Trabalhando com produtos no Zoho CRM

Trabalhando com produtos no Zoho CRM

Os produtos podem ser bens ou serviços, que são vendidos ou adquiridos por sua organização. No Zoho CRM, você pode gerenciar os produtos de toda a empresa que são vendidos aos clientes, bem como adquiridos de fornecedores. Os departamentos de vendas e compras podem usar o módulo Produtos de forma eficaz de acordo com o processo de seu departamento. Se sua organização adquire produtos de fornecedores e depois vende para clientes com uma margem de lucro, os departamentos de vendas e compras podem se coordenar com mais eficiência.

Os departamentos de vendas podem usar o módulo de produtos juntamente com outros módulos, como leads, contas, potenciais, orçamentos, ordens de vendas e faturas. Os departamentos de compras podem usar o módulo junto com fornecedores e pedidos de compra.

Em geral, a página de detalhes do produto contém o nome do produto, nome do fabricante ou revendedor, números de peça, datas de início e término das vendas, datas de início e término do suporte, preço, posição do estoque, para citar alguns.

Disponibilidade

Permissão necessária
Acesso à guia Produtos que inclui as permissões Exibir, Criar, Editar e Excluir.

Verifique a disponibilidade e os limites dos recursos

Campos padrão em produtos

A seguir está a lista de campos padrão definidos pelo Zoho disponíveis no módulo Produtos:

Nome do campo
Descrição
Tipo de dados
Limite Máximo
Nome do Produto*
Especifique o nome do produto. Este campo é obrigatório.
Caixa de texto
Alfanumérico(50)
Proprietário do produto
Selecione o nome do usuário a quem o produto está atribuído.
Lista de escolha
 
Código do produto
Especifique a identificação do produto.
Caixa de texto
Alfanumérico(40)
Produto ativo
Especifique o status do produto.
Caixa de seleção
-
Nome do vendedor
Especifique o nome do fornecedor.
Pesquisa
 
Categoria de produto
Selecione a categoria do produto.
Lista de escolhas
 
Data de início das vendas
Especifique a data em que as vendas do produto começam.
Data
 
Data de término das vendas
Especifique a data em que as vendas do produto terminam.
Data
 
Criado por
Exibe a pessoa que criou o produto pela primeira vez.
Formato de data/hora
 
Modificado por
Exibe a pessoa que modificou o produto.
Formato de data/hora
 
Taxa de comissão
Especifique a taxa de comissão para vender o produto.
Numérico
Decimal
Fabricante
Selecione o nome do fabricante do produto.
Lista de escolhas
-
Preço unitário
Especifique o preço unitário do produto.
Moeda
 
Tributável
Especifique se o produto é um produto tributável.
Caixa de seleção
 
Categoria de Produto
Selecione a categoria do produto.
Lista de escolhas
-
Data de início do suporte
Selecione a data em que o suporte ao produto começa.
Data
-
Data de Expiração do Suporte
Selecione a data em que o suporte ao produto termina.
Data
-
Unidade de uso
Exibe o preço unitário do produto.
Lista de escolhas
Alfanumérico
Quantidade pedida
Especifique o número de unidades.
Caixa de texto
Números inteiros
Quantidade em Estoque
Exibe a quantidade de estoque.
Caixa de texto
Números inteiros
Nível de reabastecimento
Especifique o valor de reabastecimento.
Caixa de texto
Números inteiros
Manipulador
Selecione o usuário do Zoho CRM que está lidando com o produto.
Pesquisa
 
Quantidade em demanda
Exibe a quantidade de demanda.
Caixa de texto
Números inteiros
Descrição
Especifique quaisquer outros detalhes sobre o produto.
Área de texto (texto longo)
32.000 caracteres






Criando produtos

No Zoho CRM, você pode criar produtos...

  • Inserindo dados no formulário de detalhes do produto: você pode preencher manualmente os detalhes do produto coletados de várias fontes externas.
Observação
  1. Os administradores na conta do CRM podem personalizar os campos padrão modificando as propriedades do campo com base em seu processo de negócios, mas não podem renomeá-los;
  2. Os campos Proprietário do Produto e Nome do Produto não podem ser modificados ou removidos;
  3. Usuários do perfil Standard ou que não possuam permissão para Customização de Módulos não poderão fazer alterações nos campos. 

Criar individualmente

Você pode criar produtos individuais:
  • Preenchendo os detalhes no formulário de criação do produto ou;
  • Por clonagem dos produtos com algumas alterações nos detalhes do produto já existente.

Para criar produtos individualmente
  1. No módulo Produtos, clique no Ícone de novo produto ();
  2. Na página Criar produto, insira as informações do produto;
    • Em Informações do produto, marque a caixa de seleção Produto ativo se desejar que o produto recém-criado fique ativo.
      Por padrão, a caixa de seleção está marcada;
  3. Clique em Salvar.

Clonar produtos

Para clonar produtos
  1. Na guia Produtos, clique em um produto específico que deseja clonar.
  2. Na página Detalhes do produto, clique no Ícone Mais () e clique em Clonar;
  3. Na página Clonar produto, modifique os detalhes necessários;
  4. Clique em Salvar.

