As regras de layout no Zoho CRM oferecem uma interface para você gerenciar perfeitamente a dependência entre campos em um layout.
Seus dados de vendas geralmente são interdependentes. Portanto, considere os seguintes exemplos.
Numa empresa imobiliária, os dados exigidos a um cliente podem ser diferentes caso o cliente pretenda comprar um apartamento ou uma casa;
Em uma instituição de ensino, as particularidades exigidas de um aluno podem ser diferentes dependendo se ele escolheu Física ou Economia;
Numa companhia de seguros, os dados exigidos para uma apólice de seguro automóvel podem ser diferentes dependendo do tipo de veículo - automóvel particular ou veículo comercial.
Portanto, o valor inserido para um campo decidirá a necessidade de vários outros campos. Quando você está preenchendo os detalhes de uma apólice de seguro de carro, os campos relacionados a veículos comerciais nem são obrigatórios - mas ainda estão no seu layout. Você pode estar olhando para 10 campos quando precisa de apenas 5.
No entanto, você não pode eliminar os 5 campos restantes no layout - pois eles são obrigatórios quando o Veículo Comercial é escolhido. É aqui que os layouts condicionais entram em cena.
Os layouts condicionais são criados com regras de layout, através das quais você pode estabelecer uma interface na qual determinados campos são exibidos dependendo do valor inserido em um campo anterior.
Como resultado, você pode tornar seus layouts dinâmicos - pois toda a estrutura de um layout muda com base nos valores de campo inseridos. Observe que você não está eliminando campos do layout, está apenas controlando como um layout aparece com base em determinados valores de campo.
Disponibilidade
Permissão Necessária
Os usuários com a permissão de perfil Personalizar Zoho CRM podem acessar esse recurso.
Vejamos como criar um layout condicional com a ajuda de um cenário.
A Zylker Insurance oferece produtos de seguro automotivo, como seguro de automóveis e seguro de veículos comerciais.
Nesse caso, se a Zylker incluir todos esses detalhes em um único formulário/layout, haverá uma pequena dificuldade. Ou seja, quando um cliente precisa de uma apólice para um carro, o formulário também solicita desnecessariamente detalhes sobre veículos comerciais. Observe os detalhes na tabela abaixo:
Campo
Carro particular
Veículo comercial
Finalidade para a qual
o veículo será utilizado
✘
✔
Natureza das mercadorias normalmente transportadas
✘
✔
Tipo de Permissão (Veículo de Transporte de Mercadorias)
✘
✔
Tipo de Permissão (Veículos de Transporte de Passageiros)
✘
✔
Descrição de Substâncias Perigosas
✘
✔
A tabela acima lista os campos que são obrigatórios para um veículo comercial, mas não para um carro particular. Isso significa que uma seção inteira em um formulário se torna desnecessária no momento em que você escolhe "Carro particular".
Isso só causa confusão em seu formulário e atrasa o processo de criação de um registro.
Por isso, os layouts condicionais fazem a diferença.
No exemplo acima, usando regras de layout, você pode obter uma configuração dinâmica em que somente quando "Veículo comercial" é escolhido, os detalhes do Veículo comercial aparecem - em outros casos, permanece oculto. Dessa forma, você pode otimizar seus formulários.
Criar regras de layout
Para criar regras de layout
Vá para Configuração > Personalização > Módulos e Campos;
Na lista de módulos, selecione o módulo necessário. Nesse cenário, selecione Leads;
Selecione o layout necessário. Exemplo, layout do Seguro Automóvel;
Vá para a seção Regras de layout;
Clique em Nova regra de layout;
No pop-up Nova regra de layout, insira os seguintes detalhes:
Insira um nome para a regra;
Descreva a regra;
Escolha o layout para o qual esta regra é aplicável. Exemplo, Seguro Automóvel;
Escolha um campo primário que controle esta regra. Exemplo, Tipo de Veículo;
Escolha uma condição para iniciar a regra. Exemplo, Tipo de Veículo é Veículo Comercial;
Clique em Próximo.
7. Na página Regra, a Condição especificada é pré-preenchida. Então, clique em Acionar uma ação.
8. Escolha na lista de ações. Exemplo, Mostrar seção.
9. No painel direito Criar ação, especifique a seção a ser exibida. Neste cenário, a seção de detalhes do Veículo Comercial.
10. Se você tiver outras condições e ações, poderá especificá-las conforme necessário de maneira semelhante.
Resultado da regra de layout
Agora, quando você cria um lead no layout Seguro Automóvel, a seção de detalhes do Veículo Comercial é exibida apenas quando você seleciona o tipo de Veículo Comercial. Caso contrário, ele está oculto.
Ações que podem ser acionadas
Há quatro ações que podem ser acionadas quando os critérios da regra de layout são atendidos.
