Como Configurar Horário Comercial e Regras de Workflow no Zoho CRM

Gerenciar Horário de Negócios no Zoho CRM

O Horário de Negócios define o horário de trabalho de uma organização e é normalmente baseado na localização da empresa. No entanto, se sua organização tiver escritórios em diferentes países, o horário comercial seguido na sede pode não estar em conformidade com os escritórios em outros fusos horários. Para resolver isso, o Zoho CRM permite que você crie horas de turno para diferentes fusos horários.

Por exemplo, sua organização está localizada nos EUA e o horário comercial é de 9h a 5h no fuso horário dos EUA, agora, se sua empresa estender seus serviços em outros países como Europa, Japão ou Índia, você pode criar horas de turno para esses fusos horários específicos. Da mesma forma, se os funcionários da sua organização trabalharem em horários diferentes (turno da tarde, turno da manhã), você poderá criar turnos para os horários de trabalho deles. Além disso, você também pode criar Listas de feriados para diferentes locais e associá-las a turnos.





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Definir Horário de Negócios

Use o Horário de Negócios para definir o horário de trabalho da sua organização. Dependendo do horário de trabalho da sua organização, você pode escolher 24/7 ou 24/5 como a hora comercial. Além disso, se sua organização seguir horários diferentes em cada dia ou funções nos fins de semana, você poderá personalizar o horário comercial para atender às suas necessidades.


Para definir o horário de funcionamento

  1. Ir para  Configuração > Geral > Configurações da Empresa > Horário de Negócios .
  2. No Horário de Negócios página, clique Crie uma Hora de Negócios .
  3. Selecione um Hora do Negócio da lista a seguir.
a)  24 Horas x 7 Dias  Selecione esta opção se sua empresa opera 24/7.
b)  24 Horas x 5 Dias  Selecione esta opção se sua empresa opera 24/5.


criar horário comercial


c) Horas Personalizadas - Selecione esta opção se quiser personalizar os dias úteis ou horas.

Mesmas horas todos os dias -  Selecione esta opção se o horário comercial da organização for o mesmo todos os dias e escolha os horários na lista suspensa.
Diferentes horas todos os dias - Selecione essa opção se o horário comercial da organização variar a cada dia e escolha os horários na lista suspensa.


horário comercial diferente




      4. Clique  Salvar.

Notes
Nota
  1. Ao personalizar o horário comercial, você pode selecionar o horário comercial como 24 Horas para Mesmas Horas Diárias e Diferentes Horas Diárias.
  2. Ao definir o horário comercial, você pode escolher um dia específico no qual a semana em sua organização começa. Com base no dia que você escolher, os dados para a próxima semana, semana atual e semana anterior serão executados para Relatórios, Filtros Inteligentes e Critérios.

semana-início-bh


Criar e Atribuir Mudanças aos Usuários

Você pode criar turnos para usuários que trabalham em diferentes fusos horários ou horários. Por exemplo, se um usuário trabalha para clientes baseados nos EUA, você pode criar uma mudança para o fuso horário dos EUA e atribuí-lo ao usuário. Além disso, dependendo das exigências de negócios, você pode transferir um usuário de um turno para outro. Durante a transferência, você pode optar por transferir o usuário imediatamente ou em uma data posterior. Se uma transferência estiver agendada para uma data posterior, você poderá selecionar qualquer data até 6 meses.

A)  Para criar mudanças

  1. Ir para  Setup> Configurações da Empresa > Horário de funcionamento .
  2. Clique  Criar Horários de Turno .
  3. No  Criar Horários de Turno  página, digite o  Mudar nome .
  4. Selecione o fuso horário na lista suspensa.
  5. Em horas de turno,
a)  Mesmas Horas Todos os Dias  - Selecione esta opção se a hora do turno for a mesma todos os dias e escolha os horários na lista suspensa.
b)  Diferentes Horas Todos os Dias  - Selecione esta opção se a hora do turno variar a cada dia e escolha os horários na lista suspensa.
    6. Clique  Salvar.

B)  Para atribuir turno

  1. Edite a mudança que você criou.
  2. Selecione os usuários do  Atribuir Para  lista suspensa.
  3. Clique  Feito  e então  Salvar.

