O Zoho CRM eleva o uso das macros um pouco mais alto, sugerindo inteligentemente as macros que você pode criar com base nas suas atividades de CRM. Se você repetidamente executou o mesmo conjunto de ações ao longo de um período em vários registros, o Zoho CRM sugerirá automaticamente que você crie macros a partir das ações.
Considere o cenário a seguir, no qual o mesmo conjunto de ações está sendo executado três vezes durante um período de 10 dias.
Dia 1: você envia um modelo de email de boas - vindas para um conjunto de Leads na exibição personalizada "Leads de hoje" e atualiza o campo Status do Lead para Contactado .
Dia 3: você envia o mesmo email de boas-vindas para outro conjunto de Leads na exibição personalizada "Leads de hoje" e atualiza o campo Status do Lead para Contactado .
Dia 8: quando você repetir essa ação pela terceira vez consecutiva, ou seja, depois de enviar o email de boas - vindas desta vez para vários Leads na exibição personalizada "Leads de hoje" e atualizar o campo Status do Lead para Contactado , você verá uma janela pop-up sugerindo que você crie uma macro a partir dessa ação.
Pop-up de sugestão de macros Você pode salvar macro ou descartá- lo. Depois de salvar a macro, você pode encontrá-la na página Gerenciar macros . Caso você tenha fechado a janela pop-up, também poderá acessar as macros sugeridas posteriormente na página Gerenciar Macros .
Para acessar macros sugeridas automaticamente pelo Zoho CRM
- Clique no módulo desejado.
- Escolha a exibição de lista personalizada.
- Selecione uma lista de registros e clique em Executar Macros > Gerenciar Macros .
- Na página Gerenciar Macros , clique no botão Macros Sugeridos
Acesso ás macros sugeridas 5. No pop-up a seguir, aponte para a macro sugerida desejada.
6. Digite um nome para a macro e clique em Salvar .
Se você não deseja salvar a macro sugerida, também pode descartá- la.
Nota
- O Zoho CRM sugere automaticamente macros somente após um período mínimo de sete dias a partir da data em que as ações foram executadas pela primeira vez.
- Macros sugeridas automaticamente também aparecem quando você cria uma macro para um módulo. Você pode usar macros sugeridas ou escrever suas próprias.
- Depois de descartar uma macro sugerida automaticamente, não será possível recuperá-la.
- O Zoho CRM não sugere automaticamente uma macro descartada novamente por 60 dias a partir do dia em que foi descartada. Após um período de 60 dias, se você executar as mesmas ações, ela será considerada uma macro nova e será sugerida novamente.
Entenda quando o Zoho CRM sugere macros automaticamente
A seguir, estão os critérios que devem ser atendidos para que o Zoho CRM sugira automaticamente macros:
- As macros sugeridas automaticamente aparecerão apenas se o mesmo usuário tiver realizado as mesmas ações (mesmos emails, mesmas tarefas e mesmas atualizações de campo) em todas as instâncias necessárias.
- Além disso, as ações devem ser executadas nos registros do mesmo módulo, da mesma visualização customizada e do mesmo número de página.
- Quando macros sugeridas automaticamente são exibidas na execução de uma ação, a macro relacionada à ação mais recente que você acabou de executar será exibida primeiro. Isso será seguido por outras macros sugeridas automaticamente.
- No entanto, na página Gerenciar macros , quando você acessa as macros sugeridas , a ordem na qual as macros são exibidas é baseada na frequência das ações - o conjunto de ações mais frequentemente executado será exibido como a primeira macro.