vezes, limitar a visão da empresa e causar interpretações errôneas, analisando toda a base de clientes como uma única entidade. Por exemplo, se você segmentar seus clientes com base apenas na receita total que eles geram e deduzir que aqueles que obtiveram a maior receita são os mais valiosos para sua empresa, isso pode ser apenas parcialmente verdade.
Quantas vezes esses clientes fizeram uma compra de você? Quando foi a última compra? São clientes recorrentes? Com que frequência eles compram? Um cliente que fez uma grande compra há três anos pode não ser tão valioso para você quanto um cliente fiel que regularmente faz compras menores.
Você precisa de respostas à perguntas como essas para guiá-lo ao próximo passo: o produto certo para oferecer para sua próxima compra. Por exemplo, você só pode enviar anúncios de recursos premium para clientes que fazem compras frequentes de valor relativamente alto, pois é mais provável que eles estejam interessados em atualizar.
Analisar o comportamento do cliente com base em suas compras anteriores ajudará você a determinar uma melhor estratégia de retenção de clientes.
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Métrica RFM para segmentação pós-compra
A métrica mais comum usada para segmentação pós-compra é a métrica RFM. Ele avalia os clientes com base em sua recência, frequência e valores monetários.
- Recência: quando foi a última vez que compraram?
- Frequência: com que frequência eles compram?
- Monetário: quanto gastaram?
Essas métricas ajudam você a segmentar os clientes em grupos que fazem sentido, entendê-los com base em suas compras anteriores e envolvê-los com campanhas mais personalizadas.
Segmentação no Zoho CRM
Você deve selecionar os campos apropriados para a recência, frequência e valores monetários em sua empresa e dar a cada um uma pontuação que varia de 1 a 5 para diferentes níveis da métrica RFM. Por exemplo:
- Se a data da última compra for o último mês, a pontuação de recência será 2;
- Se o número total de produtos comprados for 5, a pontuação de frequência será 4;
- Se o valor total da compra for superior a US$ 60.000, a pontuação monetária será 4.
Com base nas pontuações que você definir, o sistema calculará a métrica RFM para o registro (cliente, contato ou cliente em potencial) e a exibirá na página de detalhes do registro.
Nota:
Os valores RFM e o campo rótulo do segmento serão mostrados apenas nos módulos padrão.
Limites importantes:
- Enterprise:
- Número de segmentações - 1 ativo ou inativo e 5 inédito ou rascunho;
- Método de cálculo da pontuação - Manual;
- Número de registros do módulo contribuinte usado para segmentação - 100.000 (pode ser expandido até 200.000);
- Limite diário para republicação - Duas vezes.
- Ultimate:
- Número de segmentação - 5 ativos ou inativos e 20 inéditos ou rascunhos;
- Método de cálculo da pontuação - Manual e automático;
- Número de registros do módulo contribuinte usado para segmentação - 1 milhão (pode ser expandido até 2 milhões);
- Limites diários para republicação - 10 vezes.
Rotulagem dos segmentos
Você pode criar rótulos diferentes com base nas pontuações de RFM de seus clientes para ajudar outras equipes a entender a posição de cada cliente no ciclo de vendas e tomar as ações apropriadas. Cada segmento pode ter até 8 rótulos e o Zoho CRM oferece um conjunto de rótulos predefinidos, que são:
Nota:
As pontuações do RFM dadas aqui são apenas para representação. Os administradores devem definir os valores de acordo com suas necessidades comerciais atuais.
