Automatize seu processo de negócios no Zoho CRM

Automatize seu processo de negócios no Zoho CRM

O Zoho CRM oferece várias ferramentas para automatizar ações repetitivas no processo de negócios e ajudá-lo a concluir tarefas de maneira rápida e eficaz: regra de atribuição, fluxos de trabalho, blueprint, processo de aprovação, agendas, ações, regras de escalação de casos e regras de pontuação.

Usar as ferramentas certas para a finalidade correta é a chave para o uso eficaz da automação no Zoho CRM. As seguintes ferramentas ajudarão você a configurar seu CRM da maneira que desejar:



Regras de atribuição

As regras de atribuição permitem atribuir registros a um usuário automaticamente. Digamos que você possua 2.500 Leads para importar e deseja atribuí-los a  um usuário em sua conta do CRM. Você pode fazer isso facilmente usando regras de atribuição.

Regras de atribuição no Zoho CRMRegras de atribuição no Zoho CRM

Processo de aprovação

Alguns processos de negócios exigem a aprovação dos superiores antes que a ação possa ser realizada. Obter a aprovação manualmente pode levar muito tempo. O Zoho CRM facilita as coisas para você, automatizando esse processo.

Vamos dar um exemplo simples: os desenvolvedores da Zylker precisam obter a aprovação do gerente antes de atualizar um dispositivo ou adquirir um novo. Enviar esta solicitação por e-mail pode ser arriscado, pois é fácil para o gerente perdê-la na caixa de entrada. Para evitar essa situação, crie um processo de aprovação, que permita ao gerente aprovar a solicitação com um simples clique.



Regras de fluxo de trabalho

Em qualquer processo de negócios, determinadas ações, como acompanhar um cliente, atualizar o status do Lead depois que um Lead é contatado e adicionar tarefas para um Lead, são realizadas regularmente e levam muito tempo. Você pode usar regras de fluxo de trabalho para automatizar esses processos e minimizar o trabalho manual.

Vamos analisar o seguinte cenário:
Quando os Leads de alta prioridade são capturados no Zoho CRM, o Proprietário do Lead deseja executar as seguintes ações:

  • Enviar notificação por email ao gerente relevante
  • Atualize o  campo Status do  Lead para  Contactado

Esse processo pode não demorar muito para um pequeno número de Leads de alta prioridade, mas quanto mais Leads houver, mais trabalho será necessário.

Veja como as regras do fluxo de trabalho podem resolver o problema.

Crie uma regra de fluxo de trabalho no Zoho CRM para que, quando um Lead for criado e marcado como  Alta Prioridade , o gerente associado seja notificado imediatamente e o campo de status seja atualizado para  Contato . Isso acontecerá automaticamente sempre que um Lead de alta prioridade for adicionado à conta.




Regras de fluxo de trabalho no Zoho CRMRegras de fluxo de trabalho no Zoho CRM

Blueprint

Um modelo é uma representação visual funcional de todos os elementos que são cruciais para um processo de vendas bem-sucedido. Projetar um projeto para o seu processo é como planejar a rota mais eficiente antes de iniciar uma jornada: ajuda a manter o caminho para seus objetivos.

Vejamos a nutrição de LeadsVocê precisa primeiro reunir detalhes sobre um Lead para adicioná-lo à sua conta e estabelecer contato. Quando você tenta estabelecer contato, seu Lead pode não atender sua chamada; nesse caso, você precisaria tentar novamente no dia seguinte. Depois de estabelecer com sucesso a comunicação com seu Lead, os possíveis resultados podem ser:

  • A liderança não está interessada
  • É uma liderança inútil
  • O Lead é legítimo e você pode começar a se envolver

É importante determinar qual delas se aplica ao Lead, para que você possa identificar quais Leads valem a pena ser perseguidos e como acompanhar. A categorização do Lead no CRM garante que o nível correto de atenção seja dado ao Lead e que o representante de vendas entenda as próximas etapas a serem seguidas.




Horários

Os agendamentos permitem configurar ações automatizadas a serem executadas instantaneamente ou em um horário especificado. Você também pode optar por executar esses agendamentos diariamente, semanalmente ou mensalmente. Os agendamentos também permitem integrar e sincronizar dados com aplicativos de terceiros.

Ações

Várias ações no seu processo de vendas podem ser automatizadas com a ajuda de ações. O Zoho CRM permite executar cinco ações diferentes. Eles são os seguintes:

Notificações por email

Crie notificações por email para serem enviadas aos seus Leads ou contatos. Quando as notificações por email são associadas a uma regra de fluxo de trabalho, elas são acionadas automaticamente.

Por exemplo, você pode enviar um email de boas-vindas quando um Lead for adicionado à sua conta do CRM.

Tarefas

Crie tarefas para usuários na sua conta do CRM. Por exemplo, se você deseja atribuir tarefas a um usuário depois que um Lead é adicionado à sua conta do CRM, é possível criar a tarefa e associá-la à regra do fluxo de trabalho para que seja atribuída automaticamente.

Atualizações de campo

Atualize os campos do CRM com os valores apropriados. Por exemplo, se você deseja atualizar o campo de status do Lead para Contato após a conclusão de uma tarefa, é possível criar uma ação de atualização de campo e associá-la a uma regra de fluxo de trabalho.

Webhooks

Envie notificações da Web para um aplicativo de terceiros quando certos eventos ocorrerem na sua conta do CRM.


Funções personalizadas 

Permite executar scripts de programação personalizados para atualizar registros no CRM ou em um aplicativo de terceiros.


Regras de escalonamento de caso

Algumas tarefas podem não ser executadas pela pessoa a quem foram designadas, por vários motivos. Você pode configurar regras de encaminhamento de caso, que encaminham a tarefa para o próximo membro da hierarquia organizacional, para garantir que a tarefa ainda seja concluída no prazo.

Regras de pontuação

As regras de pontuação ajudam a identificar os registros nos quais vale a pena gastar seu tempo, para que você possa se concentrar nos registros que requerem sua atenção. Você também pode determinar ações apropriadas para registros que não estão progredindo no seu pipeline de vendas.





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