O Zoho Analytics é um serviço de inteligência de negócios e relatórios on-line que ajuda você a analisar facilmente seus dados corporativos e a criar relatórios e painéis detalhados para a tomada de decisões informada.
Este guia ajudará você a aprender os conceitos específicos do Zoho Analytics. Os seguintes tópicos serão discutidos neste guia.
Todas as informações no Zoho Analytics são organizadas em entidades lógicas chamadas Área de Trabalho. Um espaço de trabalho é um agrupamento lógico de conjuntos de dados (armazenados em entidades chamadas tabelas) e todos os relatórios e painéis criados sobre esses dados. O espaço de trabalho também contém informações estruturais sobre como as entidades estão relacionadas entre si. Ele também oferece métodos para criar métricas nos dados para análise posterior.
Você pode ter um ou mais espaço de trabalho em sua conta que possa pertencer a você ou ser compartilhado por outros usuários.
As tabelas contêm os dados reais que precisam ser analisados. Um espaço de trabalho contém uma coleção de tabelas. Uma tabela é semelhante a uma planilha e consiste em colunas e linhas de dados reais.
Cada coluna possui um nome e um tipo (tipo de dados) associado a ela. Um espaço de trabalho normalmente contém uma ou mais tabelas com dados relacionados logicamente. Por exemplo, um espaço de trabalho de vendas pode conter tabelas de produtos, vendas e compras.
Fórmulas são cálculos que ajudam a obter as principais métricas de negócios que podem ser usadas nos relatórios e nas análises. O Zoho Analytics fornece um poderoso mecanismo de fórmula para criar qualquer tipo de cálculo necessário para ajudar na criação dos relatórios necessários.
O Zoho Analytics suporta diferentes tipos de fórmulas:
O Zoho Analytics oferece uma ampla variedade de opções de relatórios , como gráficos , tabelas dinâmicas , visualizações de resumo e visualizações de tabela . Isso permite que você analise facilmente seus dados e obtenha excelentes insights. A criação de relatórios é facilitada usando a interface intuitiva de arrastar e soltar do Zoho Analytics.
Um relatório pode ser criado juntando-se a uma ou mais tabelas.
Os seguintes tipos de relatórios são suportados no Zoho Analytics:
Um painel é uma maneira eficaz de organizar relatórios em uma única página para uma rápida visão geral das principais métricas. O Zoho Analytics fornece uma interface simples e intuitiva de arrastar e soltar para criar painéis em minutos. Você pode criar facilmente um painel interativo e visualmente rico adicionando relatórios, widgets, filtros de usuário e texto formatado em rich no layout de coluna única ou dupla. Você pode ter qualquer número de relatórios em um painel.