Blueprint: um glossário de termos no CRM

Blueprint: um glossário de termos no CRM

Estado

Estado refere-se a cada estágio em seu processo de negócios - ou seja, todos os valores do campo escolhido da lista de opções.

Arraste e solte cada Estado na tela à sua esquerda para começar a desenhar seu Projeto.

Estados de exemplo: valores da lista de opções do campo Estágio do negócio.

  • Qualificação;
  • Recolha de requisitos;
  • Demonstração do produto;
  • Revisão legal;
  • Fechado ganho;
  • Fechado perdido;
  • Fechado perdeu para a concorrência.

Transição

Uma Transição é um elo entre dois Estados em um processo. Ele prescreve as condições necessárias para que um registro se mova de um Estado para outro.

  • Cada Transição configurada é exibida como um botão na página de detalhes do registro;
  • Para concluir uma Transição, clique no botão Transição e execute as ações mencionadas na janela pop-up seguinte;
  • Após a conclusão bem-sucedida da Transição, você passará para o próximo Estado no Projeto.

Exemplo

No processo de Fechamento do Negócio, o envio de documentos pode ser uma Transição entre a Revisão legal dos Estados  e Fechado ganho.

Esta transição aparecerá como um botão quando o negócio estiver no estado de revisão legal. Um usuário deve clicar no botão Document Submission e executar as condições especificadas para concluir essa transição e chegar ao próximo estado.


Antes da Transição

Esta seção permite que você escolha quem é responsável por executar a Transição, bem como os registros aos quais a Transição será aplicável.

  • Proprietários da Transição: especifique as pessoas responsáveis por executar esta Transição;
  • Critérios: especifique a quais registros esta Transição é aplicável. O botão Transição aparecerá para os registros que atenderem a esses critérios.

Exemplo:

Antes da transição da Revisão legal para Fechado ganho, os proprietários da transição podem ser o grupo "Equipe jurídica". Os critérios para entrar na transição podem ser "Demonstração do produto" está "concluído".


Durante a Transição:

Esta seção especifica as ações a serem executadas para concluir a Transição.

  • Os usuários podem ser solicitados a adicionar campos obrigatórios, que também podem ser validados pelo CRM;
  • Você pode adicionar mensagens para os representantes de vendas lerem e usar campos de mesclagem para exibir dados do CRM na tela.

Inserir mensagem e campos

  • Marque a caixa de seleção Fazer anotações como obrigatórias para solicitar que os usuários adicionem obrigatoriamente anotações ao registro;
  • Adicione campos obrigatórios. A transição não pode ser concluída sem inserir um valor para o campo;
  • Valide os campos criando Critérios de Validação;
  • Insira mensagens específicas que deseja exibir aos representantes de vendas enquanto eles executam a transição;
  • Faça uso de campos de mesclagem para exibir dados do CRM na tela.

Exemplo:

Durante uma transição de Revisão legal para Fechado e ganho,

  • Solicitar aos usuários que tomem nota dos Documentos Jurídicos que foram anexados ao registro;
  • Exiba mensagens que os orientem para obter os documentos aprovados;
  • Torne o campo Status do Documento como Obrigatório e valide o Status. Digamos, se o Status não for atualizado para "Enviado", a Transição não poderá ser executada.






Após a Transição

Nesta seção, defina as ações a serem automatizadas na conclusão da transição.

As ações que podem ser automatizadas são:

  • Enviar e-mail;
  • Atribuir tarefa;
  • Atualização de campo;
  • Webhooks;
  • Funções personalizadas.

Exemplo:

Ao final de uma Transição de “Revisão Jurídica”, automatize uma notificação por e-mail para o Gerente de Vendas.


Transição Comum

Escolha esta opção se desejar configurar uma Transição para um Estado que pode ser alcançado de qualquer outro Estado no processo.

Como resultado, uma Transição Comum aparecerá em todos os Estados do processo (ou nos Estados que você escolher) e poderá ser reutilizada nesses Estados. A Transição Comum é ideal para um estado de saída (estado de saída = estágio final em um processo).

Exemplo:

Suponha que você tenha 5 estágios no processo de fechamento do negócio.

  • Qualificação;
  • Recolha de requisitos;
  • Demonstração do produto;
  • Revisão legal;
  • Fechado ganho/perdido.

Normalmente, a Revisão legal é um estado que pode ser alcançado somente após a conclusão da "Demonstração do produto". Mas pode haver ocasiões em que um cliente já está convencido de seu produto e deseja prosseguir com o negócio. Nesse caso, você pode criar uma Transição chamada "Revisão legal" e torná-la uma Transição Comum. Como resultado, esta Transição aparecerá em todos os Estados e não necessariamente apenas após a Demonstração do Produto.


Processo ativo

Um processo ativo é aquele que já está em uso. Você pode optar por editar um processo ativo, se desejar. Mas as alterações feitas no processo ativo só refletirão nos registros que entrarem no processo após as alterações terem sido feitas.


Processo Inativo

Processos inativos são aqueles que não estão em uso naquele momento. Você pode editar um processo inativo para atender às suas necessidades para usá-los ou excluí-los.






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