Um Território é a demarcação da estrutura da força de vendas pela qual as contas de clientes são agrupadas e compartilhadas com o a equipe de vendas. Os territórios podem ser baseados em vários fatores, como geografia, indústria, linha de produtos, receita esperada, etc.
Quando sua empresa tem presença em várias regiões e tem muitas divisões, departamentos e produtos/serviços, não é tarefa fácil atribuir contas de clientes às equipes de vendas sem um planejamento adequado.
Gerenciamento de Territórios é um sistema pelo qual as contas dos clientes são agrupadas de acordo com um conjunto definido de critérios. Isso facilita o compartilhamento de contas de clientes entre diferentes equipes de vendas de sua empresa. Garante o uso adequado e eficaz da força de vendas para maximizar as oportunidades de vendas.
Evite estrutura complexa de compartilhamento de dados – organizações com estruturas de vendas complexas podem usar territórios para compartilhar facilmente registros com usuários em equipes diferentes.
Proporcione um ambiente de trabalho focado – a distribuição de contas de clientes usando territórios ajuda na criação de ambientes de trabalho focados que garantem melhor engajamento da força de vendas.
Obtenha uma avaliação precisa do desempenho da equipe de vendas – gere relatórios de vendas com base em territórios para avaliar e medir a eficiência. Além disso, obtenha uma visão melhor da contribuição de vendas de cada território.
Preveja as vendas para cada território e defina metas claras – crie segmentações de previsão separadas para cada território ao qual um usuário pertence. Isso dará uma visão clara das metas definidas para os diferentes territórios para que os usuários permaneçam focados.
Estender sua hierarquia de territórios a partir da hierarquia de funções – usando essa opção, você pode replicar a hierarquia de Funções para Territórios. Todos os usuários em uma função serão adicionados como usuários no território. Os gerentes de função (na nova hierarquia de função) serão transferidos como gerentes de território. Mais tarde você pode mudar a hierarquia de territórios de acordo com suas necessidades de negócios.
É importante observar que você pode construir a hierarquia de territórios desde o início ou estender sua hierarquia de funções para a hierarquia de territórios. Depois que a opção for escolhida, você não poderá voltar para a maneira antiga.
Todas as contas, contatos e negócios terão um campo adicional: Territórios
Na página inicial: Contas, Contatos, Negócios, uma lista suspensa estará disponível nos territórios que você criar.
Você terá a opção de criar previsões com base na hierarquia de territórios. Os usuários que pertencem a vários territórios podem ter vários destinos de previsão definidos.
Vá para Configuração > Usuários e Controle > Gerenciamento de Territórios > Territórios
Clique em Comece a Usar
Você terá as seguintes opções para criar uma hierarquia de territórios:
Estender da Hierarquia de Funções – clique para replicar a hierarquia de funções para territórios
Começar do Zero – clique para criar a hierarquia de territórios do início
Criar um território exige que você especifique critérios com base nos territórios atribuídos à conta. Com a Regra de Negócios ativada, você pode especificar critérios com base nos territórios atribuídos. Depois de ativar a Regra de Negócios, sempre que você criar um território ou editar um existente, a opção para adicionar a Regra de Negócios estará disponível. Você pode desativar a Regra de Negócios a qualquer momento. Ao desativar, os negócios serão automaticamente reatribuídos aos territórios com base no da conta associada. Quando você ativar novamente, os negócios serão atribuídos automaticamente aos territórios com base nas Regras de Negócios.
Vá para Configuração > Usuários e Controle > Gerenciamento de Territórios > Territórios.
Clique no link Visualizar Configurações.
Na janela pop-up Configurações do Território, clique no link Ativar/Desativar.
Vá para Configuração > Usuários e Controle > Gerenciamento de Territórios > Territórios.
Clique em Novo Território.
Na página Criar Território, especifique o seguinte:
Nome para o território.
Gerente de Território na lista suspensa.
Território Pai na pesquisa.
Pesquise e adicione Usuários e atribua Permissões.
Esses usuários terão acesso aos registros atribuídos a esse território. Todos os usuários podem ter a mesma permissão para os registros: Somente Leitura ou Leitura/Gravação/Exclusão.
Em Regra da Conta, especifique critérios para as contas.
Com base nesses critérios de regra, os territórios serão atribuídos a contas no Zoho CRM.
Em Regra de Negócios, especifique critérios para os negócios. Esta opção estará disponível apenas se estiver ativada em Configurações.
Com base nesses critérios de regra, os territórios serão atribuídos a negócios no Zoho CRM.
Insira uma Descrição e clique em Criar.
Quando você exclui um território:
Você perde os detalhes do território permanentemente.
A previsão criada para os trimestres/meses atuais e anteriores permanecerá.
Vá para Configuração > Usuários e Controle > Gerenciamento de Territórios > Territórios.
Na página Hierarquia de Territórios, selecione um território e clique no ícone Excluir.
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