Aumente suas vendas utilizando Inteligência Artificial no Zoho CRM - Zia

Aumente suas vendas utilizando Inteligência Artificial no Zoho CRM (Zia)

O construtor de previsão de campo da Zia é um kit de ferramentas para administradores de CRM criarem previsões personalizadas em seus negócios. Este construtor simples e intuitivo pode prever rapidamente resultados prováveis para módulos padrão e personalizados.

O que você pode prever?

Você pode usar o criador de previsões da Zia para prever o crescimento por ano, custos, impostos, gastos salariais, probabilidade de ganhar ou perder um negócio, probabilidade de um usuário comprar um produto e muito mais.

Permissão de perfil para configurar o Zia Prediction Builder

Existem dois tipos de permissões para o criador de previsões: Gerenciar configuração e Exibir resultados. Essas permissões podem ser habilitadas para outros usuários pelos administradores do CRM.   
  1. Gerenciar configuração: somente quem tem a configuração de gerenciamento habilitada para seu perfil pode criar, editar, visualizar, habilitar, desabilitar ou deletar uma regra;
  2. Exibir resultados: os usuários com essa permissão podem apenas visualizar os resultados da previsão. 
Observação:
Por padrão, os resultados de exibição serão ativados para os perfis quando a permissão de previsão for ativada. Gerenciar configuração deve ser habilitado manualmente. 

Para ativar a permissão de perfil
  1. Vá para Configuração > Usuários e Controle > Controle de Segurança;
  2. Selecione um perfil;
  3. Vá para Permissões de configuração > clique em Zia > alterne Previsão;
  4. Marque Gerenciar configuração ou Exibir resultado. 





Cenário de negócios

Prevendo a probabilidade de compra de seguros: a Zylker oferece soluções de seguros a preços competitivos para clientes locais e internacionais. Sua base de clientes é composta por pequenas e médias empresas de diferentes setores. Como os requisitos de cada cliente são diferentes, os representantes da Zylker são incentivados a conversar pessoalmente, visitar os escritórios dos clientes, compartilhar novas políticas e planos, e realizar pesquisas para saber mais sobre suas necessidades. Para que a empresa alcance seu potencial, eles querem ser capazes de prever: 

  • Os diferentes tipos de seguro que um determinado cliente provavelmente comprará;
  • A probabilidade de uma determinada apólice de seguro ser comprada por um cliente específico;
  • A receita média gerada por diferentes clientes com base no tipo de seguro que eles compram;
  • Quaisquer variações no crescimento ano a ano.

Essas previsões podem ajudá-los a fazer ofertas melhores para seus clientes, modificar estratégias de vendas e marketing existentes e ajustar os processos atuais para aumentar o rendimento geral. 

Prevendo a probabilidade de conversão de leads e fechamento de negócios: a equipe de vendas deseja estimar o número de produtos recém-lançados que serão vendidos até o final do trimestre. Antes de decidir o orçamento de marketing para o produto, eles gostariam de saber a probabilidade de compra. Eles querem prever: 
  1. O número de leads que serão convertidos;
  2. O número de negócios que serão fechados ganhos ou fechados perdidos;
  3. A hora aproximada do fechamento do negócio.                                                                                                                                                                                                                                                      




Especificações do Zia Prediction Builder

Tipos de dados compatíveis

Antes de começar a construir um modelo de previsão, você precisa especificar exatamente o que deseja prever. Isso é importante para determinar se é algo em que a Zia pode ajudá-lo ou não. Aqui está a lista de tipos de dados que são suportados pelo construtor de previsão Zia:

  • Data/hora;
  • Data;
  • Percentagem;
  • Decimal;
  • Número;
  • Moeda;
  • Booleano / Caixa de seleção;
  • Lista de seleção única.
Se seus dados não estiverem em um dos formatos acima, a Zia não poderá fazer uma previsão. Pode ser necessário adicionar um campo personalizado para armazenar seus dados no formato correto. 

Módulos suportados

O criador de previsões é compatível com módulos padrão e personalizados.

Limite de dados

O algoritmo de previsão só funcionará se você tiver pelo menos 200 registros que correspondam aos critérios que você usou para treinar Zia.

