Como Aplicar Filtros no Zoho Analytics: Guia Completo para Filtragem de Dados

Aplicando filtros no Zoho Analytics

Filtros

O Zoho Analytics oferece opções de filtragem poderosas para filtrar os registros necessários que devem ser plotados no relatório que você cria. As opções de filtragem são as mesmas para todos os tipos de relatórios que você cria no Zoho Analytics - gráficos, tabela dinâmica e visualizações de resumo.

Dependendo do tipo de dados da coluna, você pode filtrar intervalos numéricos específicos, intervalos de datas, valores individuais, top10, bottom 10 etc. , o Zoho Analytics também permite que você aplique vários filtros (com base em várias colunas) em um relatório. As opções de filtragem discutidas neste tópico podem ser aplicadas somente quando você estiver projetando um relatório (ou seja, quando estiver no modo de design) e não no modo de exibição.

Para criar um filtro, depois de criar o gráfico necessário (ou visualização dinâmica ou resumida)
  • Selecione o gráfico desejado.
  • Clique na opção Editar Design na barra de ferramentas.

(ou)

  • Clique com o botão direito do mouse no nome do gráfico listado no lado esquerdo do espaço de trabalho e selecione Editar .
  • Clique na aba Filters ao lado da aba Graph na área de design. A aba Filters tem três caixas, como mostrado na captura de tela abaixo. Filter Shelf  (Box) para soltar as colunas, a segunda caixa exibe as opções de filtro e lista todos os valores possíveis para filtragem e a terceira caixa exibe os itens de filtro adicionados.


Demonstração filtros aplicados


  • Arraste e solte as colunas necessárias na prateleira Filtro .

Notes

Observação:

  • No caso de gráficos, você pode usar o ícone Adicionar ao filtro  ) ao lado dos eixos X e Y para adicionar rapidamente as colunas plotadas em relação aos eixos X e Y na guia Filtros .

Depois que uma coluna for descartada, uma lista de todas as opções possíveis para filtragem será exibida na (segunda) caixa à direita de Filter Shelf, conforme mostrado na captura de tela acima. As opções de filtragem fornecidas variam com base no tipo de dados da coluna descartada.






Tipo numérico e monetário:

A tabela a seguir lista todas as opções possíveis para filtrar vários tipos de dados de coluna:

OpçãoDescrição
Valores IndividuaisEsta opção permite que você filtre dados com base em valores individuais da coluna numérica selecionada. Todos os valores individuais possíveis da coluna descartada serão listados na aba de filtro. Você pode selecionar esses valores para filtrá-los.
FaixasEsta opção permite que você filtre dados com base em intervalos numéricos nos quais os valores nas colunas podem ser segmentados. Por exemplo, 0 a 100, 101 a 250 etc. A guia Filtro listará um intervalo sugerido de valores para filtragem. Você pode escolher o intervalo necessário para filtrar. Você também pode adicionar seus próprios intervalos personalizados para filtragem.
N superior/inferior

Esta opção permite que você classifique os registros e filtre um número especificado de registros Top/Bottom. O gráfico será classificado em ordem crescente ou decrescente para ilustrar a classificação.

Por exemplo, Top 10 filtrará os 10 principais valores na coluna e Bottom 10 filtrará os 10 inferiores valores na coluna. Os valores serão computados com base na função agregada aplicada à coluna de filtro. Você também pode especificar outra coluna para classificação.

N% superior/inferiorTop/Bottom N% é similar à opção Top/Bottom N, exceto que retorna N% dos valores da coluna. Por exemplo Top 5%, filtrará os valores top 5% da coluna.



Adicionando novo filtro


Se os valores listados em cada opção não atenderem às suas necessidades, o Zoho Analytics permite que você defina seus próprios valores personalizados. Você pode adicionar seus intervalos personalizados, valores Top/Bottom N e N% clicando no botão Add New Range na opção correspondente.

Tipo de texto:

A coluna de tipo de texto pode ser filtrada usando as seguintes opções.

  • Valor Individual
  • Curinga





Valor Individual

Isso permite que você filtre o gráfico por valor real. Todos os valores distintos da coluna serão listados com uma caixa de seleção. Selecione o valor para incluir ou excluir do gráfico. Você pode selecionar vários valores usando a opção shift + clique . Uma caixa de pesquisa também está disponível para encontrar os valores necessários.



Filtro por valor Individual



Curinga

O filtro curinga permite que você filtre especificando critérios de filtro. A tabela a seguir lista as condições possíveis para filtragem.

OpçãoDescrição
Corresponde exatamenteFiltra todos os valores que correspondem exatamente ao termo de pesquisa.
Não correspondeFiltra todos os valores que não correspondem ao termo de pesquisa.
ConterFiltra todos os valores que contêm o termo de pesquisa.
Não contémFiltra todos os valores que não contêm o termo de pesquisa.
Comece comFiltra todos os valores que começam com o termo de pesquisa.
Não começa comFiltra todos os valores que não começam com o termo de pesquisa.
Terminar comFiltra todos os valores que terminam com o termo de pesquisa.
Não termina comFiltra todos os valores que não terminam com o termo de pesquisa.

Você pode construir critérios de filtro com múltiplas condições e unir a condição usando o operador (AND) ou (OR). Você pode especificar o operador de junção clicando no link adjacente às condições.

Filtro Curinga

Por padrão, as condições da última para a primeira serão agrupadas. Ou seja, quando você tem três condições, a terceira e a segunda serão unidas, e o resultado será então unido com a primeira. Você pode alterar o agrupamento padrão das condições, se necessário. Para modificar, clique no link Editar ao lado da Expressão de Critérios . Modifique os critérios de filtro conforme necessário e clique em OK .

