Gerenciamento de território no Zoho CRM

Gerenciamento de território no Zoho CRM


Um Território é a demarcação da estrutura da força de vendas pela qual as contas de clientes são agrupadas e compartilhadas com o a equipe de vendas. Os territórios podem ser baseados em vários fatores, como geografia, indústria, linha de produtos, receita esperada, etc.




O que é Gerenciamento de Territórios?

Quando sua empresa tem presença em várias regiões e tem muitas divisões, departamentos e produtos/serviços, não é tarefa fácil atribuir contas de clientes às equipes de vendas sem um planejamento adequado.

Gerenciamento de Territórios é um sistema pelo qual as contas dos clientes são agrupadas de acordo com um conjunto definido de critérios. Isso facilita o compartilhamento de contas de clientes entre diferentes equipes de vendas de sua empresa. Garante o uso adequado e eficaz da força de vendas para maximizar as oportunidades de vendas.


Gerenciamento de territórioGerenciamento de território

 



Principais benefícios

  • Evite estrutura complexa de compartilhamento de dados – organizações com estruturas de vendas complexas podem usar territórios para compartilhar facilmente registros com usuários em equipes diferentes.

  • Proporcione um ambiente de trabalho focado – a distribuição de contas de clientes usando territórios ajuda na criação de ambientes de trabalho focados que garantem melhor engajamento da força de vendas.

  • Obtenha uma avaliação precisa do desempenho da equipe de vendas – gere relatórios de vendas com base em territórios para avaliar e medir a eficiência. Além disso, obtenha uma visão melhor da contribuição de vendas de cada território.

  • Preveja as vendas para cada território e defina metas claras – crie segmentações de previsão separadas para cada território ao qual um usuário pertence. Isso dará uma visão clara das metas definidas para os diferentes territórios para que os usuários permaneçam focados.

Ativar Gerenciamento de Territórios 



Criar uma hierarquia de territórios desde o início – usando essa opção, você pode criar uma hierarquia de territórios desde o início.

Estender sua hierarquia de territórios a partir da hierarquia de funções – usando essa opção, você pode replicar a hierarquia de Funções para Territórios. Todos os usuários em uma função serão adicionados como usuários no território. Os gerentes de função (na nova hierarquia de função) serão transferidos como gerentes de território. Mais tarde você pode mudar a hierarquia de territórios de acordo com suas necessidades de negócios.

É importante observar que você pode construir a hierarquia de territórios desde o início ou estender sua hierarquia de funções para a hierarquia de territórios. Depois que a opção for escolhida, você não poderá voltar para a maneira antiga.

Depois que o gerenciamento de territórios estiver ativado:

Todas as contas, contatos e negócios terão um campo adicional: Territórios

  • Na página inicial: Contas, Contatos, Negócios, uma lista suspensa estará disponível nos territórios que você criar.

  • Você terá a opção de criar previsões com base na hierarquia de territórios. Os usuários que pertencem a vários territórios podem ter vários destinos de previsão definidos. 

 

Para ativar o gerenciamento de territórios

  1. Vá para Configuração > Usuários e Controle > Gerenciamento de Territórios > Territórios

  2. Clique em Comece a Usar
    Você terá as seguintes opções para criar uma hierarquia de territórios:

    • Estender da Hierarquia de Funções – clique para replicar a hierarquia de funções para territórios

    • Começar do Zero – clique para criar a hierarquia de territórios do início

Ativar regra de negócios para territórios

Criar um território exige que você especifique critérios com base nos territórios atribuídos à conta. Com a Regra de Negócios ativada, você pode especificar critérios com base nos territórios atribuídos. Depois de ativar a Regra de Negócios, sempre que você criar um território ou editar um existente, a opção para adicionar a Regra de Negócios estará disponível. Você pode desativar a Regra de Negócios a qualquer momento. Ao desativar, os negócios serão automaticamente reatribuídos aos territórios com base no da conta associada. Quando você ativar novamente, os negócios serão atribuídos automaticamente aos territórios com base nas Regras de Negócios.

Para ativar ou desativar a regra de negócios
  1. Vá para Configuração > Usuários e Controle > Gerenciamento de Territórios > Territórios.

  2. Clique no link Visualizar Configurações.

  3. Na janela pop-up Configurações do Território, clique no link Ativar/Desativar.

Quem pode criar territórios

Usuários com o perfil Administrador.

Para criar um território

  1. Vá para Configuração > Usuários e Controle > Gerenciamento de Territórios > Territórios.

  2. Clique em Novo Território.

  3. Na página Criar Território, especifique o seguinte:

  • Nome para o território.

  • Gerente de Território na lista suspensa.

  • Território Pai na pesquisa.



  • Pesquise e adicione Usuários e atribua Permissões.
    Esses usuários terão acesso aos registros atribuídos a esse território. Todos os usuários podem ter a mesma permissão para os registros:
    Somente Leitura ou Leitura/Gravação/Exclusão.

  • Em Regra da Conta, especifique critérios para as contas.
    Com base nesses critérios de regra, os territórios serão atribuídos a contas no Zoho CRM.

  • Em Regra de Negócios, especifique critérios para os negócios. Esta opção estará disponível apenas se estiver ativada em Configurações.
    Com base nesses critérios de regra, os territórios serão atribuídos a negócios no Zoho CRM. 

  • Insira uma Descrição e clique em Criar.

