Criando Orçamentos no Zoho CRM

Criando Orçamentos no Zoho CRM

No Zoho CRM, você pode armazenar detalhes do orçamento inserindo manualmente os dados no formulário de detalhes do orçamento.

Observação
  1. Alguns dos campos padrão podem não estar visíveis ou editáveis, dependendo do processo de negócios da sua organização;
  2. Caso deseje adicionar ou modificar campos, entre em contato com o administrador do sistema para obter mais detalhes sobre o uso de outros campos.

Crie orçamentos individualmente

Para criar orçamentos

      1. No módulo Orçamentos, clique em Criar orçamento;

      2. Na página Criar orçamento, insira os detalhes do orçamento;

      3. Na seção Itens cotados, insira os detalhes do produto;

      4. Em Nome do produto, procure o produto desejado e escolha-o no menu suspenso. A única maneira de adicionar produtos é escolhendo-os no menu suspenso, você não pode adicioná-los de outra forma. Além disso, os resultados da pesquisa são afetados por palavras separadas por um espaço. Por exemplo, digitar "P" exibirá "i pad", desde que o nome do produto esteja armazenado como "i pad" (como duas palavras). Se estiver armazenado como "ipad", digitar "p" não abrirá o produto. Para trazer isso, você deve digitar "i".





Para saber mais sobre um produto listado no menu suspenso, aponte o mouse para o  ícone Informações ao lado do produto;






      5. Informe a quantidade desejada para o produto escolhido;

      6. Adicione mais linhas de produtos conforme necessário clicando no botão Adicionar linhaObserve que você pode adicionar até 200 itens de linha em um orçamento;

      7. Depois de adicionar todas as linhas de produtos, clique em Adicionar produtos para adicioná-los ao orçamento. Todos os detalhes necessários para o item de linha escolhido (incluindo impostos, descontos no catálogo de preços e descrição do produto para o produto escolhido) serão preenchidos automaticamente.









Se você tiver mais de um item, basta arrastar e soltar os itens para reordenar as linhas de produtos. Para visualizar a Quantidade do Produto o Preço Unitário, aponte o mouse para o Nome do Produto. Para visualizar o Total após o Desconto, aponte o mouse para Desconto.




Se você deseja adicionar o preço de tabela de um catálogo de preços associado, clique no ícone Consultar Catálogo de Preços para navegar e selecionar o catálogo de preços desejado;






      8. Para editar os detalhes de um item de linha, clique no ícone Editar que aparece quando você aponta o mouse para um valor como imposto ou desconto. A edição de um valor altera quaisquer valores relacionados automaticamente.





Para exibir os detalhes de desconto e intervalo do catálogo de preços associado, aponte o mouse para o valor do desconto;






      9. Clique em Salvar.


Observação

  1. Adicione outros detalhes, como informações de cobrança, etc., personalizando a seção Detalhes do produtoConsulte Mais informação.

Para clonar orçamentos

      1. Na guia Orçamentos, clique em um orçamento específico que deseja clonar;
      2. Na página Detalhes do orçamento, clique no ícone de Mais  (  ) e clique em  Clonar;





      3. Na página Clonar Orçamento, modifique os detalhes necessários;

      4. Clique em Salvar.


Associar orçamentos a outros registros

Você pode criar uma visão de 360 graus do orçamento para exibir todos os detalhes associados, como ordens de venda, atividades em aberto e histórico das atividades concluídas.

  • Ordens de venda: para exibir ordens de venda associados a orçamentos;
  • Atividades abertas: para adicionar tarefas e eventos relacionados a orçamentos;
  • Atividades fechadas: para exibir as atividades concluídas;
  • Anexos: para anexar documentos;
  • E-mails: para visualizar mensagens de e-mail.





Converter orçamentos em ordens de venda ou fatura

  1. Clique na guia Orçamentos;
  2. Na página inicial de Orçamentos, selecione o orçamento desejado;
  3. Na página Detalhes do orçamentos, clique em Converter e selecione Ordem de venda / fatura.
    A página Detalhes do ordem de vendas/fatura será exibida.

Observação
  1. Caso você possua campos customizados em seu orçamento, deverá mapeá-lo com os campos customizados correspondentes na ordem de venda/fatura. O mapeamento deve ser feito antes de converter o orçamento.


Para mapear campos personalizados do módulo Orçamentos

      1. Clique no ícone de configurações (  ) e clique em Configuração > Personalização > Módulos;

      2. Passe o mouse sobre o módulo Orçamentos na lista de Módulos e clique no ícone de Mais  );

      3. Clique em Mapeamento de Conversão de Orçamentos;




      4. Na página Mapear campos para conversão de orçamentos, mapeie os campos personalizados em Orçamentos para os campos correspondentes em Ordens de vendas/Fatura;




      5. Clique em Salvar. Agora os campos personalizados em Orçamentos são mapeados com seus campos correspondentes em Ordens de venda/Fatura. Os valores serão convertidos de acordo na conversão de orçamentos.

Converter orçamentos em massa

A conversão em massa de orçamentos também é possível no módulo Orçamentos, selecionando vários registros da exibição de lista para converter.

Para converter orçamentos em massa
  1. Clique na guia Orçamentos;
  2. Na lista de orçamentos, selecione os que você deseja converter;
  3. Clique no ícone Mais Ações > Conversão em Massa;
  4. No pop-up Conversão em Massa, faça o seguinte:
  5. No campo Converter orçamento em, selecione  Ordem de venda ou Fatura;



  • Clique no link Alterar para selecionar um usuário como o proprietário dos ordens de venda ou faturas para as quais os orçamentos estão sendo convertidas. Por padrão, todos os ordens de venda ou faturas serão atribuídos aos usuários que possuem os respectivos orçamentos;
  • Clique em Sim para carregar tags associadas a orçamentos durante a conversão;
5. Clique em Converter.







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