Organização e conceitos básicos do Zoho Analytics

Organização e conceitos básicos do Zoho Analytics

O Zoho Analytics permite que você gerencie sua conta e colabore com seus colegas e usuários com um espaço segregado chamado Organização. O administrador da conta da organização tem permissão para controlar as permissões, adicionar/excluir usuários em sua organização e gerenciar a assinatura da conta de sua organização.

A colaboração no Zoho Analytics ocorre por meio do compartilhamento. Quando você compartilha um relatório, os usuários compartilhados poderão acessar o relatório de sua organização fazendo login em suas contas. O Zoho Analytics fornece um controle de acesso baseado em função. Logo, cada função tem um conjunto de permissões que permitem que você execute apenas tarefas específicas no Zoho Analytics.

Cada conta da Organização se enquadra em um plano. Você pode verificar o plano de sua organização clicando no link Configurações no canto superior direito, depois de fazer login no Zoho Analytics. O espaço da sua conta (linhas, usuários, espaços de trabalho, importações agendadas, etc.) depende do plano que você assinou. O número de usuários com quem você pode compartilhar seus relatórios e painéis de forma privada depende do limite de usuários do seu plano. 


Permissão Necessária

Apenas uma Organização pode ser criada para um Administrador de Conta.


Organização - Conceitos Básicos

1. O que é uma Organização?

Uma conta do Zoho Analytics inscrita em um plano pago é uma organização. Uma organização pode ter vários espaços de trabalho dentro dela. Ele pode ter vários usuários associados a ele. Os usuários têm acesso aos espaços de trabalho e funções, com base em suas várias funções.


2. Como posso criar uma organização para mim?

Quando você se inscreve em uma conta do Zoho Analytics, há 2 casos possíveis:

  1. Caso 1: você não tem organizações associadas no Zoho Analytics antes de se inscrever;
  2. Caso 2: você já foi adicionado a uma organização antes de se inscrever no Zoho Analytics.


Caso 1: quando você se inscreve no Zoho Analytics e sua conta não foi associada a nenhuma organização anteriormente, uma organização para sua conta será criada. Você pode ver esta organização clicando no ícone Org.

Para renomear sua organização, passe o mouse sobre a organização criada e clique em Renomear organização.







Um selo de propriedade será exibido ao lado da organização que você possui.

Caso 2: caso você já tenha sido adicionado a uma organização antes de se inscrever no Zoho Analytics, uma organização para sua conta não será criada. O Zoho Analytics, no entanto, permite que você crie sua própria organização também. Você pode verificar a organização da qual faz parte clicando no ícone Org. A organização da qual você faz parte será listada aqui. 

Para criar uma organização, clique no ícone Org e, em seguida, clique no botão Criar própria organização.




3. Uma organização será criada automaticamente quando eu me inscrever no Zoho Analytics?

Consulte a pergunta anterior para saber mais sobre a criação da organização.


4. Como sei se faço parte de uma organização?

Você pode visualizar todas as organizações das quais faz parte clicando no ícone Org. Se você for o proprietário de uma organização, um selo de administrador de conta será exibido ao lado da organização.




5. Quantas organizações posso possuir?

O Zoho Analytics permite que você possua apenas uma organização. Mas você pode fazer parte de qualquer número de organizações.


6. De quantas Organizações posso fazer parte?

Você pode fazer parte de qualquer número de organizações.


7. Quem é um administrador e quais são os privilégios de um administrador?

O Zoho Analytics tem três tipos de administradores. Eles são:

  • Administrador da Conta;
  • Administrador da Organização;
  • Administrador do Espaço de trabalho.





O Administrador da Conta é uma pessoa que é proprietária de uma organização do Zoho Analytics e tem autoridade para realizar todas as operações possíveis disponíveis. Isso inclui criar uma organização, criar espaços de trabalho, criar relatórios/painéis, gerenciar usuários, compartilhar relatórios, gerenciar assinaturas, etc. Só pode haver um administrador de conta para uma conta.

Administrador da Organização é o administrador de uma organização específica. Um Administrador da Organização pode executar todas as operações em uma organização, exceto excluir ou renomear a organização; adicionar, ativar e desativar outros Administradores da Organização.

O Administrador da Organização só pode ser adicionado pelo Administrador da Conta. Uma conta de organização do Zoho Analytics pode ter vários administradores de organização.

Observação: a partir de agora, esta função não está disponível para contas Zoho One, Zoho CRM Plus e Zoho Creator Plus. Estamos planejando incluir essa função para essas contas em um futuro próximo.

O administrador do espaço de trabalho é a pessoa que administra um ou mais espaços de trabalho específicos em uma organização do Zoho Analytics. O Administrador do Espaço de Trabalho pode executar todas as operações em um Espaço de Trabalho, exceto excluir, renomear ou fazer backup de um Espaço de Trabalho. O administrador do espaço de trabalho pode ser adicionado tanto pelo administrador da conta quanto pelos administradores da organização. 


8. Como encontro o administrador da Organização da qual faço parte?

Você pode localizar o administrador da organização da qual faz parte clicando no ícone Org. O ID de e-mail do administrador será listado sob o nome da Organização correspondente.



