Como funciona a atribuição de território no Zoho CRM

Como funciona a atribuição de território no Zoho CRM

Como os territórios são atribuídos?

Automaticamente

  • Os territórios são atribuídos automaticamente à contas, contatos e negócios quando são criados ou modificados;
  • Quando um registro atende aos critérios de um território, só então ele é validado para seus subterritórios;
  • Caso um registro não atenda aos critérios, será validado para o próximo território do mesmo nível na hierarquia;
  • Quando um registro atende aos critérios de um território, ele é atribuído a esse território e o Zoho CRM verifica se o registro atende aos critérios dos outros territórios e subterritórios na hierarquia;
  • Por exemplo, considere a seguinte hierarquia de território:





  • No exemplo:
    • Se o registro atender aos critérios para a América do Norte e também para seu subterritório Central, o registro terá o território Central atribuído a ele. Observe que ambos os territórios, América do Norte e Central, não serão atribuídos aos registros;
    • Se o registro atender aos critérios para Zylker, mas não atender aos critérios para outros territórios na hierarquia, somente Zylker será atribuído ao registro.




Manualmente

  • Os gerentes de território podem atribuir registros manualmente a seus territórios e subterritórios;
  • Os usuários com perfil de administrador também podem atribuir territórios aos registros manualmente;
  • Os territórios adicionados manualmente só podem ser removidos manualmente. Os territórios atribuídos automaticamente não podem ser removidos manualmente.




Atribuição de território para contas

Aqui estão alguns cenários:

Cenários
O que vai acontecer?
O registro atende aos critérios de um único território.
O registro será atribuído ao território.
O registro atende aos critérios de vários territórios.
O registro é atribuído a todos esses territórios.
O registro não atende aos critérios de um território pai, mas atende aos critérios de seu subterritório.
Nem o território principal nem o subterritório serão atribuídos ao registro.
O registro não satisfaz os critérios de nenhum território.
Nenhum território será atribuído ao registro.

Um máximo de dez territórios podem ser atribuídos a uma conta. Abaixo, junto aos cenários de atribuição a contatos, estão alguns casos de uso e suas consequências.


Atribuição de território para contatos

Aqui estão alguns cenários:

Cenários
O que vai acontecer?
Uma conta não está associada ao contato.
O território não será atribuído ao contato.
 A conta associada ao contato não possui território.
 O território não será atribuído ao contato.
 A conta associada ao contato possui um único território.
 O território da conta será atribuído ao contato.
 A conta associada ao contato possui vários territórios.

 Os territórios serão atribuídos com base nos seguintes critérios:

  1. O proprietário do contato faz parte de qualquer território da conta;
  2. O proprietário do contato é o gerente de território de qualquer território da conta;
  3. O criador do contato faz parte de qualquer território da conta;
  4. O criador do contato é o gerente de território de qualquer território da conta.
  • Um máximo de dez territórios podem ser atribuídos a um contato, dos quais apenas um território pode ser atribuído automaticamente com base na conta associada ao contato. Para maiores detalhes, consulte a tabela Atribuição de Contas;
  • Com os casos de uso acima, se o sistema não determinar um único território, o território não será atribuído ao contato.




Atribuição de Território para Negócios (Oportunidades)

Os negócios estão sempre associados a Contatos e/ou Contas. Portanto, o território ao qual um negócio deve ser atribuído é baseado no contato ou conta ao qual está associado. Observe que, se você habilitou a Regra de negociação para territórios, as negociações serão validadas com base na regra de negociação e, em seguida, os territórios serão atribuídos.

Digamos que sua organização distribua os negócios com base no valor ou tamanho do negócio. Você tem um território chamado US e dois subterritórios chamados Big Deals Regular Deals. Os negócios maiores com valor superior a US$ 5.000 são atribuídos a um representante de vendas experiente, enquanto os negócios com valor inferior a US$ 4.000 são atribuídos a dois outros membros da equipe.

Nesse caso, seus negócios dos EUA serão atribuídos ao território dos EUA, mas para atribuir ainda mais o negócio aos grandes negócios apropriados ou negócios regulares, você pode usar as Regras de Negócios. Cada um desses territórios pode ter uma Regra de Negócio criada com os critérios para filtrar os negócios.  

Como primeira etapa, os negócios são atribuídos a territórios com base no contato ou conta associada

Contato associado ao Negócio - Se o contato associado ao negócio tiver um território atribuído, ele também será atribuído ao negócio. Além disso, se a Regra de Negociação estiver habilitada, o CRM verificará as Regras de Negociação nesse território e atribuirá de acordo.

Conta associada ao Negócio - Caso o contato associado ao negócio não tenha um território atribuído ao mesmo, o CRM irá verificar a Conta associada ao negócio. Ele então atribuirá o território com base nas Regras de Negociação, se houver. 

    Se houver subterritórios,
    • O sistema verificará os territórios de primeiro nível para Regra de Negociação. Se não existir nenhum, ele pulará para o segundo nível e verificará. O sistema não verificará mais se nenhuma Regra de Negociação estiver disponível no segundo nível também.
    • Quando as Regras de Negociação existem no território de primeiro nível na hierarquia, mas o registro não atende aos critérios, o sistema não verificará o segundo nível.

