Regras de Layout no Zoho CRM - Conceito e benefícios

Regras de Layout no Zoho CRM - Conceito e benefícios

Layouts Condicionais ou Regras de Layout é um recurso que oferece uma interface para você gerenciar a dependência entre os campos em um layout sem problemas.

Ele não serve apenas para ajudá-lo a gerenciar seu layout para atender melhor aos seus requisitos de negócios, mas também garante um apelo visual, mantendo a desordem sob controle. 
  1. Imagine um agente de vendas lidando com os dados de um possível cliente interessado em comprar um espaço comercial de uma imobiliária, tendo que percorrer a seção de propriedades residenciais antes de atingir a parte desejada no layout;

  1. Ou um coordenador de recrutamento reunindo os detalhes de um aluno interessado em se candidatar a Ciências, tendo que procurar também nas áreas de Artes e Comércio.


Embora seja impossível para empresas/organizações/instituições eliminar esses campos em seus layouts, a presença de tudo junto apenas grita confusão. 

Por que os Layouts Condicionais são necessários?

É para evitar a confusão e facilitar a navegação pelos registros que os layouts condicionais existem. Portanto, ao criar uma regra, você estará determinando a necessidade de vários outros campos.

Por exemplo, o agente de vendas da imobiliária que mencionamos anteriormente examinará apenas os requisitos de propriedades comerciais. E o coordenador de recrutamento não terá que percorrer outros campos do curso em Comércio ou Artes enquanto gerencia os dados de um candidato a Ciências.
 
Isso não significa que eliminamos os outros campos ou seções. Na verdade, trouxemos layouts condicionais para ocultar/mostrar seções ou campos com base em um valor inserido em um campo anterior (como os dados de vendas, por exemplo, que geralmente são dependentes). Ao selecionar Propriedades Comerciais em 'Tipo de Propriedade' e Programas de Ciências em 'Bacharelado em', o agente da imobiliária e o recrutador da universidade verão apenas propriedades comerciais e campos de Ciências, respectivamente.

Como resultado, você pode tornar seus layouts dinâmicos - pois toda a estrutura de um layout muda com base nos valores de campo inseridos. Em outras palavras, você está controlando como um layout aparece com base em determinados valores de campo.

Para entender melhor o conceito, vejamos nossos exemplos (imóveis e universitários) antes e depois da aplicação de Layouts Condicionais:






1. Imóveis:

      a) Antes da aplicação do Layout Condicional;





      b) Após a aplicação do Layout Condicional.







2. Instituição de Ensino:

      a) Antes da aplicação do Layout Condicional;






      b) Após a aplicação do Layout Condicional;




É evidente, portanto, que a aplicação do Layout Condicional ajuda a tornar o layout mais adequado às necessidades do seu negócio.






Benefícios do layout condicional

Alguns dos benefícios comuns dos Layouts Condicionais incluem:
  1. Evitar confusão: ao limitar o número de campos ou seções que são exibidos em seu formulário ou layout, você poderá evitar confusão;

  1. Definir campos obrigatórios: você pode definir campos obrigatórios com base nos valores que você pode ter inserido em um campo anterior.
Antes de prosseguirmos para entender o conceito de Layouts Condicionais, vejamos um exemplo de configuração de campos obrigatórios com a ajuda desse recurso:

Uma das seções do formulário da Zylker University é a de Requisitos de Alergia. Isso abrange todos os aspectos, incluindo campos relacionados à saúde, como alergias alimentares, outras alergias, deficiência, etc. Agora, quando um recrutador seleciona Sim em "Alergias", a universidade exige que o campo "Tipo de alergia" seja obrigatório. Isso pode ser obtido aplicando Layouts Condicionais.

  1. Antes da aplicação do Layout Condicional;




      b. Depois de aplicar o layout condicional.




Layouts Condicionais - Conceito

Para entender melhor o conceito de Layouts Condicionais, vamos considerar um cenário.

A Seguradora Zylker oferece produtos de seguro automotivo, como seguro de automóveis e seguro de veículos comerciais.

Nesse caso, se a Zylker incluir todos esses detalhes em um único formulário/layout, haverá uma pequena dificuldade. Ou seja, quando um cliente precisa de uma apólice para um carro, o formulário também solicita desnecessariamente detalhes sobre veículos comerciais. Observe os detalhes na tabela abaixo:

Campo
Carro particular
Veículo comercial
Finalidade para qual veículo será utilizado
Natureza das mercadorias normalmente transportadas
Tipo de Permissão (Veículo de Transporte de Mercadorias)
Tipo de Permissão (Veículos de Transporte de Passageiros)
Descrição de Substâncias Perigosas


A tabela acima lista os campos que são obrigatórios para um Veículo Comercial, indicando que toda esta seção do formulário se torna desnecessária no momento em que o cliente escolhe "Carro Particular". Isso só causa confusão e desencoraja o candidato a preencher o formulário.

No entanto, quando os layouts condicionais são aplicados, podemos obter uma configuração dinâmica, em que, no caso da Seguradora Zylker, quando um cliente em potencial seleciona "Carro particular", apenas os detalhes do referido tipo aparecem e os detalhes do Veículo comercial permanecem ocultos e vice-versa. Dessa forma, você pode otimizar seus formulários.

Para entender como criar uma regra de layout, acesse aqui.




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