O Google Ads é um poderoso programa de publicidade on-line desenvolvido para ajudar você a alcançar novos clientes e aumentar as vendas para sua empresa por meio de anúncios na Pesquisa do Google e na rede de sites parceiros do Google. Ao ajudar você a direcionar mais tráfego para o site de visitantes que provavelmente estão interessados no que sua empresa tem a oferecer, o Google Ads ajuda a capturar Leads mais qualificados para um melhor retorno do seu investimento em marketing on-line (ROI). A flexível plataforma de marketing on-line do Google Ads inclui ferramentas abrangentes de análise e relatórios, oferecendo fácil acesso aos dados necessários para a tomada de decisões estratégicas de marketing para sua empresa.
Se você usa o Google Ads para direcionar clientes em potencial para o seu site e um sistema de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM) para rastrear vendas off-line feitas por telefonemas, e-mails ou vendas diretas, pode ser difícil para sua empresa determinar como seus investimentos em campanhas on-line levar a dados de conversão offline armazenados no Zoho CRM.
Com o Zoho CRM para anúncios do Google, agora você pode importar seus investimentos em marketing do Google Ads para o Zoho CRM para ver quais palavras-chave e campanhas são responsáveis por cada venda off-line. Além disso, você também pode exportar dados de vendas do Zoho CRM para o Google Ads para otimizar melhor seus lances e orçamentos para gerar receita e lucros máximos. Depois de mesclar seu marketing on-line do Google com os dados de vendas off-line do Zoho, as equipes de vendas e publicidade podem aprender quais estratégias de marketing estão gerando o melhor retorno do investimento.
Fluxo Zoho CRM com Google ADS
Ao importar seus dados do Google Ads para o Zoho CRM, agora você pode ver como o seu investimento e estratégia de marketing levaram a vendas off-line rastreadas no Zoho CRM. Agora você pode:
- Atribua diretamente a fonte de Leads e oportunidades geradas no Google Ads.
- Visualize e gerencie um conjunto de relatórios sobre vendas iniciados pelo Google Ads.
Ao exportar suas conversões do Zoho CRM para o Google Ads , você pode otimizar melhor suas campanhas, grupos de anúncios e palavras-chave, vendo exatamente como seu investimento on-line no Google Ads levou a receita e lucro de vendas off-line:
- Veja como os cliques nos seus anúncios levaram a vendas feitas no mundo off-line, por exemplo, por telefone ou por meio de um representante de vendas.
- Entenda quais cliques geram as vendas mais lucrativas.
Permissão necessária
Os usuários com permissão de administrador precisam configurar a integração.
Noções básicas sobre o Zoho CRM para anúncios do Google
Configurações de integração no Zoho CRM
Primeiro, você precisa configurar a integração. Somente usuários com permissão administrativa podem ativar e configurar a integração. A configuração dessa integração envolve as seguintes etapas:
- Autenticação - ative esse recurso e autorize sua conta do Zoho CRM a acessar sua conta do Google Ads.
- Configuração - configure a conta do Google Ads e especifique quais dados você deseja enviar ao Google Ads para conversões off-line.
- Auto - marcação - Ativar a codificação automática, um recurso que automaticamente cria um URL de destino personalizado para ajudá-lo a acompanhar o desempenho do seu anúncio.
- Embalagem - Dê uma olhada nos novos relatórios e painéis que serão adicionados após a instalação dessa integração.
- Rastreamento - adicione snippets de código no seu site e formulário da web para capturar os detalhes de clique do anúncio do Google no Zoho CRM. Esta é uma etapa importante para acompanhar os dados das suas campanhas do Google Ads no CRM. (Consulte as etapas abaixo).
Depois de definir as configurações, é necessário fazer alterações no formulário da web e em todas as páginas da web.
- Adicionar um trecho de código ao código HTML do formulário da Web - Esse código ajuda a extrair os dados que o GCLID captura quando um visitante clica em um anúncio.
GCLID refere-se ao Google Click ID. O Google Ads fornece GCLID exclusivo para cada clique que chega ao seu site a partir de um anúncio do Google Ads. O GCLID fornece informações como campanha publicitária, grupo de anúncios, palavra-chave etc. Essas informações precisam ser repassadas ao banco de dados do cliente (Zoho CRM) junto com as informações principais que você coleta do visitante que preenche o formulário da web. - Adicione o código de rastreamento em todas as páginas da web em seu site. Quando um visitante clica no seu anúncio e chega à sua página de destino, há chances de ele navegar para outras páginas antes de preencher o formulário da web. Nesses casos, esse código de rastreamento mantém um registro do GCLID gerado ao clicar no anúncio.
O que é GCLID?
