Crie Portais Personalizados de Análise com o Zoho Analytics

Como Criar e Personalizar um Portal de Análise no Zoho Analytics

Criando Portal

O Portal permite que você organize relatórios e painéis que você criou em páginas e publique-os como um microsite para fácil acesso aos seus usuários. Você pode criar várias páginas no seu portal. Cada página será associada a um espaço de trabalho da qual você pode adicionar relatórios e painéis na página. 

Habilitar avaliação do portal de análise

O Zoho Analytics fornece a você um teste de 15 dias para o recurso Analytics Portal. Você pode habilitar o teste seguindo as etapas abaixo. 

  1. Clique no ícone Configurações da organização no canto superior direito. 


    Botão de configuação


  2. A página Configurações será aberta. Abra a aba Portal.


    Tela criação de portal


  3. Clique no botão Criar Novo Portal. Uma caixa de diálogo de confirmação para habilitar o teste será aberta.


    Aviso de Free Trial


  4. Clique em Habilitar teste. Um teste de 15 dias do Analytics Portal será habilitado para sua conta. 

Criando um portal de análise

Esta seção explica como criar um portal de análise. 

  1. Clique no ícone Configurações da organização no canto superior direito. 


    Botão de configurações


  2. A página Configurações será aberta. Abra a aba Portal


    Tela criação de portal


  3. Clique no botão Criar Novo Portal. A caixa de diálogo Criar Novo Portal será aberta.


    Configuração de nome do novo Portal


  4. No campo Nome do Portal, especifique um nome para seu portal. Você deve escolher um nome exclusivo para seu portal em todos os portais do Zoho Analytics. A disponibilidade do nome do portal será indicada na caixa de diálogo. 
    A URL do portal será baseada neste nome. Ou seja, se você escolher o nome do seu portal como Finepick, a URL do portal será finepick.zohoanalyticsportal.com. 
  5. Selecione a caixa de seleção Adicionar todos os usuários do Zoho Analytics a este portal para adicionar todos os usuários da sua organização a este portal. 
    Observação: os usuários adicionados não poderão acessar nenhuma página no portal até que você conceda permissão para o portal. 
  6. Escolha um modelo para o portal e clique em Avançar.


    Escolha do Template


  7. A caixa de diálogo Criar Página será aberta. Especifique um nome para a página no campo Nome da Página.


    Confirmação para criação do portal


  8. No menu suspenso Selecione Espaço de Trabalho, selecione o espaço de trabalho do Zoho Analytics que você deseja associar a esta página. Você poderá adicionar quaisquer visualizações (relatórios e painéis) deste espaço de trabalho a esta página. 
  9. Clique em Criar. Um portal será criado e o Criador de portais será aberto. Você pode projetar seu portal aqui. 


Construtor de Portal

Criador de portais permite que você projete e construa o portal que se adapta às suas necessidades. Você pode organizar a página em um layout de coluna única ou dupla. 


Tela do Portal


Adicionando visualizações em uma página

Todas as visualizações presentes no espaço de trabalho associado serão listadas à esquerda. Você pode simplesmente arrastar e soltar visualizações no designer do portal. Você pode adicionar até 10 relatórios e 1 painel em uma página. 


Tela de adição de gráficos no portal


Adicionando Elementos

A aba Elementos , à esquerda, permite que você adicione os seguintes elementos avançados à página arrastando e soltando-os. 
  • Texto
    • Cabeçalho 
    • Parágrafo
  • Imagens
    • Imagem
    • Imagem com texto
    • Imagem com Título e Texto
  • Divisores
    • Divisor
    •  Divisor com Ícone 
    • Divisor com texto
  • Outros
    •  Mapa do Google 
    •  Vídeo 
    •  Incorporar 


      Elementos de um portal


Organizando o Layout

Você pode organizar as visualizações/elementos em uma página em um layout de coluna única ou dupla. 

Para organizar os elementos, selecione a visualização ou elemento adicionado. Um menu contextual aparecerá com as seguintes opções para editá-lo:
  • Ícone Mover - Segure este ícone para arrastar a visualização para o local desejado na página. 
  • Ícone Editar - Clique aqui para editar a altura da visualização/elemento na página. 
  • Ícone de lixeira - Clique aqui para excluir a visualização/elemento na página. 
  • Ícone Expandir/Contrair - Clique aqui para expandir a visualização/elemento para o layout completo ou contraí-lo.


