Conceitos básicos do Zoho Analytics

Conceitos básicos do Zoho Analytics

O Zoho Analytics é um serviço de inteligência de negócios e relatórios on-line que ajuda você a analisar facilmente seus dados corporativos e a criar relatórios e painéis detalhados para a tomada de decisões informada. 
Este guia ajudará você a aprender os conceitos específicos do Zoho Analytics. Os seguintes tópicos serão discutidos neste guia. 


Áreas de trabalho

Todas as informações no Zoho Analytics são organizadas em entidades lógicas chamadas Área de Trabalho. Um espaço de trabalho é um agrupamento lógico de conjuntos de dados (armazenados em entidades chamadas tabelas) e todos os relatórios e painéis criados sobre esses dados. O espaço de trabalho também contém informações estruturais sobre como as entidades estão relacionadas entre si. Ele também oferece métodos para criar métricas nos dados para análise posterior.

Você pode ter um ou mais
 espaço de trabalho em sua conta que possa pertencer a você ou ser compartilhado por outros usuários.


Tabelas

As tabelas contêm os dados reais que precisam ser analisados. Um espaço de trabalho contém uma  coleção de tabelas. Uma tabela é semelhante a uma planilha e consiste em colunas e linhas de dados reais.

Cada coluna possui um nome e um tipo (tipo de dados) associado a ela. Um espaço de trabalho normalmente contém uma ou mais tabelas com dados relacionados logicamente.  Por exemplo, um espaço de trabalho de vendas pode conter tabelas de produtos, vendas e compras.

Se você deseja definir uma relação lógica entre dois dados diferentes, você pode facilmente fazê-lo através da criação de uma pesquisa. Feito isso, você pode criar qualquer tipo de relatório, usando as colunas das tabelas.

Fórmulas

Fórmulas  são cálculos que ajudam a obter as principais métricas de negócios que podem ser usadas nos relatórios e nas análises. O Zoho Analytics fornece um poderoso mecanismo de fórmula para criar qualquer tipo de cálculo necessário  para ajudar na criação dos relatórios necessários.

O Zoho Analytics suporta diferentes  tipos de fórmulas:


  • Colunas de fórmula personalizadas:  esses são os tipos de fórmula que ajudarão você a adicionar uma  nova coluna  à sua tabela de dados. Os valores são derivados com base no cálculo / fórmula definido. A saída da fórmula adiciona uma nova coluna na tabela.
  • Fórmulas agregadas:  esses tipos de fórmula usam funções agregadas (SUM, AVG .. etc.) no cálculo. Normalmente, eles são usados para derivar métricas de negócios. O resultado de Fórmulas agregadas  não será adicionado  como outra coluna na tabela base, mas poderá ser usado durante a criação de relatórios.

Relatórios

O Zoho Analytics oferece uma ampla variedade de opções de relatórios , como  gráficos ,  tabelas dinâmicas ,  visualizações de resumo e  visualizações de tabela . Isso permite que você analise facilmente seus dados e obtenha excelentes insights. A criação de relatórios é facilitada usando a interface intuitiva de arrastar e soltar do Zoho Analytics.

Um relatório pode ser criado juntando-se a uma ou mais tabelas.

Os seguintes tipos de relatórios são suportados no Zoho Analytics:


  • O gráfico  é uma representação visual dos dados que permite analisar e interpretar dados com eficácia. Zoho Analytics suporta mais de 25 + tipos de gráficos, tais como Área, Line, Bar, empilhadas, Pie, Scatter, Combinação, Funil, Web, Bolha etc.
  • tabela dinâmica   (também conhecida como exibição de matriz) permite reorganizar, agrupar e resumir dados dinamicamente para facilitar a análise de grandes conjuntos de dados. Você pode filtrar, classificar, personalizar a aparência e o conteúdo da sua Tabela Dinâmica da maneira que desejar, usando a ampla variedade de opções oferecidas pelo Zoho Analytics.
  • A exibição tabular  ajuda a exibir os dados brutos em um formato tabular simples. Usando essa exibição, você pode criar um relatório semelhante a uma planilha que contém todos os seus dados. Você pode ver seus dados brutos, juntamente com resumos e agrupamentos.
  • A Visualização de resumo  permite visualizar seus dados resumidos em formatos tabulares. Este relatório é extremamente útil quando você precisa analisar uma grande quantidade de dados com agrupamento lógico e resumos apropriados de maneira visualmente intuitiva.

Dashboards

Um  painel  é uma maneira eficaz de organizar relatórios em uma única página para uma rápida visão geral das principais métricas. O Zoho Analytics fornece uma interface  simples  e intuitiva de arrastar e soltar para criar painéis em minutos. Você pode criar facilmente um painel interativo e visualmente rico adicionando relatórios, widgets, filtros de usuário e texto formatado em rich no layout de coluna única ou dupla. Você pode ter qualquer número de relatórios em um painel.

O Zoho Analytics também oferece um modelo baseado em widget para criar gráficos de números únicos (gráficos de títulos) nos painéis. Esses são chamados de KPI WidgetsEsse  recurso destaca qualquer métrica chave em um painel para facilitar a compreensão. A métrica principal também pode ser acompanhada de indicadores de comparação associados para destacar a tendência.



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