Como associar funções do Zoho CRM

Como associar funções do Zoho CRM

As funções do Zoho ajudam você a atualizar os dados em módulos de CRM relacionados ou aplicativos de terceiros executando scripts. Quando um registro corresponde aos critérios de fluxo de trabalho, o mecanismo de fluxo de trabalho aciona automaticamente a função e atualiza os registros do CRM. Com o Functions, você pode programar scripts usando o Deluge Script (desenvolvido pelo Zoho Creator), associá-los a regras de fluxo de trabalho e automatizar o processo de negócios. 

Cenários de negócios

  1. Acumular o valor de cada negócio (o status é fechado ganho) para a Receita Total (campo personalizado) para a Conta relacionada. Se o cliente fizer 10 pagamentos, você poderá exibir a receita total da página Conta, em vez de criar um relatório. Com base na receita total gerada pelo cliente, você pode classificá-los como clientes do tipo A, tipo B, tipo C;
  2. Crie um projeto no Zoho Projects ou em qualquer aplicativo de gerenciamento de projetos de terceiros quando o negócio for ganho e fechado no CRM. Além disso, exiba o link do projeto em um registro de Conta ou Negócio para monitorar o progresso do projeto;
  3. Atualize automaticamente as informações de endereço dos contatos com base no endereço de correspondência da conta pai;
  4. Quando o status do negócio for "fechado ganho", envie o negócio, o contato relacionado e os detalhes da conta para o Zoho Books ou qualquer software de contabilidade da 3ª parte. Depois que o status da fatura for alterado para "pago" no software de contabilidade, atualize instantaneamente o registro de Negócio no CRM.

Público-alvo

  1. Administradores do CRM que configuram regras de fluxo de trabalho para usuários;
  2. Programadores com habilidades em API REST e Deluge Script.
Disponibilidade
Permissão necessária
Os usuários com permissão Gerenciar automação em seu perfil podem acessar esse recurso.





Configurar funções

Você pode configurar o Functions em três etapas:
  1. Crie uma função;
  2. Associar função a uma regra de fluxo de trabalho;
  3. Integração de funções de teste.

Para criar uma função

  1. Vá para Configuração > Automação > Ação > Função;
  2. Na página Funções, clique em Configurar Função;
  3. Na página Configurar função personalizada, selecione uma função da Galeria, função existente ou escreva uma nova usando o Script de Deluge;

    Custom Function

  4. Clique em Salvar.

Para associar a função a uma regra de fluxo de trabalho

  1. Vá para Configuração Automação > Automação de Workflow Regras;
  2. Na página Regras de Workflow, clique em Criar Regra;
  3. Na guia Criar Nova Regra, especifique os parâmetros da regra de fluxo de trabalho;
  4. Selecione a função, em Ações Instantâneas;
  5. Agora selecione a função a ser acionada;
  6. Clique em Salvar

    Custom Function

Para testar a integração de funções

  1. Adicione dados de teste no Zoho CRM de acordo com seus critérios de regra de fluxo de trabalho;
  2. Verifique os dados recebidos do Zoho CRM via função, em seu aplicativo;
  3. Modifique seu código de função no Zoho CRM, se os dados não forem recebidos ou se houver uma incompatibilidade de dados;
  4. Continue esse teste até obter os dados necessários do Zoho CRM para seu aplicativo.

Observações importantes

  1. Você pode associar até 6 (1 Ação Instantânea e 5 Ações Baseadas em Tempo) Funções por regra de fluxo de trabalho;
  2. Você pode executar apenas 5000 linhas (Instruções) em uma única chamada de função;
  3. Você pode transferir dados para um máximo de 10 campos do CRM do Zoho CRM para aplicativos de terceiros usando a função;
  4. Se você usar a função para atualizar qualquer campo do CRM, depois de salvar o registro, o valor do campo atualizado aparecerá na página de detalhes do registro sem precisar recarregar a página.
    Por exemplo, se uma função estiver configurada para atualizar o valor da classificação de leads por meio da ferramenta de Enriquecimento de Dados, depois de salvar um registro, o campo será atualizado automaticamente. Ele será destacado para facilitar a identificação. (Observe que o pop-up será exibido apenas uma vez);


