O GDPR define dados pessoais e todas as informações relacionadas a uma pessoa identificada ou identificável (ou seja, o titular dos dados). Há uma ampla variedade de dados pessoais que inclui e-mail, endereços, números de celular, localização de números de identificação, etc. No Zoho CRM, os campos com tais dados podem ser marcados como pessoais e categorizados como Normal ou Confidencial.
Enquanto o GDPR visa a proteger todos os dados pessoais, existe uma categoria interna especial que pode ser denominada como dados pessoais confidenciais. É preciso ter um cuidado extra ao lidar com dados confidenciais, pois podem incluir informações sobre saúde, registros médicos, detalhes financeiros, dados biométricos, informações religiosas ou quaisquer outros dados que identifiquem exclusivamente o titular dos dados.
No Zoho CRM, em Configurações > Usuários e Controle > Configurações de Conformidade > Preferências, você teria selecionado os módulos que continham informações pessoais do titular dos dados e que precisavam ser compatíveis com o GDPR. A opção Gerenciar Campos Pessoais estará disponível apenas nesses módulos, na seção Privacidade de Dados. Quando os campos forem marcados como pessoais, seus dados não serão transferidos ou compartilhados nas seguintes instâncias: exportação de dados, uso da API e integrações com outros serviços do Zoho (Social, CRM, Campaigns, etc.).
Gerenciamento de campos pessoais
É possível marcar campos como privados em dois lugares.
- Na página da lista Módulos.
- Ao editar um layout
Como gerenciar campos privados na página Módulos
- Clique em Configurações > Personalização > Módulos e Campos.
- Passe o ponteiro do mouse sobre o módulo que contém as informações pessoais dos titulares.
- Clique em Gerenciar Campos Pessoais, na lista de opções.
Essa opção estará disponível apenas nos módulos selecionados em Configurações > Usuários e Controle > Configurações de Conformidade > Preferências.
Configurando módulo privado
4. Na seção Campos Pessoais, clique em Marcar Campo Pessoal.
5. No pop-up, selecione um campo na lista suspensa.
Os campos de tipo Número Automático, Fórmula, Usuário e Pesquisa não podem ser marcados como privados e, portanto, não estarão disponíveis na lista suspensa.
6. Selecione
Normal ou Confidencial para especificar o tipo de dados que o campo contém.
7. Clique em Adicionar campo para marcar mais campos como privados.
É possível marcar até 30 campos pessoais por módulo.
8. Clique em Concluído.
Como gerenciar campos pessoais na página Layouts
- Clique em Configurações > Personalização > Módulos e Campos.
- Clique em um módulo que contenha informações pessoais dos titulares dos dados.
- Escolha um layout.
- Na página Editor de Layout, clique no ícone Mais para um campo que deseje marcar como pessoal.
Os campos de tipo Número Automático, Fórmula, Usuário e Pesquisa não podem ser marcados como privados. - Clique em Editar Propriedades.
- No pop-up Propriedades [do Campo], marque a caixa de seleção Contém Dados Pessoais.
- Selecione Normal ou Confidencial para especificar o tipo de dados.
- Clique em Concluído.
Configurando campos privados Clique em Salvar para salvar as alterações feitas no layout.
Exibição de campos privados as seção Privacidade de Dados
A seção Privacidade de Dados de um registro também contém detalhes sobre os campos pessoais. Ela lista o número de campos marcados como Confidencial e como Normal.
Como visualizar campos pessoais
- Clique em abrir registro de dados em sua conta CRM.
O registro pode estar em Leads, Contatos, Fornecedores ou qualquer outro módulo personalizado para o qual a conformidade com o GDPR esteja ativada. - Clique em Privacidade de Dados.
Na seção Dados Pessoais, o número de detalhes dos campos Confidencial e Normal está disponível. - Passe o cursor sobre o número para visualizar os campos com os valores do registro selecionado.
Visualizando campos privados