Opções de ajuste de elementos do portal


NotesObservação : para criar uma página com um layout flexível (não apenas layout de coluna única ou dupla), você pode criar um painel com todas as visualizações e elementos necessários no layout desejado e inseri-lo na página.





Adicionando Páginas

Você pode adicionar várias páginas no seu portal. Cada página será associada a um espaço de trabalho específico. Você poderá adicionar visualizações para o espaço de trabalho correspondente na página. Você pode adicionar até 30 páginas em um portal.
Siga os passos abaixo para adicionar uma página.
  1. Clique no link Adicionar página.


    Imagem de um Portal Zoho Analytics


  2. A caixa de diálogo Criar Página será aberta. Especifique um nome exclusivo para a página no campo Nome da Página.

     
    Janela para criação de Paginas


  3. No menu suspenso Selecionar espaço de trabalho, selecione o espaço de trabalho que você deseja associar a esta página. 
  4. Clique em Criar. A página será criada. 

Configurações do construtor

As Configurações do criador de portais permitem que você personalize a aparência do seu portal. Clique no botão Configurações no canto superior direito para editar a aparência do portal.


Botão de configuração do portal


A página Configurações será aberta com as seguintes guias. 

  • Páginas - Permite personalizar as Páginas no Portal.
  • Menu - Permite personalizar o menu para navegar entre as páginas. 
  • Modelo - Permite personalizar o tema do portal.


    Demostração de páginas existentes


Páginas

A aba Paginas permite que você personalize as páginas no Portal. Você pode adicionar, excluir ou renomear a página aqui. 

Adicionar página

Para adicionar uma página, clique no botão Adicionar página na parte superior.


Botão adição de páginas


Renomear Página

Para renomear uma página, clique no ícone de edição que aparece ao passar o mouse. A caixa de diálogo Renomear Página será aberta. Modifique o nome e clique em Ok .


Renomear Página


Excluir página

Para excluir uma página, selecione-a e clique no botão Excluir na parte superior ou clique no ícone Lixeira que aparece ao passar o mouse.


Deleção de Página


Lixo

Clique no botão Lixeira no canto superior direito para abrir a Página da Lixeira. Ela lista todas as páginas excluídas. Você pode restaurar páginas daqui, se necessário. Para restaurar uma página, selecione-a e clique no botão Restaurar no topo ou clique no ícone de restauração que aparece ao passar o mouse.


Lixeira de Páginas


A aba Menu permite que você personalize o menu para navegar entre as páginas. Todas as páginas no portal serão listadas aqui. Segure e arraste as páginas para organizá-las conforme necessário. Você pode organizar páginas dentro de uma página com hierarquia de três níveis.


Ordenação de menus


Menu no tema do painel esquerdo


Demonstração do menu na lateral esquerda


Menu no tema do painel superior


Demonstração do menu na parte superior


Modelo

O Template permite que você personalize o tema do portal. Você pode escolher aplicar um dos quatro temas disponíveis. 

  • Painel esquerdo Tema claro
  • Painel esquerdo Tema escuro
  • Painel superior Tema claro
  • Painel superior Tema escuro


Seleção de templates


Publicar

Seus usuários poderão acessar o Portal ou ver a última modificação somente quando ela for publicada.

Depois de salvar todas as alterações no seu portal, verifique as mesmas usando a Prévia do Portal. Você poderá visualizar como o portal ficará na web, no celular e no tablet.



Prévia do portal


Clique no botão Publicar no canto superior direito para publicar. O Portal será publicado e todos os usuários poderão acessá-lo. 


Botão Publicar Portal


Notes

Observação:

  • Os portais podem ser publicados somente quando estiverem no estado "Habilitado". 
  • Portais não podem ser publicados com a permissão sem login. Todos os usuários precisam fazer login para acessar o portal. 
  • Qualquer modificação feita no portal após a publicação será salva apenas como rascunho e não ficará visível para os usuários até que seja publicada novamente. 




