O gerenciamento de fluxo de trabalho ajuda você a automatizar suas vendas, marketing e suporte. Você pode atribuir tarefas automaticamente aos usuários, com base nos critérios definidos nas regras e atualizar determinados campos.
A automação do fluxo de trabalho consiste nos seguintes componentes:
- Regras de fluxo de trabalho - Um conjunto de regras que são executadas quando as condições especificadas são atendidas;
- Notificações por e-mail - Notificações por e-mail automatizadas que são enviadas ao acionar uma regra de fluxo de trabalho;
- Tarefas - Tarefas atribuídas aos usuários quando as regras de fluxo de trabalho são acionadas;
- Atualizações de campo - Atualização automática dos valores de campos específicos quando as regras de fluxo de trabalho são acionadas;
- Webhooks - Comunica-se com aplicativos de terceiros enviando notificações instantâneas da Web (unidirecionais) sempre que um evento ocorre no Zoho CRM;
- Funções em fluxos de trabalho - Desenvolva um conjunto de scripts em deluge para receber resposta de outros aplicativos e atualizar os módulos do CRM quando os critérios de fluxo de trabalho forem atendidos.
As Regras de Fluxo de Trabalho só são efetivas se associadas a Notificações por Email, Tarefas e Atualizações de Campo. Quando uma regra é acionada, os alertas, tarefas e atualizações de campo associados à regra também serão disparados. Por exemplo, para enviar notificações por e-mail aos destinatários, você deve sempre associar um alerta à regra. Você também pode associar tarefas de fluxo de trabalho a uma regra para atribuir trabalho aos usuários.
Um exemplo da regra de fluxo de trabalho no Zoho CRM é a regra Big Deal Alert. Essa regra é executada quando o Valor de Vendas e a probabilidade de ganhar a oportunidade de negócio cruzam um valor significativo. Quando essa regra é acionada, a notificação é enviada ao gerenciamento e a outros colegas da sua equipe de vendas. Você pode editar essa regra e seus critérios para definir seu próprio alerta de grande negócio.
Benefícios
- Melhora a eficiência eliminando o trabalho manual de atribuição de tarefas;
- Reduz os custos operacionais;
- Melhora os processos de negócios por meio de métodos de trabalho padronizados.