Pontos a considerar
  1. Use um nome exclusivo para cada previsão para facilitar a identificação. O nome que você escolher será usado como um rótulo de campo para representar a saída de previsão no módulo. O nome da configuração não pode ser editado depois que a previsão é salva;
  2. Se você estiver prevendo dados para um campo de lista de opções, cada valor deverá ter pelo menos 75 registros para que o modelo de previsão funcione com precisão. Se um dos valores da lista de opções tiver mais registros do que outros, haverá chances de obter um resultado distorcido porque os dados serão tendenciosos em relação a um tipo de valor. A Zia pode fazer previsões para um máximo de 10 valores de lista de opções;
  3. Se todos os registros existentes tiverem o mesmo valor para um campo numérico, a Zia não poderá fazer previsões. Por exemplo, se um campo personalizado - "número de filhos" tiver 2 como valor para a maioria dos registros, a Zia não terá nenhum dado para fazer comparações e não poderá fazer uma previsão;
  4. Se você fizer uma previsão com base no tempo, a Zia considerará campos como hora de criação a como pontos de referência para calcular pontos de tempo futuros;
  5. Não é possível fazer previsões para campos gerados por integração. Esses campos serão, no entanto, considerados como fatores contribuintes para fazer previsões;
  6. A Zia levará 24 horas a partir do momento da configuração para fazer previsões. O agendador seguirá o fuso horário da organização;
  7. O modelo será treinado novamente uma vez a cada quinzena. 

Quando usar qual tipo de campo

Você pode planejar e modificar (se necessário) seus tipos de dados no Zoho CRM com base nas informações que deseja prever:

  • Se você deseja prever salário, crescimento ou receita esperados, número de negócios fechados por um representante ou valor de reivindicação de seguro, precisará ter esses dados em campos numéricos ou monetários;
  • Se você quiser prever se um cliente comprará um produto, a probabilidade de fechar um negócio ou se uma assinatura será renovada, os dados precisarão estar em um campo de lista de opções;
  • Se você deseja fazer previsões com base no tempo, como quando um negócio será fechado ou um produto entregue, é provável que as reivindicações de seguro do mês provável sejam feitas, os dados precisarão estar em um campo de data/hora;
  • Se você quiser prever a probabilidade de dados binários verdadeiro/falso ou sim/não (esses valores podem estar na lista de opções ou nos campos da caixa de seleção), o resultado da previsão será representado em termos de uma porcentagem variando entre 0 e 100.

Onde você pode ver o resultado da previsão?

O resultado da previsão será exibido em um campo personalizado que será criado automaticamente no registro assim que você configurar uma previsão. O nome do campo será o mesmo que o nome da previsão. Portanto, é recomendável usar nomes exclusivos relacionados ao valor de previsão e que sejam facilmente compreensíveis em sua organização.

Na imagem a seguir, você pode ver que o resultado da previsão é Seguro Saúde e há 80% de chance de a previsão ser verdadeira. Ao clicar em Saiba Mais você pode ver a lista de campos que contribuem positiva e negativamente para esta previsão.





Observação

Por padrão, o termo "previsão" será adicionado ao campo personalizado, portanto, recomendamos não inserir o termo "previsão" no nome da previsão. 



Projetando o modelo de previsão

Depois de decidir o que deseja prever, o campo que representa o valor e o módulo que contém o campo, você está pronto para construir o modelo de previsão.

Componentes de um criador de previsões

O construtor de previsão Zia consiste nos seguintes componentes:

  1. Nome da previsão: insira um nome exclusivo para o criador de previsões para facilitar a identificação em sua organização. O nome inserido aqui será usado como um rótulo de campo para os resultados da previsão;
  2. Módulo de Origem: escolha o módulo que contém o campo que você deseja prever. Pode ser um módulo padrão ou personalizado;
  3. O que você deseja prever?: selecione o campo que contém as informações relevantes para o que você deseja que a Zia preveja. Se o Zylker quiser prever a probabilidade de compra de seguro-saúde por empresas de TI, ele selecionará o campo da lista de opções chamado "Tipo de seguro";
  4. Selecione o valor de origem manualmente: este campo será exibido apenas se um campo de lista de opções for selecionado para a previsão. Você pode alterná-lo se quiser que o Zia preveja um resultado apenas para valores selecionados. Se a Zylker quiser prever a probabilidade de compra de um seguro de saúde, selecionaremos o valor da lista de opções "Saúde". 
    Você pode selecionar vários valores de lista de opções em um valor de origem, por exemplo, "saúde" e "acidente pessoal". Nesse caso, a Zia criará uma predição para os valores selecionados.       


                                                             


  • Definir valores negativos: os valores não relacionados aos dados que você deseja prever são os valores negativos. Ao definir esses valores, você definirá um limite para quais dados são relevantes para a Zia. Em nosso exemplo, você pode selecionar o seguro "automóvel" como um valor negativo.
A opção de selecionar um valor negativo será exibida somente se você tiver selecionado um valor no campo de origem. Se você selecionar pelo menos dois valores no campo de origem, o Zia não solicitará que você defina um valor negativo.
  • Quais registros a Zia deve considerar como dados de aprendizado: se você deseja prever um campo de lista de opções, não é obrigatório definir os dados de aprendizado. Por padrão, a Zia levará em consideração todos os registros existentes para fazer uma previsão - você deve ter pelo menos 200 registros com dados relacionados ao que deseja prever. No entanto, você pode distinguir os registros que possuem os valores corretos selecionando-os especificamente.

    Por exemplo, se o histórico médico da família, renda anual, outro seguro médico, estado civil ou idade tiverem valores que ajudarão Zia a fazer a previsão, você poderá selecionar esses campos como dados de aprendizado. 
Observação

É obrigatório selecionar os dados de aprendizado para os campos de número, data/hora e booleanos. 

Criando um modelo de previsão

Você pode criar um modelo de previsão para módulos padrão e personalizados.

Para criar um modelo de previsão

  1. Vá para Configuração > Configurações Gerais > Zia;
  2. Na guia Previsões, clique em Nova previsão;
  3. Insira o Nome da Previsão [Opting for health insurance] e selecione um módulo na lista suspensa [por exemplo, Insurances];
  4. Em O que você quer prever? selecione o campo apropriado na lista suspensa;
  5. Alterne Selecionar valor de origem manualmente para especificar os campos;
  6. Escolha o(s) campo(s) [Saúde].
    Somente se você selecionar um campo de lista de opções para previsão e escolher um único valor de origem, deverá mencionar o valor negativo também [Automóvel];
  7. Clique em Todos os registros [Seguros] ou Registros específicos [O setor é TI] na lista suspensa;
  8. Em Quais registros a Zia deve usar para aprender?, selecione os campos e os valores a serem usados para a previsão [estado civil, histórico médico familiar, renda etc.];
  9. Clique em Salvar;
  10. No pop-up Atenção de criação de campo personalizado, clique em Sim, Criar.

Página de detalhes da previsão

A página de detalhes da previsão exibe o resumo da configuração. Ele ajuda você a entender o desempenho do modelo e oferece uma visão geral da pontuação de aprendizado da Zia e outros detalhes relacionados à configuração. 
 
Os detalhes da previsão exibidos são:
  1. Resumo;
  2. Campo customizado;
  3. Precisão do modelo;
  4. Precisão da previsão;
  5. Fatores contribuintes;
  6. Informações adicionais;
  7. Aguardando dados.





Resumo

Exibe os seguintes detalhes de configuração:
  1. O módulo para o qual a predição está configurada;
  2. O campo que foi previsto;
  3. Recordes que serão previstos. Se a previsão for configurada para registros específicos, os critérios serão mostrados. 
Por exemplo, a imagem abaixo mostra que o status do cliente em potencial será previsto apenas para os registros criados entre julho e outubro.   





 Campo customizado

O campo definido pelo sistema criado na configuração de uma previsão será exibido. Este campo é criado para exibir o status de previsão e a pontuação de cada registro. Você pode ver o nome do campo e o layout no qual ele foi criado.  




Precisão do modelo

O antigo componente Learning Pattern Score foi renomeado para Precisão do modelo.
A precisão do aprendizado de Zia é medida na forma de pontuação. Essa pontuação é gerada com base nos dados presentes nos registros para os quais a previsão foi configurada. Quanto maior a pontuação, melhor é a precisão da previsão. 

