GDPR: Como proteger os dados dos seus clientes com Zoho CRM

GDPR: Como proteger os dados dos seus clientes com Zoho CRM

Nesta página, veremos quais são as novas regras do GDPR e como o Zoho CRM pode ajudá-lo a cumpri-las. Também ajudaremos você a entender como proteger os dados de seus clientes.

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) é um novo conjunto de regras projetadas para fornecer o controle sobre como seus dados pessoais podem ser usados por empresas em todo o mundo. Na sua essência, essas regras visam proteger os dados. Isso significa que as organizações precisam estar bem cientes do impacto que isso terá sobre indivíduos e empresas que lidam com dados pessoais de clientes. Também é preciso estar bem preparado para seguir requisitos consistentes de conformidade com a proteção de dados.

Primeiro, vamos nos familiarizar com controladores, processadores e titulares de dados. É essencial entender e identificar a diferença nos papéis de cada um.

  • Controlador de dados  - Alguém que controla a finalidade e os meios de processamento de dados pessoais. O controlador define como os dados devem ser utilizados e por que devem ser usados. Freqüentemente, os controladores de dados usam um serviço externo ou outra organização para processar os dados. É aqui que entram os processadores de dados. Nesse caso, o controle sobre os dados pessoais coletados permanece com o controlador de dados e não é repassado.
  • Processador de dados  - As organizações que processam dados pessoais em nome do controlador são conhecidas como processadores de dados. Eles não têm controle sobre o que é feito com os dados nem podem alterar o objetivo da coleta de dados. Os processadores obtêm direitos limitados para processar os dados de acordo com as instruções fornecidas pelo controlador.
  • Titular dos dados  - A pessoa cujas informações pessoais você coleta são os titulares dos dados. Em uma empresa, os titulares dos dados tendem a ser seus clientes e funcionários. Você coleta informações deles, como nome, endereço, número de telefone e endereço de email, para processá-los e contatá-los para negócios.



Zoho como Processador de Dados

Um processador de dados deve ter um sistema, ferramenta e método seguros para coletar e armazenar dados pessoais. O Zoho CRM está equipado para cumprir o GDPR como um processador de dados. Existem muitas opções no Zoho CRM projetadas para ajudá-lo a proteger os dados de seus clientes e atender aos padrões de segurança e privacidade estabelecidos no GDPR.

Segurança e privacidade de dados são dois termos diferentes que geralmente são usados de forma intercambiável. No entanto, eles têm significados específicos:
  • A privacidade de dados gira em torno da coleta e uso legais de dados pessoais.
  • A segurança dos dados está tendo as salvaguardas físicas, técnicas e administrativas em vigor para proteger os dados do seu cliente.

Como resultado, introduzimos no Zoho CRM opções que incluem:

  • Ajudá-lo a cumprir as regras de privacidade e
  • Fornecer uma plataforma segura para proteger os dados do seu cliente.
Disponibilidade
Permissão necessária
Usuários com a permissão Gerenciar configurações de conformidade em seus perfis podem visualizar os recursos disponíveis
em Configuração > Usuários e controle > Configurações de conformidade .



Por onde começar no Zoho CRM?

Etapa 1 - Ative as configurações de conformidade com GDPR para sua conta do Zoho CRM.

Para ativar a conformidade com GDPR, vá para  Configuração  >  Usuários e controle  >  Configurações de conformidade .


Usuários com a  permissão de perfil Gerenciar configurações de conformidade podem ativá-la.
Defina as permissões dos usuários Zoho CRMDefina as permissões dos usuários Zoho CRM
Ative as configurações de conformidadeAtive as configurações de conformidade
Depois de ativar a conformidade com o GDPR, é necessário selecionar os módulos que contêm as informações do titular dos dados e para os quais a conformidade com o GDPR é necessária. Juntamente com as seções Informações e Online , a seção Privacidade de dados estará disponível para os registros desses módulos e você poderá selecionar uma base legal para processar os dados.

Por padrão, todos os registros nos módulos selecionados terão a  Base de processamento de dados  definida como Não aplicável  quando você ativar a configuração de conformidade com GDPR em:

  Configuração  >  Usuários e controle  >  Configurações de conformidade .

Você pode alterar isso com base em seus critérios e casos de negócios e atualizar as bases legais para os registros. 


  1. Personalize o formulário de consentimento em  Configuração  >  Usuários e controle  >  Configurações de conformidade  >  Formulário de consentimento . 

  2. Inclua um link para o formulário em um modelo de email. Você pode usar esse modelo de email para enviar emails e atualizar os detalhes do consentimento dos clientes. Você também pode adicionar o link ao formulário enquanto compõe um email e enviá-lo aos destinatários. 

Etapa 4 - Veja o painel que lista as bases de processamento de dados para todos os registros.

Vá para  Configuração  >  Usuários e controle  >  Configurações de conformidade  >  Visão geral , para visualizar o painel que fornece os seguintes detalhes:

  • Número de registros que têm a base legal marcada como Não aplicável.
  • Número de registros que foram atualizados com uma das bases legais.
  • Gráfico que exibe o status de consentimento -  Pendente ,  Aguardando ,  Obtido .
O conteúdo aqui apresentado não deve ser interpretado como aconselhamento jurídico. Entre em contato com seu consultor jurídico para saber como o GDPR afeta sua organização e o que você precisa fazer para estar em conformidade com o GDPR.

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