Rótulo do segmento
| Pontuações RFM
|
Campeão
| R: 4 ou 5 F: 4 ou 5 M: 4 ou 5 |
Cliente fiel
| R: 2 ou 3 F: 4 ou 5 M: 4 ou 5 |
Cliente recente
| R: 1 F: 4 ou 5 M: 4 ou 5 |
Promissor
| R: 3 F: 1 ou 2 M: 1 |
Cliente precisa de atenção
| R: 2 ou 3 F: 2 ou 3 M: 2 ou 3 |
Prestes a dormir
| R: 2 ou 3 F: 1 M: 2 ou 3 |
Não pode perdê-los
| R: 1 F: 4 ou 5 M: 4 ou 5 |
Clientes perdidos
| R: 1 F: 1 M: 1 |
Você pode editar esses rótulos predefinidos ou excluí-los e adicionar novos rótulos. Por exemplo:
Rótulo do segmento
| Fatores que influenciam os escores do RFM
| Pontuação RFM
|
Deve ser perseguido
|
- A última visita foi há mais de seis meses
- Não visita com muita frequência
- Geralmente gasta uma boa quantia
| R: 2
F: 1
M: 4 |
Visitantes sazonais
|
- A última visita foi há um ano
- Costumava visitar uma vez por mês
- Gastou muito pouco
| R: 1
F: 4
M: 2 |
Configurando a segmentação
Você pode criar segmentação em módulos padrão e personalizados.
Seis etapas para configurar a segmentação
- Escolha o módulo segmentado e defina quais registros devem ser considerados para segmentação;
- Escolha o módulo contribuinte e escolha os registros para os quais a regra deve ser aplicada;
- Selecione o campo de vinculação;
- Selecione os campos RFM;
- Defina o intervalo de pontuação e defina os critérios para cada pontuação;
- Adicione rótulos de segmento.
Escolha o módulo de segmentação, o módulo de contribuição e o campo de vinculação
Módulo de segmentação: Este é o módulo para o qual você deseja configurar a segmentação. Os módulos de segmentação armazenam os detalhes dos clientes.
Por exemplo, vamos criar uma segmentação para o módulo Contatos. Você pode escolher outros módulos baseados no cliente, como Leads, Fornecedores ou qualquer outro módulo personalizado, dependendo do seu negócio;
- Campo de frequência: você pode selecionar Por contagem ou Por campo:
- Se você escolher Por contagem, o sistema considerará automaticamente todos os registros associados ao registro de segmentação, ou seja, o número de negócios associados a um contato ou o número de produtos comprados por um cliente;
- Se você escolher Por campo, você terá que selecionar manualmente um campo que indica a frequência, por exemplo, "Número de Produtos Comprados", "Número de Itens Vendidos", "Número de Negócios Ganhos" ou "Número de Solicitações de Serviço Recebidas";
Observe que o campo de frequência deve estar no módulo de segmentação, não no módulo contribuinte.
- Campo monetário: qualquer campo de moeda que indique um valor. Por exemplo, "Valor do Pedido", "Custo", "Valor da Compra" ou "Valor do Negócio". Se um cliente comprou vários produtos ou um contato tem vários negócios fechados, o sistema calculará automaticamente um valor agregado e derivará um valor para o campo monetário.
Defina a pontuação e defina os critérios para cada pontuação
Por padrão, a pontuação para cada métrica (recência, frequência e monetária) é definida entre 1 a 5. Você pode diminuir o intervalo arrastando o controle deslizante do intervalo de pontuação para a posição desejada para defini-lo como 1-2, 1-3 ou 1-4. Você pode definir a pontuação manualmente ou permitir que o sistema faça isso automaticamente.
Manual: você definirá manualmente os critérios para que o sistema saiba se as pontuações R, F e M devem ser 1, 2, 3, 4 ou 5. Por exemplo:
- Defina a pontuação de recência como 5 se a data de fechamento da venda foi entre esta semana e a semana passada ou foi no mês passado. Defina a pontuação como 4 se o horário de compra mais recente foi antes de ontem e assim por diante;
- Se o número de compras for superior a 8, a pontuação de frequência será 5. Se estiver entre 5 e 10, a pontuação é 4, e assim por diante.
- Defina a pontuação monetária como 5 se o valor gasto for superior a US $ 1500, defina-o como 4 se estiver entre US $ 800 e US $ 1200 e assim por diante.
Automático: O sistema calculará automaticamente a pontuação RFM usando o método percentil. Todo o conjunto de dados será dividido em cinco partes (para que as pontuações possam ser definidas dentro de um intervalo de 1 a 5. Ou seja, os escores do RFM serão dados como 1, 2, 3, 4 e 5), com distribuição a cada 20%. Os escores do RFM variam de 0 a 20, 20 a 40, 40 a 60, 60 a 80 e 80 a 100 na escala percentil.