O aprendizado de Zia é um processo contínuo que acontece quinzenalmente automaticamente. O sistema aprende e ajusta a pontuação de acordo com os dados atuais, ou seja, se um registro for atualizado, a Zia levará isso em consideração e aprenderá com ele para fornecer a previsão mais precisa.
 
A próxima data em que o Zia se atualizará sempre é exibida junto com a pontuação atual.

A pontuação varia de 0 a 100 e representa:
  1. Menos de 50: Previsão ruim;
  2. 51 – 80: Previsão moderada;
  3. 81 - 100: Excelente previsão. 
Além disso, você também pode fazer as seguintes atividades para analisar o padrão de aprendizagem.
  1. Ver histórico de versões;
  2. Comparar a precisão do modelo.                                                                                                                                                                                                                                                                               



Veja e compare as versões do modelo

A Zia exibirá até cinco versões da precisão de seu modelo, para indicar como seus dados evoluíram. Ele exibe a data, a precisão do modelo nessa versão e os fatores que são incluídos e excluídos pela Zia durante o aprendizado da configuração de previsão.

Observação:
  1. Os fatores incluídos e excluídos durante o aprendizado são definidos pela Zia na versão correspondente e um usuário não pode alterá-los. No entanto, você pode moderar esses fatores contribuintes e isso será refletido no próximo cronograma de aprendizado;
  2. Os registros de data indicam a programação de retreinamento pela qual sua regra de previsão está passando.

Além disso, para avaliar a eficácia do aprendizado do Zia, você também pode comparar até três versões com a configuração criada.





Precisão da previsão

A precisão da previsão é uma pontuação autoavaliada que a Zia mostra para indicar a confiabilidade das previsões exibidas. Ele exibe o número de registros previstos e quantas dessas previsões foram bem-sucedidas. No entanto, para obter um relatório abrangente sobre a previsão, você pode visualizar mais detalhes que o levam à análise de previsão.




Fatores contribuintes

Os campos que influenciam a previsão são os campos contribuintes. Esses campos são identificados pelo próprio sistema. Um usuário não pode alterar ou modificar os campos que aparecem aqui. Basicamente, esses campos mostrarão os dados que foram levados em consideração pela Zia para prever.

Por exemplo, para prever o status do cliente potencial, a Zia pode ter usado os seguintes campos para padronizar: origem do cliente potencial, número de funcionários, setor e receita anual.
  
Esta seção ajudará você a entender o que influencia a previsão de Zia. Se necessário, você pode revisar esses campos e valores e fazer alterações de acordo com os requisitos para ver se a previsão é diferente.  




Informação adicional

Esta seção fornece uma representação gráfica dos dados com maior probabilidade de serem previstos pela Zia. Por exemplo, se o seguro saúde é o tipo de seguro preferido em sua empresa, a probabilidade de novos candidatos escolherem o seguro saúde é maior em comparação com outros tipos de seguro.





Aguardando dados

Esta seção aparecerá apenas quando a Zia não puder prever devido a registros insuficientes (a Zia precisa de um mínimo de 200 registros para prever). Ele exibe o número de registros que estão disponíveis para o Zia aprender. Na imagem a seguir, a Zia está configurada para prever o módulo Expected Revenue for Deals [Receita esperada para negócios]. A seção de espera de dados mostra que atualmente existem 0 registros, portanto, a previsão não pode ser feita. 





O usuário também receberá uma notificação no Painel de Notificação da Zia informando que a Zia não conseguiu prever o resultado devido a registros insuficientes.








Para consultoria especializada Zoho CRMconsulte um Zoho Expert, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547


    Fale com os Zoho Experts

    WhatsApp:  Whatsapp 11 93937 1547    Site: itgoal.com.br     Email: comercial@itgoal.com.br

      • Recent Articles

      • Como inserir ou alterar a foto da conta Zoho

        Para inserir ou realizar a alteração da foto de perfil da sua conta Zoho basta seguir o passo a passo abaixo, é muito simples: 1 - Em seu navegador acesse o link https://accounts.zoho.com/home : 2 - Insira seus dados de login: 3 - Nessa etapa você ...
      • Como utilizar painel de administrador do Zoho People