9. Pode haver mais de um administrador para uma organização?

Sim, pode haver mais de um administrador para uma organização. Somente o administrador da conta pode adicionar um usuário como administrador da organização.


10. Como posso tornar uma organização padrão?

Para definir uma organização como padrão, clique no ícone Org. Toda a organização será listada. Passe o mouse sobre a organização que deseja definir como padrão e clique no ícone Tornar padrão.




11. O que acontecerá se eu selecionar a opção "Todas as Organizações"?

Selecionar a opção Todas as organizações exibirá todos os espaços de trabalho de todas as organizações (próprias e compartilhadas).

Os espaços de trabalho da sua organização serão listados na guia Propriedade e os espaços de trabalho compartilhados com você serão exibidos na  guia Compartilhado.

Você pode definir a opção Todas as organizações como padrão clicando no ícone Tornar padrão que aparece próximo a ela.




12. Posso cancelar a assinatura de uma organização compartilhada?

Sim, você pode cancelar a assinatura de uma organização, desde que não seja a única organização da qual você faça parte. 

Siga as etapas abaixo para cancelar a assinatura de uma organização.

  1. Na página inicial, clique no ícone Todas as organizações. Todas as organizações das quais você faz parte serão listadas;
  2. Ao passar o mouse, cada Organização exibirá um menu contextual;
  3. Clique no ícone Cancelar inscrição da organização;







      4. Você será solicitado a confirmar a ação. Clique em Sim;





      5. Você terá sua inscrição cancelada na organização e não poderá mais acessar as exibições na organização. Caso queira acessá-los novamente, você precisa entrar em contato com o administrador da organização para adicioná-lo novamente à organização.

13. Como posso deletar minha Organização?

Você pode excluir uma organização apenas se for o administrador da organização e sua conta estiver associada a pelo menos uma outra organização. 

Siga as etapas abaixo para excluir a Organização.

  1. Na página inicial, clique no ícone Todas as organizações. Todas as Organizações das quais você faz parte serão listadas;
  2. Passe o mouse sobre sua própria organização, que terá um crachá de administrador de conta;
  3. Um menu contextual será aberto. Clique no ícone Excluir;
      



  4. Você será solicitado a confirmar a ação, pois a organização excluída não pode ser recuperada novamente; 




  5. Clique em Sim. A organização será excluída. 

Observação: excluir uma organização é uma ação irreversível. Você não poderá recuperar espaços de trabalho e relatórios da Organização novamente. Portanto, use essas opções com cautela.


Gerenciando usuários

1. Como adiciono usuários à minha organização?

Você pode adicionar um usuário à sua organização simplesmente compartilhando uma exibição ou um espaço de trabalho com eles ou adicionando um usuário diretamente à sua conta na guia Gerenciar usuários.


2. Como adiciono Administradores à minha organização?

Você pode adicionar um usuário como administrador na guia Gerenciar usuários da página Configurações. Siga as etapas abaixo para adicionar um administrador da organização.

  1. Na página Configurações, abra a guia Gerenciar usuários;




  2. Clique em Adicionar novo usuário;
  3. Na caixa de diálogo Adicionar novo usuário, defina a função como administrador da organização;
  4. No campo Inserir endereços de e-mail, especifique o endereço de e-mail dos usuários que deseja adicionar como Administradores;



  5. Clique em Adicionar. O usuário será adicionado como administrador em sua organização. 




3. Posso transformar um usuário existente em Administrador da Organização?

Sim, você pode alterar a função do usuário quando quiser. 

Siga as etapas abaixo para alterar a função do usuário.

  1. Abra a guia Gerenciar usuários da página Configurações;
  2. Passe o mouse sobre o usuário cuja função você deseja alterar;





  3. Clique no link Alterar função. A caixa de diálogo Alterar função será aberta;






  4. No menu suspenso Função, selecione a função que deseja atribuir;





  5. Clique em Aplicar. A nova função de usuário será aplicada ao usuário. 

4. Posso transferir minha conta para um dos meus Administradores?

Sim, você pode transferir sua conta para um de seus Administradores de Organização. 

Siga os passos abaixo para transferir sua conta.

  1. Abra a página Configurações;
  2. Clique no link Alterar propriedade ao lado do endereço de e-mail do proprietário;




  3. A caixa de diálogo Alterar propriedade será aberta. Escolha o novo administrador da conta no menu suspenso Escolher novo administrador da conta;





  4. Clique em Enviar solicitação. Uma solicitação de transferência de conta será enviada ao administrador especificado. A conta será transferida para o novo usuário assim que ele aceitar a solicitação.

5. Posso adicionar um usuário existente do Zoho Analytics à minha organização?

Sim, você pode adicionar um usuário existente à sua organização usando as opções de compartilhamento disponíveis com o Zoho Analytics ou adicionando-o diretamente à sua conta na guia Gerenciar usuários.


6. Como posso remover um usuário de uma organização?

Você pode remover um usuário de sua organização excluindo o usuário de sua conta. 

