O Sandbox imita seu ambiente de produção, permitindo que você teste cenários de negócios em tempo real com dados de CRM e implemente as configurações do sandbox para produção sem nenhum impacto nos dados originais.
Exemplos:
- Crie um blueprint, simule um processo e implante-o na conta principal do CRM sem fazer nenhuma alteração no ambiente ativo até que tudo esteja funcionando sem problemas;
- Como administrador, você pode alterar a hierarquia da organização para testar o comportamento dos dados do CRM, verificar se as propriedades de compartilhamento de dados na organização foram afetadas e implantar apenas as alterações necessárias na conta 'pai'.
Exibir alterações antes da implantação
Após a criação de um sandbox, as alterações feitas nele serão listadas na lista de conjuntos de alterações no respectivo ambiente de sandbox. As alterações são categorizadas e agregadas com base nos seguintes parâmetros.
- Componentes e itens: mostra todas as alterações feitas (itens) para cada recurso (componente). Por exemplo, se um grupo for criado no sandbox, o grupo será o componente e o nome inserido para esse grupo no sandbox será o item;
- Tipo de registro: mostra em qual módulo as alterações foram feitas;
- Ações: mostra se os itens foram adicionados, atualizados ou excluídos;
- Usuários: mostra quem fez as alterações;
- Data: mostra quando as alterações foram feitas;
- Vinculado: mostra outros itens associados ao item selecionado. Por exemplo, na captura de tela abaixo, o ícone do link mostra que o layout Contatos do Pacífico está associado ao contato secundário do item alterado.
Você também pode filtrar essas alterações com base nos parâmetros clicando no ícone do funil no lado direito da lista do conjunto de alterações, conforme imagem abaixo:
Tipos de implantação
Ao implantar suas alterações na produção, você pode escolher a implantação completa ou parcial, conforme necessário.
- Implantação Completa: Todos os componentes ou itens listados no conjunto de mudanças serão implantados;
- Implementação Parcial: Somente componentes ou itens específicos que você selecionar no conjunto de mudanças serão implementados.
Implantar alterações na produção
Depois de selecionar o tipo de implantação e os itens, a página Iniciar implantação será aberta, permitindo que você verifique se há dependências. Você pode ver quais itens são qualificados e quais têm conflitos.
- Se suas alterações forem qualificadas, não haverá problemas quando as alterações forem implantadas na configuração de produção;
- Se suas alterações estiverem em conflito, você não poderá prosseguir com a implantação, pois as alterações podem causar problemas como substituição de nomes, excesso de limite de recursos, itens 'pai' ausentes.
Quando houver alterações conflitantes, essas alterações não serão enviadas para a implantação até que sejam corrigidas.
Exemplo 1: você tem um módulo chamado "veículo" em sua conta de produção e cria um campo nesse módulo dentro da conta Sandbox. Mas devido a alguns motivos, o módulo do veículo foi excluído. Agora, se você implantar as alterações na configuração de produção, ocorrerá um conflito devido à falta do item 'pai' - neste caso, módulo "veículo".
Exemplo 2: no módulo de veículos, existe um campo chamado "seguro". Quando o mesmo nome é usado para criar um campo no módulo "veículo" dentro do sandbox, ocorre um conflito devido à substituição do nome.
Você pode visualizar os detalhes sobre as implantações qualificadas e em conflito e confirmar a implantação.
Para implantar as alterações do Sandbox na produção:
- Vá para Configuração > Administração de dados > Sandbox;
- Clique no sandbox que deseja implantar;
- Na lista Conjunto de alterações, selecione as alterações que deseja implantar;
- Se você deseja implantar todas as alterações na produção, marque a caixa de seleção à esquerda de Componentes e cabeçalho do item e clique no botão Implantar alterações na produção;
- Se você deseja implantar as alterações parcialmente, marque a caixa de seleção dos componentes específicos e clique no botão Implantar alterações na produção;
- Visualize os detalhes de todas as alterações qualificadas e conflitantes na página Iniciar implantação, corrija quaisquer conflitos e clique no botão Sim, prosseguir.


Pontos para lembrar:
1. Você pode implantar as seguintes configurações para produção da conta do sandbox:
- Perfis;
- Funções;
- Configurações de compartilhamento de dados;
- Grupos;
- Multi Moeda;
- Gestão de Território;
- Automação;
- Costumização;
- Modelos;
- Horários Personalizados;
- Webforms;
- Regras de resposta automática;
- Regras de fluxo de trabalho;
- Planta;
- Traduções;
- feiticeiros;
- Tag;
- Campos de Dependência do Mapa.
Observação: as alterações feitas nas traduções, às vezes, refletem na conta de produção de maneira atrasada, dependendo do tamanho do arquivo.
2. No entanto, o Sandbox atualmente não suporta regras de pontuação;
3. Sandbox permite que você teste o que acontece não apenas quando você adiciona novas configurações, mas também quando você edita ou exclui uma configuração existente;
4. Os e-mails enviados do ambiente Sandbox não serão entregues aos destinatários, são apenas para fins de teste;
5. E-mails acionados por Regras de Fluxo de Trabalho ou Blueprints não serão entregues aos destinatários, no entanto, esses e-mails serão exibidos na lista relacionada a E-mail do registro;
6. Os dados não podem ser migrados para o Sandbox de outras fontes de CRM. No entanto, você pode importar registros ou preencher dados de amostra ou um número selecionado de registros da conta de CRM ativa para módulos específicos;
7. Atualizar um campo no sandbox e implantar as alterações na produção substituirá as propriedades de campo existentes. Por exemplo, se o campo email estiver marcado como "obrigatório" no sandbox e como "campo único" na produção. Em seguida, após a implantação, a propriedade do campo será substituída por obrigatória;
8. Para saber se você está trabalhando no ambiente Sandbox ou na configuração de produção, procure uma fita Sandbox laranja brilhante. Isso é usado para diferenciar o Sandbox de sua configuração de produção;
9. O Sandbox é usado para testar e validar as configurações antes de serem movidas para a conta de produção, portanto, os registros preenchidos, importados ou adicionados manualmente à conta do Sandbox não podem ser implantados na produção;
10. As mudanças implantadas via Sandbox nos últimos 6 meses serão listadas na guia Deployment Logs perto da lista Sandbox.
Acompanhe as mudanças implantadas
Depois de implantar as alterações na conta real, os detalhes sobre a implantação serão listados na guia de logs de implantação.
Disponibilidade:

Permissão Necessária
Os usuários com permissão para Gerenciar Sandbox podem visualizar e filtrar os logs de todos os ambientes de sandbox.
Outros usuários associados a um ambiente de sandbox específico podem apenas visualizar e filtrar os logs desse sandbox específico.
Os logs de implantação exibirão os seguintes detalhes em ordem cronológica.
A data da implantação;
O nome do ambiente de sandbox do qual as alterações foram implantadas;
As mudanças implantadas;
O usuário que implantou as mudanças.
Você pode filtrar os logs usando o nome do sandbox ou filtrar parâmetros como tempo, componente e item, módulo, ação e usuário.

Observação
- No Sandbox, se alguma configuração for atribuída ou associada a um desenvolvedor, as alterações não poderão ser implantadas na conta de produção.
Digamos que uma regra de atribuição configurada esteja no Sandbox, de modo que os registros que correspondam aos critérios sejam atribuídos ao Desenvolvedor. Nesse caso, um conflito será exibido durante a implantação das alterações na conta de produção. O usuário deve ser alterado para implantar as alterações.