Os fluxos de trabalho (workflows) permitem que você estabeleça um sistema de ação-reação em seu negócio, que continua ocorrendo enquanto a condição for verdadeira. Por exemplo, se um cliente responder a um e-mail específico, as regras de fluxo de trabalho enviarão automaticamente um e-mail de confirmação ou criarão uma tarefa para ligar para o cliente.
Da mesma forma, os fluxos de trabalho podem ser usados para automatizar ações e acompanhamentos necessários com base nas interações em redes sociais como Facebook e Twitter. Por exemplo, você pode:
- Criar uma tarefa para o representante de vendas entrar em contato com clientes em potencial que retweetam seus tweets;
- Enviar um e-mail de confirmação junto com o formulário de pedido do produto se o cliente enviar uma mensagem direta solicitando o produto;
- Atualizar o status do lead como "interessado" se alguém gostar de sua postagem ou retweetar ela;
- Responder a um comentário ou postar um comentário quando alguém escrever ou comentar sua postagem.
Configurando o fluxo de trabalho para redes sociais
Você pode configurar fluxos de trabalho para leads, contas ou contatos que respondem aos seus identificadores do Facebook e Twitter. Assim, Facebook e Twitter são exibidos em módulos quando você começa a criar uma nova regra.
Para configurar um fluxo de trabalho, siga as etapas abaixo:
Parte I: Execução da Regra
Defina a condição em que a regra deve ser executada. Abaixo está a lista de condições que você pode escolher para Facebook e Twitter.
Facebook: a regra pode ser executada quando alguém...
- Escreve um post;
- Deixa comentários em uma postagem;
- Gosta de uma postagem;
- Envia uma mensagem direta.
Twitter: a regra pode ser executada quando alguém...
- Menciona seu identificador do twitter;
- Retweeta um tweet;
- Deixa respostas a um tweet;
- Envia uma mensagem direta.
Parte II: Especifique a condição
Escolha um critério para especificar a quais registros a regra se aplica.
Por exemplo, você pode selecionar se uma regra deve ser aplicada a um lead, contato ou conta. Da mesma forma, você pode escolher se a regra se aplica a uma determinada postagem, tweet, página do Facebook, identificador do Twitter ou em um comentário (palavras-chave como "nome do produto", "plano de assinatura" etc.).
Caso de uso: vamos considerar que um assinante que publica em sua página do Facebook sobre uma renovação malsucedida precisa de atenção imediata porque a assinatura está prestes a expirar. Você pode definir um fluxo de trabalho que poste automaticamente um comentário informando que um agente entrará em contato com ele em 24 horas.
Você pode especificar as condições:
- Com base no módulo (Leads/Contatos/Contas): você pode definir a regra para que ela se aplique a...
- Todos os leads/contas/contatos ou;
- Somente leads/contatos/contas específicos.
- Com base nos campos do Facebook ou Twitter: você pode definir a regra de forma que ela se aplique a...
- Toda ou qualquer página ou postagem do Facebook;
- Página ou postagem específica que contém determinadas palavras-chave;
- Todo ou qualquer identificador ou comentário do Twitter;
- Manuseio ou comentário específico que contém determinadas palavras-chave.
Parte III. Especifique a ação instantânea
Especifique a ação instantânea que deve ser acionada quando a condição for atendida. Você pode escolher as seguintes ações instantâneas:
Pontos a considerar
- Somente ações instantâneas podem ser selecionadas, ações de agendamento não estão disponíveis;
- Somente para atualização de campo do Twitter, notificação por e-mail, tarefa e webhooks;
- A regra pode ser configurada apenas para leads, contas e contatos.
- Postar um comentário (quando alguém escreve uma postagem);
- Reagir à postagem (quando alguém escreve uma postagem);
- Responder ao comentário (quando alguém comenta em uma postagem);
- Curtir comentário (quando alguém comenta em um post);
- Responder a mensagem - (quando alguém envia mensagem direta);
- Atualização de campo;
- Notificação de e-mail;
- Tarefa;
- Webhook.
Para configurar a regra de fluxo de trabalho para Facebook e Twitter
- Vá para Configuração > Automação > Regras de fluxo de trabalho;
- Clique em Criar regra;
- Na página Criar nova regra, faça o seguinte:
- Selecione Facebook ou Twitter na lista suspensa Módulo;
- Digite o nome e a descrição da regra;
- Clique em Avançar;
- Em Quando você deseja executar esta regra? selecione uma das opções;