O Zoho CRM oferece várias ferramentas para automatizar ações repetitivas no processo de negócios e ajudá-lo a concluir tarefas de maneira rápida e eficaz: regra de atribuição, fluxos de trabalho, blueprint, processo de aprovação, agendas, ações, regras de escalação de casos e regras de pontuação.
Usar as ferramentas certas para a finalidade correta é a chave para o uso eficaz da automação no Zoho CRM. As seguintes ferramentas ajudarão você a configurar seu CRM da maneira que desejar:
Alguns processos de negócios exigem a aprovação dos superiores antes que a ação possa ser realizada. Obter a aprovação manualmente pode levar muito tempo. O Zoho CRM facilita as coisas para você, automatizando esse processo.
Vamos dar um exemplo simples: os desenvolvedores da Zylker precisam obter a aprovação do gerente antes de atualizar um dispositivo ou adquirir um novo. Enviar esta solicitação por e-mail pode ser arriscado, pois é fácil para o gerente perdê-la na caixa de entrada. Para evitar essa situação, crie um processo de aprovação, que permita ao gerente aprovar a solicitação com um simples clique.
Em qualquer processo de negócios, determinadas ações, como acompanhar um cliente, atualizar o status do Lead depois que um Lead é contatado e adicionar tarefas para um Lead, são realizadas regularmente e levam muito tempo. Você pode usar regras de fluxo de trabalho para automatizar esses processos e minimizar o trabalho manual.
Vamos analisar o seguinte cenário:
Quando os Leads de alta prioridade são capturados no Zoho CRM, o Proprietário do Lead deseja executar as seguintes ações:
Esse processo pode não demorar muito para um pequeno número de Leads de alta prioridade, mas quanto mais Leads houver, mais trabalho será necessário.
Veja como as regras do fluxo de trabalho podem resolver o problema.
Um modelo é uma representação visual funcional de todos os elementos que são cruciais para um processo de vendas bem-sucedido. Projetar um projeto para o seu processo é como planejar a rota mais eficiente antes de iniciar uma jornada: ajuda a manter o caminho para seus objetivos.
Vejamos a nutrição de Leads. Você precisa primeiro reunir detalhes sobre um Lead para adicioná-lo à sua conta e estabelecer contato. Quando você tenta estabelecer contato, seu Lead pode não atender sua chamada; nesse caso, você precisaria tentar novamente no dia seguinte. Depois de estabelecer com sucesso a comunicação com seu Lead, os possíveis resultados podem ser:
É importante determinar qual delas se aplica ao Lead, para que você possa identificar quais Leads valem a pena ser perseguidos e como acompanhar. A categorização do Lead no CRM garante que o nível correto de atenção seja dado ao Lead e que o representante de vendas entenda as próximas etapas a serem seguidas.
Os agendamentos permitem configurar ações automatizadas a serem executadas instantaneamente ou em um horário especificado. Você também pode optar por executar esses agendamentos diariamente, semanalmente ou mensalmente. Os agendamentos também permitem integrar e sincronizar dados com aplicativos de terceiros.
Várias ações no seu processo de vendas podem ser automatizadas com a ajuda de ações. O Zoho CRM permite executar cinco ações diferentes. Eles são os seguintes:
Algumas tarefas podem não ser executadas pela pessoa a quem foram designadas, por vários motivos. Você pode configurar regras de encaminhamento de caso, que encaminham a tarefa para o próximo membro da hierarquia organizacional, para garantir que a tarefa ainda seja concluída no prazo.
As regras de pontuação ajudam a identificar os registros nos quais vale a pena gastar seu tempo, para que você possa se concentrar nos registros que requerem sua atenção. Você também pode determinar ações apropriadas para registros que não estão progredindo no seu pipeline de vendas.