Notes
Nota
  1. Você pode criar até 50 turnos em sua organização.
  2. Se você editar o horário comercial da organização de modo que o horário do turno não caia dentro do horário comercial, você será alertado para editar as horas de turno de acordo.

mudança-negócio-turno-hora




Adicionar Horas de Intervalo

Você pode incluir as horas de intervalo para cada turno, que ajudarão a conhecer a inabilitação dos usuários durante um turno específico. Ele ajudará você a planejar os eventos de acordo com a disponibilidade de um usuário. Além disso, se um evento for criado durante as horas de intervalo, um alerta será lançado notificando sobre a indisponibilidade dos usuários.

Semelhante às horas de turno, você pode escolher as mesmas ou diferentes horas de intervalo para cada dia em uma semana. Abaixo estão alguns pontos importantes que você precisa considerar antes de definir as horas de intervalo:

  1. Um turno pode ter no máximo duas horas de intervalo.
  2. As horas de pausa devem cumprir as horas de turno.

Para adicionar horas de pausa

  1. Depois de definir as horas de turno, vá para  Horas de Intervalo.


adicionar horas de intervalo


     2. Selecionar  Mesmas horas todos os dias  ou  Diferentes horas todos os dias  na lista suspensa.


imagem do intervalo2


     3. Selecione a hora na lista suspensa.
     4. Clique  Feito  e  Salvar.




Criar Listas de Férias

No Zoho CRM, você pode criar feriados comuns, ou seja, feriados que são celebrados comumente em todo o mundo Férias de negócios e listas de férias específicas para usuários que trabalham em turnos diferentes, dependendo da localização geográfica para a qual trabalham. Você pode criar listas de férias para o ano atual e para o próximo ano.

Feriados Empresariais

As férias de negócios são comuns a todos os funcionários em toda a organização. Por exemplo, para usuários que trabalham em turnos diferentes, digamos, nos EUA, Reino Unido, Alemanha, etc, o feriado de negócios será aplicado a todos os usuários, independentemente do seu turno. Além de adicionar manualmente férias de negócios, você pode usar a lista de férias predefinida para o seu país a partir das Férias Sugeridas. Você pode clicar Feriados Sugeridos sob a lista Férias para preencher automaticamente feriados, que podem ser editados ou excluídos de acordo com sua exigência.

Lista de feriados dos países que serão auto povoados são:

  1. Austrália
  2. Brasil
  3. Canadá
  4. França
  5. Alemanha
  6. Índia
  7. Itália
  8. Japão
  9. México 
  10. Países Baixos
  11. Nova Zelândia
  12. Espanha
  13. Reino Unido
  14. Estados Unidos

Feriados por Turno

As férias por turnos aplicam-se aos utilizadores de um turno específico. Por exemplo, os funcionários que trabalham no turno dos EUA podem seguir as férias nos EUA. Da mesma forma, você pode criar uma lista de férias para cada turno. Um turno pode ser associado a uma lista de férias de cada vez.


A) Para criar uma lista de férias

  1. Ir para  Configuração > Definições da Empresa > Feriados .
  2. Em  Detalhes de Feriados  página, clique  Criar Lista de Férias.
  3. Em Selecionar ano, escolha o ano na lista suspensa
  4. Em  Aplicar ao Shift , selecione shift(s) na lista suspensa. (Note que esta opção aparecerá somente se você já tiver criado turnos)
  5. Escolha o  Ano  na lista suspensa.
  6. Entrar  Nome do Feriado  e selecione o  Data  do calendário. (Clique no ícone de adição para adicionar mais feriados)
  7. Clique Salvar.

Notes
Nota
  1. Se você criar uma lista de feriados antes de criar turnos, a lista de feriados será, por padrão, aplicável a todos os turnos criados posteriormente.

B) Para editar uma lista de férias

  1. Na página Detalhes do feriado, clique no botão Editar ao lado da lista de feriados.
  2. Adicionar/excluir feriados ou editar detalhes nos feriados existentes.
  3. Editar Aplicar para o menu suspenso, se desejar.
  4. Clique em Salvar.

C) Para clonar uma lista de férias

  1. Na página Detalhes do feriado, clique no botão Clonar ao lado da lista de feriados.
  2. Adicionar/excluir feriados ou editar detalhes nos feriados existentes.
  3. Edite os menus suspensos Selecionar ano e Aplicar para, se desejar.
  4. Clique em Salvar.
 




Marcar como Indisponível no Calendário

Você pode marcar-se indisponível para uma determinada hora do dia no calendário do Zoho CRM, isso garantirá que o usuário seja alertado sobre sua indisponibilidade se um evento for criado para essa hora.