  • Clique no link Configurações na parte superior e selecione a guia Gerenciar usuários;
  • Selecione os usuários que deseja excluir;
  • Clique no botão Excluir usuário.


Observe que esta opção apenas excluirá o usuário de sua organização. Não pode ser usado para excluir a conta Zoho Analytics do usuário.


7. Como os usuários da minha organização podem se inscrever em uma conta do Zoho Analytics?

Os usuários podem se inscrever no Zoho Analytics clicando aquiSe um usuário existente do Zoho Analytics foi adicionado a uma organização, ele pode simplesmente entrar no Zoho Analytics para acessar o espaço de trabalho que é compartilhado com ele na organização.





8. Como posso compartilhar os relatórios e painéis com os membros da minha organização?

Você pode compartilhar os relatórios e painéis com os membros de sua organização usando a opção Compartilhar.


9. Quais são as funções que podem ser associadas aos usuários da minha organização?

O Zoho Analytics tem 4 funções de usuário - Administrador da conta, Administrador da organização, Administrador do espaço de trabalho e Usuário. Clique aqui para saber mais detalhes sobre as funções do usuário.


Acessando uma Organização

1. Como faço para acessar os espaços de trabalho na organização?

Por padrão, todos os espaços de trabalho na organização selecionada serão listados. Clique no ícone da organização, todas as organizações das quais você faz parte serão listadas. Selecionar a organização carregará todos os espaços de trabalho disponíveis para você nessa organização. Selecionar Toda a Organização carregará todos os Espaços de Trabalho disponíveis para você.





2. Faço parte de uma organização, mas não vejo nenhum relatório ou painel. Por que?

Isso pode acontecer quando um administrador adicionou você como usuário em sua conta, mas não compartilhou nenhum relatório ou painel com você. Por favor, entre em contato com o administrador e peça a ele para compartilhar os relatórios e painéis necessários com você.


3. Como posso ver todos os espaços de trabalho da minha conta?

Você pode visualizar todos os espaços de trabalho aos quais tem acesso clicando no ícone Org e selecionando Todas as Organizações. As áreas de trabalho que você criou serão listadas na guia Proprietário e as áreas de trabalho compartilhadas com você serão listadas na guia Compartilhado.


4. Como faço para criar um Workspace na Organização da qual faço parte?

Como usuário, você pode fazer parte de várias organizações. E você pode criar espaços de trabalho em organizações nas quais tenha privilégios de administrador da organização. Siga as etapas abaixo para criar um espaço de trabalho nas organizações das quais você faz parte. 

  1. Faça login na sua conta do Zoho Analytics;
  2. Clique no ícone Org na parte superior. Todas as organizações das quais você faz parte serão listadas. Você pode criar um espaço de trabalho em organizações para as quais você tem privilégio de administrador;
  3. Selecione a organização onde você deseja criar um espaço de trabalho.
      



  4. Clique no botão Importar seus dados para prosseguir. Caso você não tenha selecionado a organização para criar o espaço de trabalho, você será solicitado a escolher a organização;
  5. Todas as organizações para as quais você tem privilégio de administrador serão listadas. Selecione a organização onde você deseja criar um espaço de trabalho;
      



  6. Todas as opções de importação serão listadas. Selecione sua fonte de dados e prossiga com a importação para criar um espaço de trabalho. 

5. Por que não consigo criar um Workspace na Organização da qual faço parte?

Você terá permissão para criar um espaço de trabalho somente se for o administrador dessa organização. 


6. Como posso editar o nome e a descrição da organização?

Você só poderá editar as configurações da organização da qual é o administrador. 

Para editar as configurações da sua organização,

  • Clique no ícone Organização. Todas as organizações serão listadas;
  • Passe o mouse sobre a organização que você criou;
  • No menu contextual exibido, clique em Renomear organização.



Gerenciando Assinatura

1. Como faço para comprar um plano pago para minha organização?

Você pode adquirir um plano pago para sua organização clicando no link Assinatura da organização que você possui (da qual você é o administrador).


2. Como posso gerir a subscrição da minha conta Organização?

Você pode gerenciar a assinatura de sua organização clicando no link Assinatura da organização que você possui (da qual você é o administrador). 


3. Se eu comprar um plano pago, os usuários da minha organização poderão utilizá-lo?

Sim, os usuários de sua organização poderão desfrutar dos benefícios que você concedeu a eles desde que estejam em sua organização. Sua assinatura está associada apenas à sua organização.


4. O administrador da minha organização adquiriu um plano pago. Mas minha conta ainda está em um plano gratuito. Porque?

A assinatura de uma conta é associada junto com a organização. Portanto, você poderá aproveitar os benefícios do plano pago desde que esteja na organização que foi compartilhada com você pelo seu administrador. Se você criou uma nova organização, a assinatura da conta da sua organização não será aplicada a ela. 


5. Estou em uma organização e quando tentei gerenciar as configurações recebi uma mensagem de erro dizendo "Configurações não permitidas". Porque?



Você só pode gerenciar as configurações da organização que você criou. Este pop-up aparecerá quando você estiver em uma organização que foi compartilhada com você. Se você tiver sua própria organização, solicitamos que selecione a organização e clique no link Configurações.






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