Associar produto a outros registros

Você pode criar uma visão de 360 graus do produto para exibir todos os detalhes associados, como produtos, registros de problemas, atividades abertas, histórico das atividades concluídas, anexos e notas. Na página Detalhes do produto, você pode atualizar o seguinte:
  • Catálogos de Preços: para adicionar diferentes preços de tabela ao produto;
  • Atividades Abertas: para adicionar tarefas e eventos ao produto;
  • Atividades Fechadas: para exibir as tarefas e eventos fechados para o produto;
  • Casos: para adicionar casos ao produto;
  • Soluções: para agregar soluções ao produto;
  • Anexos: para anexar documentos ao produto;
  • Leads: para adicionar leads ao produto;
  • Contatos: para adicionar contatos ao produto;
  • Potenciais: para adicionar potenciais ao produto;
  • Contas: para adicionar contas ao produto.

Gerar PO para registros abaixo do nível de reabastecimento

Em um cenário de negócios típico, há um atraso entre o momento em que o estoque é solicitado e o momento em que o estoque é recebido. Para lidar com este caso, temos um Nível de Pedido para os produtos. O nível de reabastecimento do produto é o ponto em que um novo pedido deve ser feito para o fornecimento de produtos.

O nível de reabastecimento é definido para que os produtos sejam comprados antes que a empresa fique sem estoque para vender. É sempre definido como um número maior que zero, com base no tempo de recebimento da mercadoria. No Zoho CRM, você pode definir o nível de reabastecimento de cada produto e gerar o pedido de compra para os produtos abaixo do nível de reabastecimento.

Para gerar PO para registros abaixo do nível de reabastecimento

  1. Clique no módulo Produtos;
  2. Na página inicial de produtos, clique no ícone Mais e clique em Gerar pedido de compra para registro abaixo do nível de novo pedido;
  3. Na página Gerar PO para Registro abaixo do Nível de Pedido, selecione o Fornecedor na lista suspensa.
    Observe que apenas os fornecedores cujos produtos estão abaixo do nível de reabastecimento serão exibidos aqui.
    Os produtos abaixo do nível de reabastecimento serão listados na seleção do fornecedor;
  4. Marque a(s) caixa(s) de seleção dos produtos para os quais você precisa gerar os pedidos de compra;
  5. Clique em Gerar Pedido de Compra.
    Você será direcionado para a página Criar ordem de compra.

Atualizar vários preços de lista de um produto

Um produto pode ter vários preços de lista que precisam ser atualizados com frequência. Você pode editá-los a qualquer momento.

Para atualizar preços de lista

1. Entre na sua conta e escolha Produtos;

2. Selecione o produto para o qual deseja atualizar os preços de tabela;

3. Na lista relacionada de Catálogos de preços, clique no link Editar tudo;


   

4. Na seção Editar preços de lista, insira os novos preços manualmente;

   

5. Clique em Salvar preços de lista.





Entenda as atualizações automáticas de informações de ações

Os detalhes da quantidade do produto na seção Informações de estoque são atualizados automaticamente com referência à ordem de venda e ordem de compra e fatura. A seguir está a lógica por trás das atualizações automáticas.

Quantidade em estoque

A quantidade em estoque muda em relação à fatura e ao pedido de compra, assim:

  • A quantidade em estoque aumenta quando um pedido de compra é entregue;
  • A quantidade em estoque diminui quando um pedido de compra já entregue é cancelado;
  • A quantidade em estoque diminui com a criação de uma fatura (isso inclui quando uma cotação ou pedido de venda é convertido em fatura);
  • A quantidade em estoque aumenta com o cancelamento da fatura.

Quantidade em demanda:

  • A quantidade em demanda aumenta quando um pedido de venda é criado;
  • A quantidade em demanda diminui quando um pedido de venda é entregue ou cancelado.
    A quantidade em demanda também diminui quando um pedido de venda é convertido em uma fatura. O estado da encomenda assim convertida muda automaticamente para "entregue".

Quantidade encomendada:

  • A quantidade solicitada aumenta quando uma ordem de compra é criada;
  • A quantidade pedida diminui quando uma ordem de compra é entregue ou cancelada.

Exemplo:
A seguir está um exemplo que mostra como os valores de quantidade variam em diferentes estágios para um determinado cenário.

Você administra uma empresa de móveis. Você tem 15 poltronas em estoque. Você não tem ordem de venda ou ordem de compra. Nesse caso, sua quantidade em estoque seria 15, enquanto sua quantidade em demanda e quantidade pedida seriam 0.

Você recebe um pedido de venda (criado) para 7 cadeiras. Agora, a quantidade em demanda aumenta. As informações do estoque seriam:


Você cria um pedido de compra para 5 cadeiras. Isso resultará em um aumento na quantidade pedida.


Você entrega seu pedido de venda para 7 cadeiras e cria uma fatura para o mesmo. Aqui, sua quantidade em estoque e a quantidade em demanda diminuem de acordo.


Seu pedido de compra de 5 cadeiras foi entregue e seu estoque está cheio novamente.


O fluxo de estoque é, portanto, automatizado à medida que você atualiza o pedido de venda, o pedido de compra e os detalhes da fatura.






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