O que é um pipeline de vendas?
Um pipeline de vendas é uma representação visual do seu processo de vendas que mostra onde seus clientes potenciais estão no ciclo de compra, quantos negócios abertos você tem, quanto tempo um determinado negócio permaneceu em cada estágio e se você tem uma boa chance de fechar um negócio . Não é nada além de um método sistemático que se segue para navegar entre os vários estágios pelos quais uma perspectiva de vendas passa - de se tornar um lead a um cliente - e um pipeline de vendas ajuda a determinar exatamente onde estão suas oportunidades. Além disso, também descreve as ações que você precisa realizar para converter um prospect em um cliente.
Etapas de um pipeline de vendas
Para a coleta de leads até a qualificação, pode haver vários estágios de vendas, alguns estágios comuns são:
1. Prospecção
É o processo pelo qual as empresas atraem clientes em potencial para seu banco de dados de clientes na esperança de alimentá-los por meio de um processo de vendas e convertê-los em clientes. Eles, portanto, fazem um esforço para gerar interesse nas perspectivas para seus produtos e serviços. Existem várias fontes através das quais você pode gerar leads. Alguns deles incluem feiras, campanhas de e-mail, mídias sociais, formulários da web, etc.
2. Nutrindo e Qualificando
Depois de gerar clientes em potencial, você precisará garantir que eles sejam adequados para o seu negócio. Portanto, você precisará qualificá-los e gerenciá-los. Esta é uma etapa crucial em um processo de vendas, pois ajuda você a priorizar os leads promissores e mantê-los no topo da sua lista de tarefas.
3. Marque reuniões e defina as necessidades do cliente em potencial
Agora, para conhecer melhor seus prospects, ou seja, entender melhor suas necessidades, você precisa marcar uma reunião com eles. Depois de interagir com eles em várias ocasiões, você precisa adaptar sua proposta para atender às necessidades deles. Então, basicamente, é crucial que você articule como seus produtos ou serviços podem ajudar a resolver seus problemas.
4. Negociar e fechar negócio
Você fez o seu trabalho de entender as necessidades do seu cliente potencial e construiu um relacionamento sólido com eles. Enquanto alguns podem estar prontos para comprar seus produtos ou serviços, no caso de outros clientes em potencial, você pode ter que lidar com outras preocupações - todas as quais eventualmente ajudarão você a fornecer a seus clientes exatamente o que eles estão procurando. Após a finalização destes termos e condições, você estará em condições de fechar o negócio - com sucesso ou não.
Enquanto a maioria das empresas difere em termos de seu método de acompanhamento e estágios no pipeline de vendas. os estágios de nível superior continuam sendo os mesmos para todos.
Eles estão:
- Prospecção
- Qualificação
- Proposta
- Fechamento
Benefícios de um pipeline de vendas
1. Entenda melhor o processo de vendas
2. Estratégia de vendas mais eficiente
3. Uma melhor compreensão da posição de cada lead no funil de vendas
4. Menos tempo gasto no fechamento de negócios.
Gerencie seu pipeline de vendas com o Zoho CRM
Agora que você já entendeu o conceito de pipeline de vendas e suas etapas, imagine gerenciar o mesmo sem um processo central. Definir as etapas do pipeline de vendas e acompanhar o andamento do processo de vendas pode ser extremamente desafiador. Com a ajuda do Zoho CRM, você pode:
Definir etapas em um pipeline de vendas
É crucial definir os estágios do pipeline de vendas desde o início para ter um processo de vendas forte, pois os representantes de vendas da sua empresa saberão com antecedência o que se espera deles para liderar o pipeline de vendas e, finalmente, fechar o acordo. Isso pode ser feito personalizando/adicionando valores no campo de estágio no módulo Negócios no Zoho CRM. Por exemplo, imagine que você administra uma publicação de revista. Você não precisa de alguns dos valores padrão no campo de estágio, como Proposta de valor ou Proposta. Portanto, você pode personalizar ou excluir esses campos para atender às suas necessidades.
