O que é CRM?
O Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) pode ser definido de várias maneiras, dependendo do que um indivíduo pretende alcançar. Para alguns, é a estratégia para identificar, entender, gerenciar e atender às necessidades de negócios de seus clientes potenciais e clientes existentes. Para outros, é um sistema que:
Ajuda a capturar todas as informações necessárias para fornecer uma visão de 360 graus dos interesses e preferências dos clientes.
Fornece várias opções para gerenciar os processos de vendas e marketing e para interagir e interagir com os clientes regularmente.
Em ambos os sentidos, um sistema de CRM ajuda uma empresa a fortalecer e construir um relacionamento de longo prazo com seus clientes.
Por que as empresas precisam de um CRM?
Imagine que você caminhe até o seu restaurante favorito, 'Home Made Wraps', que você visita com frequência, e são recebidos pelo proprietário com um grande sorriso! Ele acena para você e gesticula para que você se sente e informa que seu pedido está a 5 minutos de distância. Mas, espere um minuto, quando você fez um pedido? Bem, Roger lembra-se do que você gosta: seu coquetel feito sob encomenda e os sabores favoritos para acompanhá-lo. Achas que é só a tua encomenda de que ele se lembra porque visitaste a semana passada. Mas, ele faz isso com quase cada segundo cliente que entra em seu restaurante. Incrível, não é? Lembrar a preferência de cada visitante é uma façanha, porque às vezes pode levar anos para entender suas necessidades e se familiarizar com isso.
Mas é diferente com Roger Philips, o proprietário de 'Home Made Wraps', ele leva a satisfação e o engajamento do cliente muito a sério. Para ele e sua equipe, o cliente é o rei e eles sabem ir a milha extra para se certificar de que eles entendem o pulso de cada cliente e, portanto, construir um bom relacionamento com eles. Eles acompanham as preferências de cada cliente, seus pedidos personalizados, chefs preferidos e, em casos não tão raros, suas restrições de dieta também!
O trabalho dele não acaba aqui. Ele precisa estar no topo de várias outras transações, como compra de matéria-prima, despesas mensais, crescimento anual e rastreamento de lucros também. Ele deve acompanhar e valorizar cada venda que faz, para que seu relatório anual não perca detalhes importantes. Ao mesmo tempo, ele deve garantir que toda a sua equipe esteja ciente dos processos de negócios e os siga sem qualquer desvio.
Gerenciar todos os aspectos do negócio pode ser facilitado com um sistema de CRM robusto. Ele deve entender prontamente o negócio, uni-lo com os funcionários e clientes e capturar as informações de negócios de tal forma que se obtenha uma visão holística de cada cliente em tempo real.
Benefícios de ter um sistema de CRM
Um sistema de CRM ideal deve ser multifacetado e fornecer:
Acesso ininterrupto aos dados do cliente - Entendemos que respostas rápidas e soluções imediatas contribuem muito para a construção de um relacionamento duradouro. Assim, as informações do seu cliente são armazenadas com segurança em uma plataforma baseada em nuvem e suas equipes podem se conectar com os clientes de qualquer lugar em tempo real.
Trazer coordenação interdepartamental - Outra vantagem de ter dados na nuvem é que eles podem ser compartilhados entre as equipes. Você pode criar tarefas centradas no cliente e atribuí-las aos membros relevantes de sua equipe. Isso garantirá que todos os vendedores tenham um papel definido e objetivos claros, ninguém fique de fora ou execute o mesmo conjunto de tarefas e nenhuma oportunidade de vendas será ignorada.
Simplifique diferentes processos - O CRM vem com uma ampla gama de recursos que podem ajudar a aumentar a capacidade da equipe de vendas de fechar mais negócios, ajudar a equipe de marketing a adquirir mais leads, facilitar a resolução mais rápida dos tickets pelas equipes de suporte; tudo ao mesmo tempo.
Participar proativamente da jornada dos clientes - O CRM irá ajudá-lo a criar marcos e lembrá-lo de eventos importantes com clientes. Você também pode obter insights sobre as preferências e requisitos do cliente que, por sua vez, ajudarão a equipe de vendas a organizar suas estratégias para um envolvimento melhor e mais rápido do cliente. No geral, pode ajudar muito a aumentar a retenção e mitigar a rotatividade.
Tome decisões inteligentes - Um cliente se sente valorizado quando a equipe de vendas se lembra de suas necessidades e lhes dá soluções rapidamente. O CRM pode ajudá-lo a obter insights, antecipar possíveis resultados, recomendar escolhas e até sugerir o próximo curso de ação com os clientes, tomando dicas de interações e dados passados.
Principais funcionalidades no Zoho CRM
Faça o seu próprio CRM
Depois de adotar o CRM para o seu negócio, é ideal que você o modifique de acordo com suas necessidades e não o contrário. O Zoho CRM é flexível o suficiente para acomodar seu processo de negócios e permitir que você o replique on-line. Como cada negócio é único, permitimos que você crie o CRM de acordo com suas necessidades usando os recursos de personalização.
Assista ao CRM trabalhar para você
Um dia ideal de um representante seria - entrar no escritório, ligar o laptop e começar com as tarefas de rotina. O CRM pode automatizar algumas dessas tarefas repetitivas e economizar tempo para outras atividades importantes. Com alguns recursos de automação fáceis de configurar, os processos de vendas podem ser simplificados e eficientes. Sente-se e planeje sua próxima mudança de negócios enquanto o CRM continua funcionando para você.
Conecte-se, comunique-se, colabore
A comunicação atingiu um nível totalmente novo e, com o Zoho CRM, você pode colocar tudo sob o mesmo teto. Seja e-mail, chamadas telefônicas, chat ao vivo ou canais de mídia social como Facebook, Twitter, todas as suas interações podem ser acessadas em um só lugar. Seus clientes e prospects têm sua presença em vários canais - o melhor para garantir que sua empresa não seja deixada para trás e dê passos adiante com eles.
Coloque tudo em um só lugar
Quando você tem tanto a fazer, você não pode perder tempo procurando os detalhes do seu cliente em lugares diferentes. Tê-los todos em um único lugar, que é apenas um clique de distância economizar muito tempo. Você pode acompanhar o histórico de compras de um cliente, passar por anotações, visualizar conversas anteriores e verificar e-mails relacionados simultaneamente. A visualização contextual permite que você venda produtos cruzados e elimine o tempo gasto na coleta de detalhes de diferentes fontes.
Melhore o desenvolvedor em você
Certas soluções de software podem ser usadas para realizar funções específicas e você não precisa abandoná-las para usar o sistema CRM. Com nossa série de recursos centrados no desenvolvedor - APIs, SDKs, Funções, Widgets e muito mais - você pode trazer seu software para o CRM e gerenciar tudo em um só lugar.