        O painel de administração funciona como um console central de onde você pode realizar todas as funções pertencentes aos aplicativos do pacote People Plus. No painel de administração, você pode realizar as seguintes ações: Configurando a organização ...
      • Como Integrar o Zoho CRM com WhatsApp Business

        O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens de texto mais usados, que ganhou imensa popularidade entre as empresas devido aos seus serviços de mensagens rápidos e descomplicados. Uma vez que permite que os clientes iniciem a conversa com a empresa, ...
      • Como utilizar filtro para localizar Leads não atendidos no Zoho CRM

        Você é um gerente de vendas que conta com sua equipe para fornecer vários leads. Embora seus representantes de vendas se esforcem para gerar e converter o maior número possível de leads, alguns podem passar despercebidos. Digamos, por exemplo, que um ...
      • Como Integrar Zia AI com o Zoho WorkDrive

        Integração Zia AI + WorkDrive Transforme a forma como sua equipe trabalha! Melhore a comunicação e a colaboração da equipe, garanta a continuidade e crie conteúdo excepcional com a integração Zia AI + WorkDrive . Zia é a inteligência artificial da ...
      • Popular Articles

      • Como posso alterar ou redefinir a senha da Conta do Google?

        Sua senha da Conta do Google é a mesma usada em outros produtos do Google, como Gmail e YouTube. Se esquecer sua senha e quiser redefini-la ou alterá-la por razões de segurança, siga as etapas abaixo. SENHA ESQUECIDA Caso não saiba a senha da sua ...
      • Como alterar ou redefinir minha senha do Zoho?

        Sua conta Zoho é a chave para acessar uma gama de ferramentas poderosas que podem impulsionar sua produtividade e o sucesso do seu negócio. No entanto, com grande poder vem uma grande responsabilidade – proteger sua conta com uma senha forte é ...
      • Zoho Mail offline

        Apesar da crescente popularidade dos aplicativos de mensagens, o email manteve seu trono como o principal modo de comunicação oficial. A verificação de e-mails tornou-se sinônimo de trabalho, e o trabalho não se limita mais ao escritório. ...
      • Adicionando Alias (apelidos) no Zoho Mail

        Quando um usuário tem vários endereços de e-mail para a mesma conta, o endereço de e-mail adicional pode ser configurado como um alias de e-mail para a conta. Os aliases de e-mail são particularmente úteis para administrar vários domínios. Quando uma ...
      • Você conheçe o botão de Ítens Recentes no Zoho CRM?

           ÍTENS RECENTES. Você conhece o ícone   Ítens Recentes no canto inferior direito, da tela do CRM Zoho ?   Este botão é muito usado no CRM Zoho e serve para visualizar os últimos 20 ítens acessados. Seja ele, um “Cliente”, um “Negócio”, um “Evento”, ...
      • Related Articles

      • Análise de tendências com o Zia

        Vamos considerar que você está ausente do escritório em uma viagem de negócios por uma semana e houve uma queda no número de negócios fechados e receita. A menos que você verifique o status manualmente, é provável que você perca ações no momento ...
      • Aumente as vendas rapidamente com Zoho CRM

        Com o Zoho CRM você automatiza tarefas, integra e apoia a gestão das áreas de vendas, marketing e atendimento ao cliente. Você pode acompanhar todas as informações de vendas e as interações com seus clientes em um só lugar de forma fácil através de ...
      • Pipeline de Vendas Múltiplas no Zoho CRM

        O que é um pipeline de vendas? Um pipeline de vendas é uma representação visual do seu processo de vendas que mostra onde seus clientes potenciais estão no ciclo de compra, quantos negócios abertos você tem, quanto tempo um determinado negócio ...
      • Gestão de Territórios no Zoho CRM

        Guia de Decisão para a Gestão do Território Suposições Este documento pressupõe que você já esteja ciente dos conceitos básicos de gerenciamento de território. Para entender o recurso do Zoho CRM, consulte o documento de ajuda - Visão geral do ...
      • O que é a Zia?

        Zia é a assistente de  inteligência artificial criada pela Zoho para ajudar ainda mais a experiência de seus usuários. Com a Zia você otimiza o uso do Zoho CRM, ela analisa os dados inseridos, analisa as tarefas realizadas e consegue prever o ...