GCLID refere-se ao Google Click ID. O Google Ads fornece GCLID exclusivo para cada clique que chega ao seu site a partir de um anúncio do Google Ads. O GCLID fornece informações como a campanha, o grupo de anúncios, a palavra-chave e muito mais. Essas informações precisam ser repassadas para sua conta do Zoho CRM, juntamente com as informações principais que você coleta do visitante que preenche o formulário da web.
Compreendendo o mapeamento GCLID no Zoho CRM
Para cada clique no anúncio, o Google gera um ID de clique do Google (GCLID). Esse código processa informações relacionadas à campanha, palavra-chave, grupo de anúncios etc. do anúncio. Então, como esses dados são capturados no Zoho CRM?
Sabemos que quando um anúncio é clicado, o GCLID é criado. Se a pessoa preencher o formulário da Web ao qual o anúncio está conectado, os detalhes do formulário da GCLID e da Web serão enviados ao banco de dados do Zoho CRM. Nesse ponto, os Leads / contatos são criados com os detalhes fornecidos no formulário, mas os detalhes do GCLID não são mapeados para esses Leads / contatos. O Google Ads requer 4-6 horas após o clique no anúncio para processar os detalhes do clique. Portanto, a cada 24 horas, os GCLIDs gerados no clique no anúncio e os Leads adicionados no CRM são mapeados e somente então os dados do Google Ads são adicionados aos respectivos registros no Zoho CRM.
Como a integração funciona
Um visitante pesquisa uma palavra-chave e o Google Ads exibe seu anúncio na Pesquisa do Google.
O visitante clica no anúncio e lê o conteúdo na sua página de destino ou no URL de destino e preenche o formulário de consulta. Nesse ponto, o GCLID é criado e passado para o URL da página de destino. Esse GCLID é usado como um link entre o Google Ads e o Zoho CRM, também é passado para o URL da página de destino.
Anúncios Google Quando o formulário é preenchido e enviado, os detalhes do GCLID são repassados ao Zoho CRM junto com as informações principais coletadas através do formulário da web. Você pode identificar todos os Leads gerados pelo Google Ads.
Leads gerados pelo Google Ads Na página de detalhes do Lead, outras informações do Google Ads estarão disponíveis. Observe que esses detalhes serão atualizados aproximadamente 24 horas após o tempo de criação do Lead.
Os dados de criação de leads são enviados para o Google Ads como uma conversão exclusiva. Isso é baseado na configuração de conversão offline .
Leia também :
Novos elementos adicionados ao Zoho CRM
Guia Anúncios do Google
Uma nova guia será adicionada ao Zoho CRM que lista os detalhes das campanhas, grupos de anúncios, palavras-chave, resumo da conta e falhas de importação de conversão para suas contas do Google Ads. Ele captura informações que incluem cliques, impressões, posição média, nomes de Leads e contatos, gastos, receita etc.
Leads / contatos gerados pelo Google Ads
Sempre que um visitante preencher os detalhes no formulário da Web (Web-to-Lead / Contact), ele será automaticamente roteado para o Zoho CRM. Um novo Lead / contato é criado com um GCLID. 48 a 72 horas após a criação do registro no Zoho CRM, os detalhes na seção Informações sobre anúncios do Google para o Lead / contato serão atualizados.
Uma nova seção será adicionada para os Leads, contatos e potenciais gerados pelo Google Ads. Ele captura detalhes como rede de anúncios, palavra-chave, consulta de pesquisa, tipo de dispositivo, custo por clique, custo por conversão etc.
Exibição em lista
Uma nova exibição em lista, a Exportação de conversão de anúncios do Google, é adicionada a Leads, contatos e potenciais.
Relatórios do Google Ads
Vários relatórios padrão estarão disponíveis, como Leads da campanha do Google, potencial por palavras-chave e os 10 principais clientes do Google Ads. Esses relatórios padrão ajudam a rastrear vários parâmetros e o desempenho dos seus anúncios do Google.
Nota
- Você deve estar executando campanhas de marketing on-line usando o Google Ads.
- Você deve ter acesso a contas da MCC em toda a organização no Google Ads.
- Você deve usar os Web Forms (desenvolvidos pelo Zoho CRM ou por aplicativos de terceiros) para gerar Leads para sua organização.
- Não deve haver incompatibilidade de domínio, se você incorporar formulários da Web como um iFrame nas páginas de entrada.
- A codificação automática é obrigatória para recuperar o GCLID do URL de destino.
- O JavaScript fornecido pelo Zoho CRM não deve ser removido pelos usuários ou pelo CMS (Content Management Systems).
- Você deve ter um perfil de administrador no Zoho CRM para configurar a integração.