    Observação:

    • Se um negócio não satisfizer os critérios das Regras do Negócio ou mais de um território parecer corresponder, o território é simplesmente atribuído com base na conta ou contato ao qual está associado. Consulte a tabela abaixo para obter mais detalhes.

    Além disso, os territórios serão reatribuídos aos negócios, se a conta ou contato associado for modificado. Aqui estão alguns cenários de negócios:

     Cenários - Contatos
     O que vai acontecer?
     Uma conta ou contato não está associado ao negócio.
     O território não será atribuído ao negócio.
     O contato associado ao negócio possui um único território.
     O território do contato será atribuído ao negócio.
     O contato associado ao negócio tem vários territórios.

     Os territórios serão atribuídos com base nos seguintes critérios para:

    1. O proprietário do negócio faz parte de qualquer território do contato;
    2. O proprietário do negócio é o gerente de território de qualquer território do contato;
    3. O criador do negócio faz parte de qualquer território do contato;
    4. O criador do negócio é o gerente de território de qualquer território do contato.


     Cenários - Contas
     O que vai acontecer?
     A conta associada ao negócio tem um único território.
     O território da conta será atribuído ao negócio.
     A conta associada ao negócio tem vários territórios.

     Os territórios serão atribuídos com base nos seguintes critérios para:

    1. O proprietário do negócio faz parte de qualquer território da conta.
    2. O proprietário do negócio é o gerente de território de qualquer território da conta.
    3. O criador do negócio faz parte de qualquer território da conta.
    4. O criador do negócio é o gerente de território de qualquer território da conta.





    Observação
    • Apenas um território pode ser atribuído a um negócio;
    • Com os casos de uso acima, se o sistema não determinar um único território, o território não será atribuído ao negócio. Além disso, observe que se um território for atribuído manualmente a um registro, os territórios não serão atribuídos automaticamente com base nos casos de uso mencionados acima.

    Redesignação de território quando os registros são modificados

    Para contas, os registros filhos associados são contatos e negócios. Quando uma conta é modificada e cai em outro território, o contato e o negócio associados também podem ser reatribuídos a um território diferente. A tabela a seguir fornecerá detalhes sobre os vários casos de uso quando o registro pai é modificado.

    Aqui estão alguns cenários de negócios:

     Registros pai que são modificados
     O que acontecerá com os registros associados?
     Um registro que fazia parte de dois ou mais territórios agora é reatribuído a um novo território.
     Os registros serão reatribuídos ao novo território único.
     Um registro que foi atribuído a apenas um território agora é atribuído a territórios adicionais.
     Os registros permanecerão atribuídos ao território do registro pai. Não será atribuído aos novos territórios adicionais.
     Um registro que foi atribuído a apenas um território agora é reatribuído a novos territórios.
     Os registros não serão atribuídos aos novos territórios. Os registros associados não farão parte de nenhum território.
     Um registro atribuído a mais de um território agora é atribuído a territórios adicionais.
     Os registros permanecerão atribuídos aos territórios do registro pai. Não será atribuído aos novos territórios adicionais.
     Um registro que foi atribuído a mais de um território agora é reatribuído a novos territórios.
     Os registros não serão atribuídos aos novos territórios. Os registros associados não farão parte de nenhum território.

    Executar regras para atribuir territórios automaticamente

    Quando as regras de atribuição do território são executadas, os registros que atendem aos critérios da regra no território serão automaticamente atribuídos ao território. Inicialmente, ao acessar Configuração > Usuários e controle > Gerenciamento de território > Atribuir territórios em sua conta do Zoho CRM, você precisa executar as regras para as contas existentes.

    Com base nos territórios da conta, os contatos e negócios associados também serão atribuídos a territórios. Se você ativar as Regras de Negociação, também poderá executar regras para negociações.

    Você pode pesquisar registros e atribuí-los a territórios usando uma das três opções listadas abaixo:

    • Por território - Os registros dos territórios selecionados serão listados. Você pode selecionar os registros e atribuí-los aos territórios.
    • Por exibição personalizada - quando você tiver os registros classificados usando exibições de lista, será mais fácil visualizá-los e atribuí-los aos territórios apropriados.
    • Aplicar meus próprios critérios - Quando ambas as opções acima não atendem ao propósito, você sempre pode definir um conjunto de critérios para filtrar registros. Esta opção permite modificar o conjunto de critérios usando a  opção Alterar padrão.

    Para pesquisar registros e atribuir a territórios:

    1. Vá para Configuração > Usuários e controle > Gerenciamento de território > Atribuir territórios;
    2. Escolha Contas ou Negócios no menu suspenso;
    3. Escolha uma das opções a seguir no menu suspenso:
    • Território - Selecione o território e os subterritórios na lista suspensa;
    • Exibição personalizada - selecione a exibição de lista na lista suspensa;
    • Meus próprios critérios - Especifique um conjunto de critérios para filtrar registros.




    • Revise os resultados correspondentes listados e clique em Executar regras.
      Os registros serão atribuídos a vários territórios com base nas regras do território. Você receberá um e-mail de confirmação quando o processo de atribuição de territórios estiver concluído.
    Observação
    • Os territórios adicionados manualmente só podem ser removidos manualmente. Os territórios atribuídos automaticamente não podem ser removidos manualmente.






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