Excluir territórios

Quando você exclui um território:

  • Você perde os detalhes do território permanentemente.

  • A previsão criada para os trimestres/meses atuais e anteriores permanecerá.

Para excluir um território

  1. Vá para Configuração > Usuários e Controle > Gerenciamento de Territórios > Territórios.

  2. Na página Hierarquia de Territórios, selecione um território e clique no ícone Excluir.

Para consultoria especializada em Zoho CRMconsulte um Zoho Expert, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547


    Fale com os Zoho Experts

    WhatsApp:  Whatsapp 11 93937 1547    Site: itgoal.com.br     Email: comercial@itgoal.com.br

      • Recent Articles

      • Como inserir ou alterar a foto da conta Zoho

        Para inserir ou realizar a alteração da foto de perfil da sua conta Zoho basta seguir o passo a passo abaixo, é muito simples: 1 - Em seu navegador acesse o link https://accounts.zoho.com/home : 2 - Insira seus dados de login: 3 - Nessa etapa você ...
      • Como utilizar painel de administrador do Zoho People

        O painel de administração funciona como um console central de onde você pode realizar todas as funções pertencentes aos aplicativos do pacote People Plus. No painel de administração, você pode realizar as seguintes ações: Configurando a organização ...
      • Como Integrar o Zoho CRM com WhatsApp Business

        O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens de texto mais usados, que ganhou imensa popularidade entre as empresas devido aos seus serviços de mensagens rápidos e descomplicados. Uma vez que permite que os clientes iniciem a conversa com a empresa, ...
      • Como utilizar filtro para localizar Leads não atendidos no Zoho CRM

        Você é um gerente de vendas que conta com sua equipe para fornecer vários leads. Embora seus representantes de vendas se esforcem para gerar e converter o maior número possível de leads, alguns podem passar despercebidos. Digamos, por exemplo, que um ...
      • Como Integrar Zia AI com o Zoho WorkDrive

        Integração Zia AI + WorkDrive Transforme a forma como sua equipe trabalha! Melhore a comunicação e a colaboração da equipe, garanta a continuidade e crie conteúdo excepcional com a integração Zia AI + WorkDrive . Zia é a inteligência artificial da ...
      • Popular Articles

      • Como posso alterar ou redefinir a senha da Conta do Google?

        Sua senha da Conta do Google é a mesma usada em outros produtos do Google, como Gmail e YouTube. Se esquecer sua senha e quiser redefini-la ou alterá-la por razões de segurança, siga as etapas abaixo. SENHA ESQUECIDA Caso não saiba a senha da sua ...
      • Como alterar ou redefinir minha senha do Zoho?

        Sua conta Zoho é a chave para acessar uma gama de ferramentas poderosas que podem impulsionar sua produtividade e o sucesso do seu negócio. No entanto, com grande poder vem uma grande responsabilidade – proteger sua conta com uma senha forte é ...
      • Zoho Mail offline

        Apesar da crescente popularidade dos aplicativos de mensagens, o email manteve seu trono como o principal modo de comunicação oficial. A verificação de e-mails tornou-se sinônimo de trabalho, e o trabalho não se limita mais ao escritório. ...
      • Adicionando Alias (apelidos) no Zoho Mail

        Quando um usuário tem vários endereços de e-mail para a mesma conta, o endereço de e-mail adicional pode ser configurado como um alias de e-mail para a conta. Os aliases de e-mail são particularmente úteis para administrar vários domínios. Quando uma ...
      • Você conheçe o botão de Ítens Recentes no Zoho CRM?

           ÍTENS RECENTES. Você conhece o ícone   Ítens Recentes no canto inferior direito, da tela do CRM Zoho ?   Este botão é muito usado no CRM Zoho e serve para visualizar os últimos 20 ítens acessados. Seja ele, um “Cliente”, um “Negócio”, um “Evento”, ...
      • Related Articles

      • Como funciona a atribuição de território no Zoho CRM

        Como os territórios são atribuídos? Automaticamente Os territórios são atribuídos automaticamente à contas, contatos e negócios quando são criados ou modificados; Quando um registro atende aos critérios de um território, só então ele é validado para ...
      • Gestão de Territórios no Zoho CRM

        Guia de Decisão para a Gestão do Território Suposições Este documento pressupõe que você já esteja ciente dos conceitos básicos de gerenciamento de território. Para entender o recurso do Zoho CRM, consulte o documento de ajuda - Visão geral do ...
      • Gerenciamento de Relacionamento com Clientes no Zoho CRM

        O gerenciamento do relacionamento com o clientes é um dos aspectos mais importante da administração de um negócio, e pode difícil ou se tornar exaustivo devido à grande quantidade de trabalho envolvido. Você deve sempre manter o contato com seus ...
      • Definindo Regras de Atribuição no Zoho CRM

        Um sucesso de vendas está intimamente ligado às atividades cotidianas dos representantes, como - número de acompanhamentos, agilidade no retorno aos clientes, respostas rápidas às suas dúvidas e resposta aos tickets de suporte. Todos esses fatores ...
      • Trabalhando com Leads no Zoho CRM

        Leads  desempenham um papel muito importante no departamento de vendas e marketing de uma organização e são úteis na identificação de clientes em potencial. Coletar Leads e gerenciá-los são os estágios iniciais do processo de vendas. Os Leads podem ...