Criando e usando macros no Zoho Desk

Criando e usando macros no Zoho Desk

Macros são um conjunto de ações que podem ser executadas para os tickets na sua Zoho Desk. Esses conjuntos de ações incluem o envio de emails, a criação de tarefas e a atualização de um campo nos tickets com um valor especificado. 

Você pode ter um conjunto de ações que realiza diariamente ou com frequência para alguns registros. Você pode combinar todas essas ações em uma única macro que pode ser aplicada manualmente aos tickets pelos agentes. Isso evita que você tenha que fazer um esforço extra para executar três ações diferentes na interface do ticket. 

Veja, por exemplo, o seguinte cenário e como o uso de macro facilita o trabalho:
Cenário - Você é executivo de suporte ao cliente e recebe uma chamada de um cliente relatando um erro em seu aplicativo. Após a conversa, você gera uma solicitação de suporte e executa o seguinte conjunto de ações:
  • Envie um email de agradecimento ao cliente.
  • Atualize o campo Status como 'Ticket do desenvolvedor'.
  • Crie uma tarefa para os outros desenvolvedores da sua equipe para corrigir o erro.
Nesse caso, você pode criar uma macro que inclua todas as ações mencionadas acima.


Nota:
  • Somente usuários com permissão de perfil para gerenciar a automação de suporte técnico podem acessar esse recurso.
  • Você pode criar um máximo de 2 / 5 / 15 e 30 macros por departamento nas Livre / padrão / profissionais e empresariais edições, respectivamente.
  • Em cada macro, você pode configurar até 10 emails, 10 tarefas e 10 atualizações de campo.
  • Diferentemente dos fluxos de trabalho e das regras de atribuição, as macros conterão apenas ações e não condições.

Criando uma macro

Você pode criar macros que serão compartilhadas com os outros agentes em sua central de suporte.
Para criar uma macro:
  1. Clique no ícone  Configuração (  na barra superior.
  2. Clique em  Macros  em Automação .
  3. Na página Lista de Macros, clique em Criar Regra na área superior direita.
  4. Na página  Nova Macro especifique um Nome e Descrição para a Macro.
  5. Clique em Avançar .
Criando Macros no Zoho DeskCriando Macros no Zoho Desk

Enviando alertas

  1. Em  Ações , faça o seguinte:
    • Clique no ícone  Adicionar (   e selecione Novo na lista suspensa correspondente a Alertas .
    • Na janela Novo Alerta , especifique um Nome para o Alerta.
    • Escolha um modelo de email na lista suspensa.
      O modelo de email selecionado será usado para enviar emails quando a macro for executada.
    • Especifique quem deve receber este alerta. 
      Você pode escolher entre Grupos Funções Funções e Subordinados ou Agentes .
    • Habilite as opções se desejar notificar outros usuários.

  2. Clique em Salvar
    Habilite as seguintes opções se desejarHabilite as seguintes opções se desejar
Você pode associar esse alerta a uma macro existente ou nova.



Criando tarefas

  1. Em  Ações , faça o seguinte:
    • Clique no ícone  Adicionar (   e selecione  Novo  na lista suspensa correspondente a  Tarefas .
    • Na   janela Nova tarefa especifique os detalhes relacionados à tarefa, como Assunto , Status , Prioridade , Responsável ,  Data de vencimento,  etc.
  2. Clique em Salvar .
A tarefa será atribuída ao agente especificado quando a macro for executada. Você também pode associar esta tarefa a uma macro existente ou nova.


Atualizando campos

  1. Em  Ações , faça o seguinte:
    • Clique no ícone  Adicionar (   e selecione  Novo  na lista suspensa correspondente a  Atualizações de campo .
    • Na   janela Criar Valor de Designação especifique um Nome para o Valor de Designação.
    • Escolha um campo e especifique um valor para ele.
      O campo será atualizado com o valor especificado quando a macro for executada.
  2. Clique em Salvar .
    Lembre-se de clicar em Salvar  novamente, na página Nova macro para manter suas configurações.

Desativando uma macro

Você pode ativar ou desativar as macros a qualquer momento. Quando você desativa uma macro, ela é removida da lista Macros ativas, tornando-a indisponível para seus agentes. Macros podem ser reativadas, quando necessário.
Para desativar uma macro:
  1. Clique no   ícone  Configuração (  na barra superior.
  2. Clique em  Macros  em  Automação .
  3. Na   página Lista de Macros , clique no  ícone Desativar (   ) correspondente à macro.
A macro será desativada instantaneamente. Você pode ir para a Lista inativa e clicar no  ícone Ativar (   ) para reativar uma macro.


Excluindo uma macro

Você pode excluir as macros quando não precisar mais delas. Quando você exclui uma macro, ela é removida permanentemente do suporte técnico e não pode ser recuperada.
Para excluir uma macro:
  1. Clique no   ícone  Configuração (  na barra superior.
  2. Clique em  Macros  em  Automação .
  3. Na página Lista de Macros , clique no ícone  Excluir (  correspondente à macro.
  4. Clique em OK para confirmar.

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