Filtro Curinga

Notes

Observação: 

  • Os termos de pesquisa não diferenciam maiúsculas de minúsculas.
  • Você pode especificar até 15 condições para filtrar dados.






Tipo de data:

As tabelas a seguir listam todas as opções possíveis para filtrar colunas do tipo DATA.
Quando você seleciona Valores reais para uma coluna Data colocada na divisória Filtro , as seguintes opções estão disponíveis para filtragem.
OpçãoDescrição
AnoSelecione esta opção para filtrar valores de data com base em anos específicos
TrimestreSelecione esta opção para filtrar valores de data com base em trimestres específicos
MêsSelecione esta opção para filtrar valores de data com base em meses específicos
SemanaSelecione esta opção para filtrar valores de data com base em semanas específicas
DataSelecione esta opção para filtrar com base em valores de data específicos
Data e horaSelecione esta opção para filtrar com base em valores específicos de data e hora
FaixasSelecione esta opção para filtrar valores com base em intervalos de datas específicos

Para inserir um intervalo de datas personalizado, na opção Intervalos, clique em Adicionar novo intervalo . Na caixa de diálogo Adicionar novo intervalo que aparece, digite as datas nas caixas De e Para ou clique no ícone de calendário para abrir o calendário e selecionar as datas necessárias e, em seguida, clique em Adicionar .

Adicionando Nova Gama

Quando você seleciona Sazonal para uma coluna Data inserida na prateleira Filtro, as seguintes opções estão disponíveis para filtragem.

OpçãoDescrição
TrimestreSelecione esta opção para filtrar valores de data com base em trimestres presentes em todos os anos na coluna. Por exemplo, Q1, Q2.
MêsSelecione esta opção para filtrar valores de data com base em meses em todos os anos. Por exemplo, janeiro, fevereiro.
SemanaSelecione esta opção para filtrar valores de data com base em semanas em todos os anos. Por exemplo, Semana 1, Semana 2.
Dia da semanaSelecione esta opção para filtrar valores de data com base no dia da semana em todos os anos. Por exemplo, domingo, segunda-feira.
Dia do mêsSelecione esta opção para filtrar valores de data com base no dia do mês em todas as datas. Por exemplo, de 1 a 31.
HoraSelecione esta opção para filtrar valores de data com base em horas em um dia. Por exemplo, 0 a 23 horas

Quando você seleciona Relativo para uma coluna Data inserida na divisória Filtro, as seguintes opções estão disponíveis para filtragem.

OpçãoDescrição
ComumSelecione esta opção para filtrar valores de dados com base nos períodos relativos comuns (relativos ao tempo atual). Por exemplo, Última 1 hora, Hoje, Este mês etc.
TrimestreSelecione esta opção para filtrar valores de dados com base em trimestres de período relativos, por exemplo, este trimestre, últimos 3 trimestres, próximo trimestre etc.
MêsSelecione esta opção para filtrar valores de dados com base em meses de período relativos, por exemplo, último mês, próximos 6 meses, etc.
SemanaSelecione esta opção para filtrar valores de dados com base no período relativo da semana, por exemplo, esta semana, últimas 3 semanas, etc.
DiaSelecione esta opção para filtrar valores de dados com base no dia do período relativo, por exemplo, hoje, próximos 5 dias, etc.
HoraSelecione esta opção para filtrar valores de dados com base no período relativo de horas, por exemplo, última hora, últimas 12 horas, etc.

Após você ter descartado a coluna e selecionado um ou mais valores para filtrar os itens de filtro selecionados aparecem na terceira caixa à direita. Você pode Incluir ou Excluir os valores selecionados do relatório que você está projetando escolhendo a opção apropriada na parte superior desta caixa de itens de filtro.



Depois de terminar de selecionar os filtros apropriados, selecione o link Click here to Generate Graph ou o botão View Mode na barra de ferramentas. Observe que somente os dados que correspondem aos filtros que você definiu serão exibidos.

Notes
Observação:
  • Você pode aplicar qualquer número de filtros para um relatório que você cria. Quando vários filtros são aplicados, os dados são filtrados adicionando todas as condições do filtro, ou seja, todas as condições do filtro devem ser atendidas para que os dados sejam mostrados como parte do relatório.



Filtros de usuário

O Zoho Analytics permite que você inclua capacidade de filtragem dinâmica no modo de visualização de relatórios por meio de Filtros de Usuário . Os filtros de usuário permitem que seus usuários que acessam o relatório apliquem filtros nos dados do relatório exibidos usando as colunas de filtro expostas como parte dos Filtros de Usuário. As colunas de filtro incluídas nos Filtros de Usuário podem ser exibidas usando uma variedade de componentes de exibição, como caixa suspensa, controle deslizante, seletor de intervalo de datas etc., de acordo com suas necessidades.

As seções a seguir descrevem em detalhes os Filtros de Usuário para vários tipos de colunas (Tipos de Dados).

Filtros de usuário para tipo de coluna de sequência (categórica)






Filtros de usuário para tipo de coluna numérica e monetária



 

Filtros de usuário para tipo de coluna de data






Como funcionam os filtros de usuário?

O Zoho Analytics permite que você forneça vários filtros de usuário em um relatório. Os usuários que visualizam o relatório podem aplicar qualquer número de filtros de usuário fornecidos, em qualquer ordem que desejarem. Quando um usuário aplica mais de um filtro de usuário em um relatório, os dados são por AND'ing todas as condições do filtro, ou seja, todas as condições do filtro devem ser atendidas para que os dados sejam mostrados como parte do relatório.





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