  5. Você pode recuperar dados de outros aplicativos para o Zoho CRM usando funções;
  6. Você deve atualizar o tíquete de API regularmente de acordo com os limites em aplicativos de terceiros;
  7. Você não receberá nenhuma notificação por e-mail, se a integração de funções parou de funcionar devido a qualquer problema em uma API de terceiros;
  8. Se houver alguma falha durante a conexão com o serviço Zoho Creator, a função enviará a segunda notificação após 15 minutos. Depois disso, o sistema não enviará nenhuma notificação para esse gatilho de fluxo de trabalho específico. Os erros retornados do Zoho Creator são mostrados na seção Motivo das falhas;
  9. Se você exceder a contagem máxima por dia, o sistema não enviará notificações de função restantes para aplicativos de terceiros e notificará a falha ao Administrador;
  10. O Zoho CRM enviará os dados no seguinte formato padrão para os campos Data Data e Hora para aplicativos de terceiros:
    1. Data: aaaa-MM-dd;
    2. Data Hora: aaaa-MM-dd hh:mm;
  11. Limites para funções:
    1. Chamadas mínimas por dia: 20.000 + 500 chamadas por licença de usuário para a licença org. Máximo de chamadas por dia: 100.000, o que for menor.
      Por exemplo, se você tiver 55 usuários em sua organização, terá um máximo de (55 x 500 + 20.000) = 47500 chamadas por dia;
    2. Tarefas de integração - 25000 chamadas da API Zoho/dia usando Deluge;
    3. Obter dados e dados de postagem - 25000 chamadas/dia (totalmente);
    4. Enviar e-mail - 1000 e-mails/dia.





Cenário de negócios

Acumular o valor do negócio para a conta principal

Valor acumulado de cada negócio (o status é fechado ganho) para a Receita Total (campo personalizado) para a Conta relacionada. Se o cliente comprar 10 vezes, você poderá ver a receita total da página Conta, em vez de extrair um relatório. Com base na Receita do cliente, mais tarde você pode classificá-los como clientes do tipo A, tipo B ou tipo C.

Para configurar essa função, execute estas etapas:

  1. Faça login no Zoho CRM;
  2. Abra a Configuração > Automação > Automação de Workflow > Criar uma regra de workflow para o módulo Negócios;
  3. Clique em Avançar;

    Custom Function

  4. Escolha quando você deseja executar essa regra. Agora selecione a opção Criar ou Editar em executar com base em uma ação de registro;

    Custom Function

  5. Clique em Concluído;
  6. Escolha para quais registros você deseja executar a regra. Selecione Registros Correspondentes à opção de condição e defina os critérios como "Estágio contém vitória fechada";

    Custom Function

  7. Clique em Concluído;
  8. Agora escolha a função como Ação instantânea;

    Custom Function






  1. No pop-up Configurar função, clique no link Galeria;


  2. Na página Galeria, clique em Configurar para a função Valor do Negócio Acumulado para Conta;


  3. Especifique valores para os argumentos conforme mencionado abaixo:
    1. ID da conta: Escolha a coluna "AccountId" na lista de campos;
    2. SumUpField: Especifique o campo que você tem no módulo de contas para a soma;
    3. Clique no link "Especificar valor personalizado" e digite o nome do campo;


  4. Salve a configuração. Isso agora atualizará automaticamente a soma da receita gerada por todos os negócios de uma conta no módulo de conta.

Consultar códigos de erro

Quando a execução da função falhar, uma das seguintes mensagens de erro será exibida no Zoho CRM:

Códigos de status HTTP

  1. 400 Solicitação incorreta - Muitas vezes faltando um parâmetro necessário;
  2. 401 Não autorizado - Nenhuma chave de API válida fornecida;
  3. 402 Falha na solicitação - Os parâmetros eram válidos, mas a solicitação falhou;
  4. 404 Não encontrado - O item solicitado não existe;
  5. Erros de servidor 500, 502, 503, 504 - Erro no aplicativo de terceiros;
  6. Código de erro 1 - Temporariamente não é possível se conectar ao servidor de API. Verifique os logs do servidor API, as configurações de firewalls para solicitações enviadas do CRM.

Erros personalizados

  1. Falha no processo interno - Quando a função não é executada devido a erros no processamento do script;
  2. Limite de dia atingido - Quando a empresa atingiu o limite máximo para o dia;
  3. Script de Deluge - Quando a execução de gatilhos de fluxo de trabalho falha devido a erros no Script de Deluge.

Exibir gráfico de uso de funções

O Zoho CRM fornece gráficos que mostram as estatísticas de uso diário ou semanal do Functions em vários recursos. Você pode exibir o uso do alerta em Configurações > Configurar > Automações > Ações > Funções.

O link Mais informações fornece informações detalhadas sobre as estatísticas de uso. Por favor, note que o gráfico cobrirá as estatísticas de uso dos últimos 7 dias.






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