O conjunto de dados será classificado em ordem. Por exemplo, para a pontuação de recência, o conjunto de dados será classificado da compra mais recente para a compra mais antiga. Por exemplo, se a compra mais recente foi há uma semana e a compra mais antiga foi há 6 meses, o CRM definirá esses dois cronogramas como os limites e desenhará os percentis dentro desse intervalo. Para frequência, o conjunto de dados será classificado do mais frequente para o menos frequente e, para o monetário, será classificado do maior valor para o menor.
Nota
- O cálculo automático só está disponível na Edição Ultimate do Zoho CRM;
- A data mais recente, a frequência mais alta e o valor mais alto estão sujeitos a alterações, de modo que o sistema recalculará o intervalo de dados e o número de registros automaticamente uma vez por dia;
- Você pode alterar os critérios de pontuação de automático para manual ou vice-versa. Isso redefinirá os valores computados para seus padrões e as pontuações serão recalculadas com base nos critérios definidos.
Ajustar a barra de percentil
A classificação de percentil padrão é definida como 20% para distribuição de registros uniformes. No entanto, você pode reposicionar o controle deslizante para alterar a classificação percentil, se necessário.
Nota: O sistema levará em conta 20.000 registros para a primeira configuração para pontuação automática de RFM. Depois disso, até um milhão de registros podem ser computados.
Redefinir o intervalo de pontuação
Você pode redefinir o intervalo de pontuação depois de definir os critérios. Isso fará com que a pontuação seja redefinida para os valores padrão.
Você também pode reposicionar o controle deslizante do intervalo de pontuação, mas isso removerá todas as configurações personalizadas e usará as configurações padrão que se aplicam ao intervalo de pontuação revisado. Todos os rótulos personalizados serão removidos e ajustados para os rótulos padrão na pontuação revisada.
Criando rótulos para o segmento
O CRM fornece oito rótulos predefinidos que você pode usar para segmentos. Você pode editar ou excluir esses rótulos e adicionar novos. Para cada rótulo, você precisa definir o intervalo RFM de 0 a 9.
Para configurar a segmentação
- Vá para Configuração > Automação > Segmentação;
- Clique em Criar Nova Segmentação e especifique as seguintes configurações na página Segmentação de Cliente:
- Nome da segmentação: digite um nome;
- Módulo de segmentação: escolha o módulo de segmentação na lista suspensa;
- Selecione Todos os registros ou com base em critérios;
Se você selecionar Baseado em critérios, defina o critério; - Módulo de contribuição: escolha um módulo na lista suspensa para os valores de RFM;
- Selecione Todos os registros ou com base em critérios;
Se você selecionar Baseado em critérios, defina o critério; - Campo de vinculação: selecione um campo na lista suspensa. (por exemplo, Cliente):
- Entrada de campos RFM:
- Campo de recência: selecione um campo na lista suspensa;
- Campo de frequência: selecione Por contagem ou Por campo. Se você selecionar Por campo, selecione o campo na lista suspensa;
- Valor monetário: selecione um campo na lista suspensa.
- Clique em Avançar.
Você será redirecionado para escolher a pontuação do cliente; - Em Como você gostaria de definir critérios para a pontuação do cliente? escolha Automático ou Manual;
- Se você escolher Automático, mova o controle deslizante para alterar a classificação de percentil padrão para cada nível R, F e M e clique em Computação;
- Se você escolher Manual, clique em +Adicionar Critérios e, em seguida, selecione o campo e especifique o valor e clique em Enviar. Repita isso para cada classificação;
- Clique em Avançar. Você será redirecionado para rotular os segmentos;
- Clique em Adicionar Novo Rótulo e insira o nome do rótulo e os valores do RFM;
- Clique em Enviar;
- Clique em Publicar para configurar a segmentação.
Editando um segmento
Você pode editar um segmento na página de segmentação e revisar os valores nos seguintes campos:
- Ligando;
- Recência;
- Frequência;
- Monetário.
Observe que, ao editar a configuração, você não terá permissão para alterar os módulos segmentados e contribuintes.