Para consultoria especializada Zoho Analyticsconsulte um Zoho Expert, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547

    Fale com os Zoho Experts

    WhatsApp:  Whatsapp 11 93937 1547    Site: itgoal.com.br     Email: comercial@itgoal.com.br

      • Recent Articles

      • Enviar e receber e-mails no Zoho CRM

        Obter o contexto de vendas para a comunicação de e-mail, enviando e recebendo e-mails diretamente do Zoho CRM. Com o complemento Zoho Mail, você pode enviar e-mails para seus módulos de leads, contatos e negociações. Você não precisa alternar para o ...
      • Resposta automática de e-mail no Zoho Mail

        O Zoho Mail é a ferramenta com resposta automática que impulsiona a comunicação interna e externa da sua empresa. Continue nos acompanhando e conheça essa plataforma. Se você deseja impulsionar os mecanismos de comunicação que a sua empresa está ...
      • Configuração de formulários da web no Zoho CRM

        A criação de um formulário da web envolve três etapas: Criando o formulário – arraste e solte campos para criar um formulário e formatá-lo facilmente com o editor WYSIWYG. Especificando os detalhes do formulário – adicione detalhes, como nome do ...
      • Personalize o layout dos resultados da pesquisa no Zoho CRM

        Como você já sabe, você pode pesquisar registros usando a opção Global Search. Por exemplo, você quer buscar os detalhes de um contato chamado Smith, simplesmente digite a palavra-chave "Smith" na caixa de texto Search e Voilá! Você verá os detalhes ...
      • Regra de resposta automática para formulários da web no Zoho CRM

        O recurso Regra de Resposta Automática permite enviar e-mails automatizados quando leads, contatos, casos ou registros dos módulos personalizados são gerados por meio de formulários da web. Quando um lead é gerado por meio de formulários da web, você ...
      • Popular Articles

      • Como posso alterar ou redefinir a senha da Conta do Google?

        Sua senha da Conta do Google é a mesma usada em outros produtos do Google, como Gmail e YouTube. Se esquecer sua senha e quiser redefini-la ou alterá-la por razões de segurança, siga as etapas abaixo. SENHA ESQUECIDA Caso não saiba a senha da sua ...
      • Como alterar ou redefinir minha senha do Zoho?

        Sua conta Zoho é a chave para acessar uma gama de ferramentas poderosas que podem impulsionar sua produtividade e o sucesso do seu negócio. No entanto, com grande poder vem uma grande responsabilidade – proteger sua conta com uma senha forte é ...
      • Zoho Mail offline

        Apesar da crescente popularidade dos aplicativos de mensagens, o email manteve seu trono como o principal modo de comunicação oficial. A verificação de e-mails tornou-se sinônimo de trabalho, e o trabalho não se limita mais ao escritório. ...
      • Adicionando Alias (apelidos) no Zoho Mail

        Quando um usuário tem vários endereços de e-mail para a mesma conta, o endereço de e-mail adicional pode ser configurado como um alias de e-mail para a conta. Os aliases de e-mail são particularmente úteis para administrar vários domínios. Quando uma ...
      • Você conheçe o botão de Ítens Recentes no Zoho CRM?

           ÍTENS RECENTES. Você conhece o ícone   Ítens Recentes no canto inferior direito, da tela do CRM Zoho ?   Este botão é muito usado no CRM Zoho e serve para visualizar os últimos 20 ítens acessados. Seja ele, um “Cliente”, um “Negócio”, um “Evento”, ...
      • Related Articles

      • Como Criar Apresentações de Slides Avançadas no Zoho Analytics | Guias e Dicas

        O Advanced Slideshow é um recurso poderoso de narrativa de dados que permite que você crie apresentações imersivas combinando visualizações criadas no Zoho Analytics. Junto com as visualizações, adicione elementos narrativos - texto, infográficos, ...
      • Crie relatórios no Zoho Analytics

        O Zoho Analytics oferece uma ampla variedade de opções de relatório, como gráficos, tabelas dinâmicas, visualizações de resumo e visualizações de tabela. Isso permite que você analise facilmente seus dados e obtenha excelentes insights. O designer ...
      • Como criar relatórios no Zoho Desk

        Você pode criar novos relatórios específicos de módulo vinculando alguns dos outros módulos multifuncionais. Por exemplo, você pode criar um relatório no módulo de tickets vinculando outros módulos, como Contatos, Contas, Entrada de tempo e outros. ...
      • Personalização de temas e guias no Zoho Analytics

        Personalização do tema Os temas permitem que você aprimore o apelo visual de seu aplicativo Zoho Analytics, que fornece as seguintes opções de personalização. Habilitando o Modo Noturno; Aplicando temas; Adicionando imagens; Personalizando guias. ...
      • Gerenciar configurações de e-mail no Zoho Analytics

        A configuração de e-mail permite que você gerencie os ajustes de e-mail para os e-mails acionados pelo Zoho Analytics. Você pode enviar e-mails para seus usuários através do Zoho Analytics nos seguintes cenários: Relatórios por e-mail; E-mails de ...