É hora de analisar como as empresas de serviços que usam um software de gerenciamento de projetos como o Zoho Projects podem utilizar o Zoho Analytics para obter insights para monitorar o ROI e o desempenho gerais do projeto. Considere Sophia, que administra uma consultoria de TI onde o lema é "tempo é dinheiro". Vamos discutir alguns relatórios importantes que beneficiarão alguém em sua posição.
Análise de horas faturáveis
Para os negócios de Sophia, as horas faturáveis estão diretamente relacionadas à lucratividade de um projeto, o que pode impactar os resultados da empresa. Portanto, seus objetivos gêmeos seriam minimizar as atividades não faturáveis e, posteriormente, maximizar as horas faturadas pelo trabalho do cliente.
Os relatórios a seguir mostram a distribuição de horas faturáveis versus horas não faturáveis e a porcentagem geral de faturamento entre os projetos. Isso ajuda Sophia a identificar os projetos que estão consumindo muitas horas não faturáveis e a ver se há a possibilidade de controlá-los.
Exemplos de gráficos no Zoho AnalyticsEla pode visualizar ainda mais a pilha de horas faturáveis - não faturáveis por recursos individuais. Isso pode ajudá-la a otimizar as horas faturáveis no nível do recurso.
Horas faturáveis
Ela também pode visualizar a tendência geral de cobrança por horas e porcentagem em qualquer período de tempo. Nesse caso, nos últimos 12 meses.
Tendências de horas nos últimos 12 meses
Agora, Sophia pode comparar o total de horas cobradas todos os meses com um limite mínimo necessário para o bom andamento da empresa. Isso a ajuda a identificar meses em que as horas faturáveis ficaram abaixo das expectativas.
Qual a importância desses relatórios para os negócios de Sophia? Eles podem ajudá-la a entender melhor as flutuações nas horas faturáveis em geral, especialmente durante os meses de forte aumento ou queda.
Análise de receita faturável
Tínhamos discutido anteriormente que "tempo é dinheiro" para os negócios de Sophia. Mas ela pode realizar o dinheiro em mãos somente se a receita for acumulada do cliente pelas horas faturadas. O valor total cobrado por diferentes projetos nos últimos meses pode ser visto por ela, como mostrado abaixo.
Análise de receita faturável O valor faturável médio por mês por projeto é uma medida do potencial de receita. Sophia pode maximizar sua receita faturável total apenas se otimizar as horas faturáveis de cada projeto de acordo com seu potencial de receita. Usando a análise da receita faturável e das horas faturáveis, ela pode identificar os projetos de alto e baixo desempenho e os recursos individuais, que definitivamente poderiam ajudá-la no futuro curso de ação.
Análise de ROI: planejamento versus atualização
Para todos os planos que Sophia faz para melhorar as horas faturáveis e a receita, sua eficácia de ROI (ou) só pode ser vista a partir dos resultados reais. Qualquer melhoria adicional ou ação corretiva não pode acontecer sem analisar a comparação planejada versus real.
Análise de ROI: planejamento versus atualização
Embora estes sejam apenas alguns exemplos, o Zoho Analytics oferece relatórios muito mais predefinidos para gerenciamento e desempenho de projetos. Além disso, é possível criar relatórios personalizados para quaisquer requisitos específicos.
Vimos como o Zoho Analytics é útil para Sophia monitorar o desempenho geral do projeto por horas faturáveis e pela receita acumulada, além de identificar o escopo e as oportunidades de melhoria em termos de ROI. Como Sophia, se você está no ramo de serviços ou consultoria, onde os projetos se tornam cada vez mais ágeis, as idéias oferecidas pelo Zoho Analytics podem atendê-lo corretamente para alcançar seus principais objetivos de negócios.