O que é o Zoho Flow?

O que é o Zoho Flow?

O Zoho Flow é uma plataforma de integração que conecta aplicativos em nuvem. Ele ajuda a configurar fluxos de trabalho para automatizar a troca de informações entre os aplicativos que você usa. Com o Zoho Flow, você não precisa mais aprender código para integrar.
Um fluxo é a combinação de um gatilho e ação (s). O gatilho inicia o fluxo e as ações são tarefas executadas pelo fluxo. O gatilho pode ser uma atualização de dados ou um ponto no tempo agendado.



Por exemplo, você pode criar um fluxo que crie ou atualize o contato no Zoho CRM sempre que uma nova entrada for enviada no Zoho Forms. Ou você pode criar um fluxo que envie um lembrete mensal por e-mail aos seus funcionários para enviar seus relatórios.

Gatilho agendadoExemplo de fluxo no Zoho Flow




A ação pode estar atualizando dados em um aplicativo, enviando um email, adiando por um período especificado ou uma função personalizada. Você também pode incluir lógica de ramificação com base em diferentes condições para criar fluxos poderosos.

Por exemplo, você tem um fluxo que envia um email 15 minutos após o envio de uma entrada em um formulário. Esse fluxo tem duas ações: atrasar 15 minutos e enviar um email.

Como o Zoho Flow funciona?

O Zoho Flow fornece uma plataforma para você criar fluxos que conectam aplicativos em nuvem para automatizar a transferência de dados e informações. Isso permite economizar tempo e concentrar-se em tarefas que requerem mais atenção. Seus aplicativos compartilharão dados automaticamente, para que você tenha o que precisa na hora e no local certos.



Por exemplo, você deseja criar ou atualizar um contato no Zoho CRM toda vez que uma nova entrada é enviada no Zoho Forms. Neste exemplo, receber a nova entrada é o gatilho e criar ou atualizar um contato é uma ação.

Gatilhos no Zoho FlowGatilhos no Zoho Flow


Você pode adicionar várias ações a um fluxo para executar sequencialmente. No exemplo acima, você pode adicionar uma ação para enviar uma mensagem a um canal Slack específico com detalhes do contato do CRM.



Os elementos lógicos automatizam tarefas comerciais complexas, até os mínimos detalhes. No exemplo acima, você pode configurar a lógica de decisão para escolher para qual canal do Slack o fluxo de trabalho deve enviar a mensagem, com base no valor da transação.
Fluxo com elementos lógicos no Zoho FlowFluxo com elementos lógicos no Zoho Flow

Termos usados

Fluxo

Um fluxo de trabalho que você pode criar para conectar vários aplicativos em nuvem. Um fluxo contém um gatilho e uma ou mais ações.
Por exemplo, quando uma nova entrada de formulário é enviada no Zoho Forms, o fluxo pode verificar os detalhes do cliente no Zoho CRM e adicionar ou atualizar um contato.



Desencadear

Uma atualização de dados em outro aplicativo ou um horário agendado para iniciar o fluxo. Isso aciona o fluxo de trabalho para executar as ações.
Por exemplo, quando uma nova entrada é recebida no Zoho Forms, um contato é criado no seu CRM. Receber a entrada do formulário é o evento acionador para esse fluxo. Você também pode usar um gatilho de agendamento, como enviar a lista de tarefas como email todos os dias às 10 horas.

Ação

Uma tarefa que o fluxo de trabalho executa. Etapas envolvidas no processamento de tarefas como atraso , envio de email e funções personalizadas também são ações.
Por exemplo, quando uma entrada de formulário é recebida no Zoho Forms, as ações estão criando ou atualizando um contato no seu CRM e enviando uma mensagem do Slack para um canal com base no valor da transação.

Se você tiver um fluxo que envia um email 15 minutos após o envio de uma entrada em um formulário, o fluxo tem duas ações: atrasar 15 minutos e enviar um email.


Conexão

Uma conexão é uma conta de aplicativo com a qual o Zoho Flow tem permissão para trocar dados.
Por exemplo, você pode conectar sua conta do Trello ou a conta do Gmail da sua equipe ao Zoho Flow.

Aprenda o caminho do Zoho Flow

Meus fluxos

Essa é a primeira tela que você vê quando faz login na sua conta do Zoho Flow. Aqui você pode:

  • Veja a coleção de fluxos em sua organização
  • Ativar ou desativar fluxos
  • Excluir fluxos
  • Crie uma cópia de um fluxo existente

Clique em um fluxo para editá-lo ou exibir detalhes da execução. Cada fluxo consiste em três guias: Resumo, Histórico e Construtor.

Tela Inicial Zoho FlowTela Inicial Zoho Flow


Construtor ( Builder )

Construa, configure e edite seu fluxo no construtor. As ferramentas do Builder  ajudarão você a criar um fluxo de trabalho. Use ações do aplicativo combinadas com elementos lógicos para adicionar detalhes e regras personalizadas ao seu fluxo de trabalho.



Sumário

Veja todos os detalhes relacionados ao fluxo, como taxa de sucesso, execuções recentes e aplicativos conectados. Você também pode editar o nome e a descrição do fluxo.

História

Toda execução do fluxo é registrada na guia Histórico . Você pode visualizar o histórico de um período específico aplicando um filtro. Clique em cada execução para obter mais detalhes, como entrada e saída de cada tarefa. Isso é especialmente útil quando uma execução falha e você precisa verificar onde ocorreu o erro para solucionar problemas.

Histórico de execuções no Zoho FlowHistórico de execuções no Zoho Flow



Painel de Controle

Painel ajuda a visualizar os principais indicadores de desempenho para os fluxos em sua organização. Ele mostra quantos fluxos existem na organização, quantos estão ativos ou pausados e quantos ainda estão ativos (rascunhos). 

Painel de controle Zoho FlowPainel de controle Zoho Flow

Configurações

Gerencie todos os detalhes da sua organização, incluindo perfil, histórico de fluxo, conexões e membros na seção Configurações . Quais dados você pode editar aqui dependerão da sua função na organização.




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