Automaticamente
Manualmente
Aqui estão alguns cenários:
Cenários | O que vai acontecer? |
O registro atende aos critérios de um único território. | O registro será atribuído ao território. |
O registro atende aos critérios de vários territórios. | O registro é atribuído a todos esses territórios. |
O registro não atende aos critérios de um território pai, mas atende aos critérios de seu subterritório. | Nem o território principal nem o subterritório serão atribuídos ao registro. |
O registro não satisfaz os critérios de nenhum território. | Nenhum território será atribuído ao registro. |
Um máximo de dez territórios podem ser atribuídos a uma conta. Abaixo, junto aos cenários de atribuição a contatos, estão alguns casos de uso e suas consequências.
Aqui estão alguns cenários:
Cenários | O que vai acontecer? |
Uma conta não está associada ao contato. | O território não será atribuído ao contato. |
A conta associada ao contato não possui território. | O território não será atribuído ao contato. |
A conta associada ao contato possui um único território. | O território da conta será atribuído ao contato. |
A conta associada ao contato possui vários territórios. | Os territórios serão atribuídos com base nos seguintes critérios:
|
Os negócios estão sempre associados a Contatos e/ou Contas. Portanto, o território ao qual um negócio deve ser atribuído é baseado no contato ou conta ao qual está associado. Observe que, se você habilitou a Regra de negociação para territórios, as negociações serão validadas com base na regra de negociação e, em seguida, os territórios serão atribuídos.
Como primeira etapa, os negócios são atribuídos a territórios com base no contato ou conta associada.
Contato associado ao Negócio - Se o contato associado ao negócio tiver um território atribuído, ele também será atribuído ao negócio. Além disso, se a Regra de Negociação estiver habilitada, o CRM verificará as Regras de Negociação nesse território e atribuirá de acordo.
Conta associada ao Negócio - Caso o contato associado ao negócio não tenha um território atribuído ao mesmo, o CRM irá verificar a Conta associada ao negócio. Ele então atribuirá o território com base nas Regras de Negociação, se houver.
Observação:
Além disso, os territórios serão reatribuídos aos negócios, se a conta ou contato associado for modificado. Aqui estão alguns cenários de negócios:
Cenários - Contatos | O que vai acontecer? |
Uma conta ou contato não está associado ao negócio. | O território não será atribuído ao negócio. |
O contato associado ao negócio possui um único território. | O território do contato será atribuído ao negócio. |
O contato associado ao negócio tem vários territórios. | Os territórios serão atribuídos com base nos seguintes critérios para:
|
Cenários - Contas | O que vai acontecer? |
A conta associada ao negócio tem um único território. | O território da conta será atribuído ao negócio. |
A conta associada ao negócio tem vários territórios. | Os territórios serão atribuídos com base nos seguintes critérios para:
|
Para contas, os registros filhos associados são contatos e negócios. Quando uma conta é modificada e cai em outro território, o contato e o negócio associados também podem ser reatribuídos a um território diferente. A tabela a seguir fornecerá detalhes sobre os vários casos de uso quando o registro pai é modificado.
Aqui estão alguns cenários de negócios:
Registros pai que são modificados | O que acontecerá com os registros associados? |
Um registro que fazia parte de dois ou mais territórios agora é reatribuído a um novo território. | Os registros serão reatribuídos ao novo território único. |
Um registro que foi atribuído a apenas um território agora é atribuído a territórios adicionais. | Os registros permanecerão atribuídos ao território do registro pai. Não será atribuído aos novos territórios adicionais. |
Um registro que foi atribuído a apenas um território agora é reatribuído a novos territórios. | Os registros não serão atribuídos aos novos territórios. Os registros associados não farão parte de nenhum território. |
Um registro atribuído a mais de um território agora é atribuído a territórios adicionais. | Os registros permanecerão atribuídos aos territórios do registro pai. Não será atribuído aos novos territórios adicionais. |
Um registro que foi atribuído a mais de um território agora é reatribuído a novos territórios. | Os registros não serão atribuídos aos novos territórios. Os registros associados não farão parte de nenhum território. |
Quando as regras de atribuição do território são executadas, os registros que atendem aos critérios da regra no território serão automaticamente atribuídos ao território. Inicialmente, ao acessar Configuração > Usuários e controle > Gerenciamento de território > Atribuir territórios em sua conta do Zoho CRM, você precisa executar as regras para as contas existentes.
Você pode pesquisar registros e atribuí-los a territórios usando uma das três opções listadas abaixo:
Para pesquisar registros e atribuir a territórios: