Como criar relatórios no Zoho Desk

Como criar relatórios no Zoho Desk

Você pode criar novos relatórios específicos de módulo vinculando alguns dos outros módulos multifuncionais. Por exemplo, você pode criar um relatório no módulo de tickets vinculando outros módulos, como Contatos, Contas, Entrada de tempo e outros.



Tipos de relatório

  • Relatório tabular : exibe os dados sem subtotais no relatório. Use esse tipo de relatório para criar listas de tickets vencidos, exibição consolidada de contatos e outros.
  • Relatório resumido : exibe os dados junto com subtotais, agrupamentos e outras informações resumidas.
  • Relatório de matriz : exibe os dados resumidos em uma grade nas colunas horizontais e verticais.

Criando Relatórios

Você pode criar novos relatórios de acordo com os requisitos da sua organização. A personalização de um relatório envolve as seguintes etapas:
  • Selecione o módulo e os módulos multifuncionais correspondentes
  • Selecione o tipo de relatório (relatório de tabela, resumo ou matriz)
  • Selecione as colunas do relatório
  • Agrupe as colunas
  • Selecione as funções de cálculo
  • Especifique os filtros de classificação avançados
  • Salve o relatório na pasta

Etapa 1: Selecione um módulo e os módulos multifuncionais

  1. Clique no módulo Relatórios . 
  2. Na página Visão geral dos relatórios , clique na   guia Relatórios no painel esquerdo.
  3. Na  página inicial de relatórios, clique em Adicionar relatório .
  4. Na página Adicionar relatório, faça o seguinte: 
    • Selecione o módulo principal na lista suspensa.
    • Selecione os módulos multifuncionais na caixa de listagem Módulos relacionados .
      Você pode usar os campos nos Módulos relacionados para definir critérios, adicionar colunas e selecionar colunas ao total.
  5. Clique em Continue.
Criando relatórios no Zoho DeskCriando relatórios no Zoho Desk

Etapa 2: selecione o tipo de relatório

  1. Na página Adicionar Relatório, na guia Tipo de Relatório , selecione uma das seguintes opções de relatório:
Tipos de relatórios no Zoho DeskTipos de relatórios no Zoho Desk
  • Relatório tabular
  • Relatório de resumo
  • Relatório de matriz
Nota:
  • Você pode executar ou salvar o relatório a qualquer momento enquanto o cria.
  • Quando você seleciona o  Relatório de resumo , a   guia Agrupamento também estará disponível.
  • Quando você clica no botão Executar , o sistema solicitará que você salve o relatório. O relatório é salvo temporariamente e, em seguida, é gerada uma visualização do relatório.
  • Quando você clica no botão Salvar , o relatório é salvo na pasta que você especificar.

Etapa 3: selecione as colunas do relatório

  1. Na página Adicionar Relatório , clique na guia Colunas .
  2. Faça o seguinte para selecionar as colunas a serem exibidas no seu relatório:
    • Selecione as colunas na caixa de listagem Colunas disponíveis .
    • Clique em Adicionar .
      As colunas serão adicionadas à caixa de listagem Colunas selecionadas .
    • Use as teclas de seta para cima e para baixo para classificar a ordem de exibição das colunas.
    • Selecione o nome da coluna e clique no ícone Excluir ( X ) para excluir a coluna selecionada.
  3. Depois de selecionar as colunas do relatório, clique na guia Agrupamento se você estiver usando o Relatório resumido. Caso contrário, clique na guia Colunas no total (consulte a Etapa 5).
Selecionando colunas para o relatórioSelecionando colunas para o relatório

Etapa 4: agrupando colunas do relatório

  1. Na página Adicionar Relatório , clique na guia Agrupamento .
    Essa guia está disponível apenas quando você seleciona Relatórios de resumo na guia Tipo de relatório .
  2. Na página Agrupamento , você pode agrupar os registros com base nos critérios de agrupamento especificados.
  3. Selecione os valores das respectivas listas.
  4. Selecione Crescente ou Decrescente na lista Ordem de classificação.

Etapa 5: selecione as funções de cálculo

  1. Na página Adicionar Relatório , clique na guia Colunas no Total .
  2. Na seção Colunas ao total , selecione as funções de cálculo necessárias ( Soma, Média, Valor mais baixo, Maior valor ).

Etapa 6: especificar filtros de classificação avançados

  1. Na página Adicionar Relatório , clique na guia Critérios .
  2. Na seção Critérios , selecione os critérios adicionais para o relatório.
Adicionando critérios ao relatórioAdicionando critérios ao relatório
Depois de concluir a personalização do relatório, siga um destes procedimentos:
    • Clique em Executar para visualizar o relatório.
    • Clique em Salvar .
    • Clique em Cancelar .

Etapa 7: salvar o relatório na pasta

  1. Na página Adicionar Relatório , clique em Executar ou Salvar.
    Observe que você pode executar o relatório somente depois de salvá-lo.
  2. Na caixa de diálogo Salvar relatório , faça o seguinte:
    • Digite o nome do relatório .
    • Digite a Descrição do relatório.
    • Selecione a pasta do relatório na qual o relatório deve ser armazenado.
  3. Clique em Salvar .

Criando pastas de relatório

Por padrão, os relatórios são armazenados em diferentes categorias. Você pode criar pastas pessoais ou públicas para armazenar os relatórios usados com frequência em uma pasta comum para facilitar o acesso.

Para criar pastas de relatório:

  1. Clique no módulo Relatórios . 
  2. Na  página Visão geral dos  relatórios , clique na guia Relatórios no painel esquerdo.
  3. Na página inicial de relatórios , clique em Adicionar pasta de relatórios .
  4. Na página Adicionar Pasta de Relatório , faça o seguinte: 
    • Digite o nome da pasta .
    • Digite a descrição da pasta .
  5. Selecione Configurações de visibilidade : 
    • Somente eu:  selecione se você deseja ativar o acesso à pasta apenas para você.
    • Todos os agentes:  selecione se você deseja ativar o acesso à pasta para todos os agentes.
    • Agentes específicos: selecione os agentes, equipes ou funções de usuário que podem acessar a pasta.
  6. Clique em Salvar .
Nota:
  • Todas as pastas de relatórios são visíveis publicamente, mas os relatórios dentro da pasta podem ser tornados privados.

Visualizando Relatórios

Para acessar relatórios padrão na guia Relatórios, clique no relatório específico (por exemplo, Lista de endereços de contatos da conta e Relatórios de contatos) na pasta Relatórios (por exemplo, Relatórios de tickets, Relatórios de Contas e Contatos e outros).

Para visualizar o relatório:

  1. Clique no módulo Relatórios .
  2. Na  página Visão geral dos relatórios , clique na guia Relatórios no painel esquerdo.
  3. Na página inicial de relatórios, clique no grupo de relatórios necessário.
  4. Na lista de relatórios que são exibidos, clique no link do relatório necessário.
  5. Clique no link Editar para modificar o Nome do relatório, os detalhes da pasta e a Descrição de um relatório.
  6. Na página Relatórios , você pode fazer o seguinte:
    • Exportar: use esta opção para exportar e salvar o relatório no formato Excel, CSV ou PDF na sua unidade local.
    • Salvar como: use esta opção para salvar o relatório com um novo nome. Essa opção é útil quando você filtra um conjunto de dados específico e o salva para referência futura.
    • Personalizar: esse recurso é usado para personalizar o relatório em relação aos tipos, colunas, agrupamentos, critérios de filtro no relatório, etc.
    • Recarregar: use esta opção para atualizar ou atualizar o conteúdo da página.
    • Ocultar detalhes / Mostrar detalhes: clique em Ocultar detalhes para ocultar os detalhes do relatório e clique em Mostrar detalhes para ver os detalhes ocultos do relatório.
    • Criar gráfico: esse recurso permite criar gráficos (como diagramas de barras, gráficos de pizza, gráficos de linhas, gráficos de funil) com base nos detalhes do relatório selecionado.
  7. Clique em  Personalizar e faça as alterações necessárias no relatório.
  8. Clique em Salvar .

Exclusão de relatórios

Periodicamente, você pode excluir alguns dos relatórios desnecessários. Observe que você pode excluir apenas os relatórios que você criou. 

Para excluir relatórios:

  1. Clique no módulo Relatórios . 
  2. Na  página Visão geral dos  relatórios , clique na   guia Relatórios no painel esquerdo.
  3. Na página inicial de relatórios , clique no link Excluir correspondente ao relatório que você deseja excluir.
    O relatório será excluído instantaneamente.



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