Para marcar-se indisponível

  1. Clique no  Calendário  ícone no painel superior.
  2. Escolha um  Data  >  Criar . Alternativamente, você pode clicar com o botão direito na data específica.
  3. Selecionar  Mark Como Indisponível .
  4. No pop-up, selecione o  Data e Hora .
  5. Entrar  Comentários , se necessário.
  6. Clique  Salvar.


marcar como ocupado


Notes
Nota
  1. Se eventos privados forem importados de outras fontes (sincronização de calendário do Google), eles serão criados como eventos "indisponíveis" no calendário do CRM.


Como a Hora de Negócios Influencia Outras Funções de CRM

Atribuição de Eventos

Você pode atribuir um evento ao usuário com base em sua disponibilidade. Se um evento for atribuído em um dia marcado como indisponível ou não como um dia útil do usuário, você será alertado para reagendar o evento para outro dia. Você pode reagendar o evento ou atribuí-lo de qualquer maneira, independentemente da disponibilidade do usuário. 


evento ocupado




Definir Data de Vencimento em Eventos Repetidos

Se um evento em sua organização se repetir em intervalos regulares, você pode pular os fins de semana/feriados/dias não úteis. Para eventos que se repetem diariamente, você pode pular os fins de semana e feriados. Se o evento se repetir mensalmente ou anualmente, você pode evitar que ele se repita em um dia não útil do usuário.

Para repetir o evento

  1. Selecione o  Repetir Tipo  na lista suspensa e faça o seguinte:
a) Diariamente - Clique  Exceto fins de semana e feriados .
b) Personalizado - Selecione  Mensalmente  /  Anual  na lista suspensa.
c) Clique na caixa de seleção  Reagende eventos para o próximo dia útil se o dia selecionado não for um dia útil .
    2. Clique  Feito.


evento repetido


Definir Data de Conclusão em Tarefas Repetidas

Se uma tarefa for repetida todos os dias, você pode pular os fins de semana e feriados, da mesma forma, se uma tarefa for repetida anualmente ou mensalmente, você pode pular o dia não comercial do usuário.

Para repetir a tarefa

  1. Selecione o  Repetir Tipo  na lista suspensa e faça o seguinte:
a) Diariamente - Clique  Exceto fins de semana e feriados.
b) Personalizado - Selecione  Mensalmente  /  Anual  na lista suspensa.
c) Clique  Defina a data de vencimento para o próximo dia útil se o dia selecionado não for um dia útil.
    2. Clique  Feito.


tarefa repetida


Regras de Fluxo de Trabalho

Data/DateTime Baseado Gatilho

Você pode definir a regra de fluxo de trabalho para acionar depois ou antes de "n" dias úteis/horas para pular o dia não útil do usuário.

Para selecionar a data/hora

  1. Em  Regras de Fluxo de Trabalho , selecione  Critérios de Regra  >  Quando você quer executar essa regra?
  2. Selecionar  Em uma Data/DataTempo.
  3. Em Executar, insira o  Número de dias/horas.
  4. Selecionar  Hora(s) do negócio  /  Dia útil(s)  na lista suspensa.
  5. Clique  Próximo.


data-datahora




Ações Instantâneas

Ao criar tarefas como uma ação instantânea, você pode escolher a data de vencimento para ignorar os dias não úteis.

Para pular dias não comerciais

  1. No  Ação Instantânea , selecione  Tarefa .
  2. No  Atribuir Tarefa  pop up, selecione  Dias úteis  na lista suspensa.


tarefa instantânea de fluxo de trabalho


Agendar Ações

As ações de agendamento podem ser definidas para serem acionadas após "n" dias úteis /horas para ignorar o dia não útil do usuário.

Para pular dias não comerciais

  1. Clique  Ações Programadas .
  2. Em  Executar , insira o número de dias.
  3. Selecionar  Hora(s) do negócio /  Dia útil(s)  na lista suspensa. 


ação agendada


Tarefas na Transição de Blueprint

Ao definir uma tarefa nas transições de blueprint, você pode pular o dia não útil do usuário, para garantir que a data de vencimento seja agendada quando o usuário estiver disponível.

Para definir a data de conclusão da tarefa

  1. No  Transições de Blueprint  > clique  Depois.
  2. Selecionar  Tarefa , em  Data de vencimento  insira o número de dias.
  3. Selecionar  Dias úteis  na lista suspensa.
  4. Clique  Salvar.


tarefa de projeto




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