Acompanhe seus negócios
É crucial acompanhar seus negócios para ter uma ideia de todo o andamento de seu negócio e evitar mais erros e tomar melhores decisões em termos de seu caminho a seguir. Além disso, é crucial acompanhar todas as atualizações para evitar perder informações vitais.
a) A análise histórica o ajudará a evitar a repetição de erros que podem ter causado a perda de negócios no passado. Portanto, analisar seu histórico de estágio de vendas no Zoho CRM é crucial, pois fornecerá o número de potenciais em cada estágio por um período de tempo específico.
b) Outro método de acompanhamento do seu pipeline de vendas no Zoho CRM é criar relatórios e painéis . Você poderá acompanhar suas tendências de vendas, campanhas de marketing, desempenho da equipe, etc. com a ajuda desses relatórios.
c) Com vários negócios em seu software, tentar visualizar cada um deles para determinar seu status pode ser bastante desgastante. No entanto, no Zoho CRM, você pode visualizar seus negócios em uma única visualização com a ajuda da visualização kanban. Ele exibirá os dados de maneira organizada.
Identifique negócios prioritários para focar
a) Se você deseja localizar negócios prioritários (por exemplo, negócios que estão fechando este mês), você pode usar filtros avançados , que é uma ferramenta de pesquisa poderosa que pode ajudá-lo a extrair informações necessárias em nenhum Tempo. Nesse caso, portanto, você poderá localizar rapidamente os negócios que atendem aos seus critérios (negócios prioritários) e poderá acompanhá-los imediatamente.
b) Por outro lado, se você quiser que o sistema sugira negócios que você precisa priorizar, você pode usar o Zia , a ferramenta de inteligência de dados do Zoho CRM. Com base na tendência, ela irá prever para você os negócios com maior probabilidade de serem ganhos. Isso lhe dará uma melhor compreensão do que focar. Na verdade, ela criará uma visão - dividindo seus negócios naqueles que provavelmente serão ganhos, perdidos ou aqueles que podem ir para qualquer um dos lados. Isso ajudará você a mudar seu foco para os negócios que exigem sua atenção.
Pipeline de vendas para negócios
Em qualquer processo de vendas, um negócio precisa passar por várias etapas até ser fechado ou perdido. Para garantir que os negócios não fiquem estagnados no mesmo estágio desnecessariamente, a equipe de vendas precisa acompanhar de perto o pipeline de negócios. Nosso módulo de ofertas contém diferentes estágios, incluindo qualificação, proposta de valor, negociação e ganhos fechados que aparecem em um pipeline de negócios de vendas típico. Esses estágios estão disponíveis em um campo de lista de opções chamado Stage. Você pode adicionar quantos estágios desejar ao pipeline existente para refletir seu processo de vendas com precisão. Aqui estão algumas das maneiras pelas quais um representante de vendas pode se beneficiar de um pipeline de vendas:
- Visualize e acompanhe o progresso de um negócio em cada estágio
- Tome as ações necessárias com base no estágio do ciclo de compra
- Monitore quanto tempo um determinado negócio permaneceu em um estágio e tome medidas para evitar a estagnação
A necessidade de vários pipelines de vendas para negócios.
A Zylker Cars é uma concessionária de automóveis que possui diferentes processos de vendas para revenda de carros usados, venda de carros novos e prestação de serviços de manutenção de automóveis. Algumas das etapas básicas de vendas serão semelhantes nesses três processos, mas também haverá diferenças significativas. O fluxograma abaixo mostra as diferentes etapas do negócio para cada processo:
Novos carros
| Carros usados
| Solicitações de serviço
|
Requisitos de coleta
| Mostrar modelos disponíveis
| Solicitar análise
|
Test drives e seleção de carros
| Test drives e seleção de carros
| Processo de reparo (em andamento)
|
Cotação de preços
| Cotação de preços
| Verificação de qualidade e test drive
|
Negociação
| Negociação
| Geração de contas
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Fechado ganhou/perdeu
| Fechado ganhou/perdeu
| Solicitação de serviço/fechada
|