Mostrar campo: escolha esta ação quando desejar que campos específicos sejam exibidos somente quando os critérios prescritos forem atendidos.
Mostrar Seção: escolha esta ação quando desejar que seções específicas sejam mostradas somente quando os critérios prescritos forem atendidos.
Definir campos obrigatórios: escolha esta ação quando desejar tornar alguns campos obrigatórios somente quando os critérios prescritos forem atendidos.
Mostrar subformulários: escolha esta ação quando desejar que o subformulário seja exibido apenas quando os critérios prescritos forem atendidos.
Exemplo:
No mesmo cenário da Zylker Insurance, suponha as seguintes condições.
Você deseja exibir o campo Tipo de seguro somente se no campo O que você está procurando? é escolhida a opção Seguro.
Você deseja que a seção Informações do Dependente seja exibida somente quando você selecionar o tipo de seguro como Seguro de Vida. Caso contrário, ele está oculto.
Ao escolher o Seguro de Vida, você deseja que o Nome e a Data de Nascimento do Dependente sejam obrigatórios. Para uma apólice de seguro de veículo, os detalhes do dependente não são obrigatórios.
Você deseja exibir o subformulário Detalhes do Seguro de Vida,somente quando o tipo de seguro escolhido forSeguro de Vida. Caso contrário, o subformulário deve ser ocultado.
Nesses casos, o seguinte pode ser regras e ações de layout.
Como você pode ver, com base em valores de campos específicos, você pode fazer campos, seções e subformulários aparecerem ou desaparecerem e marcar campos como obrigatórios. Isso torna seu layout muito dinâmico.
Observação:
O campo definido como o campo primário para uma regra de layout pode ainda ser incluído nas ações "Mostrar campo" e "Definir campos obrigatórios". Por exemplo, se uma regra for baseada em um campo primário "Tipo de veículo", uma regra de layout recém-criada "Seguro de Veículo" pode mostrar ou definir o campo "Tipo de Veículo" como obrigatório durante a configuração.
Pontos para lembrar
Clique aquipara anotar as instâncias em que as atualizações de campo têm precedência sobre as regras de layout;
Atualmente, o campo Proprietário do [Registro] não pode ser escolhido como o campo principal que controla a regra de layout;
As regras de layout são aplicadas nas páginas Criar/editar e visualizar;
Regras de layout não podem ser usadas nos seguintes tipos de campo:
Número Automático;
Pesquisa;
Pesquisa de Seleção Múltipla;
Pesquisa de usuário;
Fórmula;
Carregar arquivo;
Multilinha;
As regras de layout não estão disponíveis para registros gerados por meio de importação, formulários da web, página de conversão de lead. No caso de criar ou editar registros via APIs, apenas a ação "Definir campo obrigatório" é suportada;
Ao escolher as ações do gatilho, a opção Mostrar Subformulário estará disponível somente se um subformulário estiver presente no layout escolhido;
Ao editar um campo primário usado em uma regra de layout, se houver campos obrigatórios associados à regra, esses campos obrigatórios serão capturados por meio de um prompt pop-up.
Por exemplo, digamos que você tenha uma regra de layout dizendo: "Se o valor for > 50.000 USD, torne o desconto obrigatório". Ao editar o campo Valor na página Detalhes do registro, o campo Desconto será solicitado por meio de uma janela pop-up.
Da mesma forma, os campos obrigatórios pelas regras de layout serão verificados conforme mencionado abaixo:
Se você configurou uma regra de layout com base em um estágio de negociação, ao editar o estágio na página Detalhes, Blueprint ou visualização de Pipeline, os campos obrigatórios pela regra de layout serão capturados por meio de uma janela pop-up;
Se você configurou uma regra de layout com base em Status da Tarefa - Exemplo, você determinou um campo Descrição quando uma Tarefa é Fechada. Nesse caso, quando você fecha uma tarefa na lista relacionada de atividades/exibição Kanban/página inicial ou exibição personalizada, o CRM verifica a regra de layout antes de fechar a tarefa e solicita os campos conforme exigido pela regra;
O suporte à regra de layout foi fornecido à visualização Kanban, portanto, arrastar e soltar avaliará a regra de layout;
As regras de layout também são efetivas na aprovação de registros.
As regras de layout não podem ser criadas com base em um campo de lista de opções de seleção múltipla como o campo principal.
Limites das regras de layout
Regras máximas permitidas - 10 por layout;
Máximo de condições pai permitidas - 25;
Máximo de condições de ramificação permitidas - 5 por condição principal;
Critérios máximos de condições de ramificação permitidos - 5 por condição de ramificação;
Ações máximas permitidas - 25 por condição de ramificação (O número total inclui todas as ações. Não há limites individuais por ação).
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