Os produtos podem ser bens ou serviços, que são vendidos ou adquiridos por sua organização. No Zoho CRM, você pode gerenciar os produtos de toda a empresa que são vendidos aos clientes, bem como adquiridos de fornecedores. Os departamentos de vendas e compras podem usar o módulo Produtos de forma eficaz de acordo com o processo de seu departamento. Se sua organização adquire produtos de fornecedores e depois vende para clientes com uma margem de lucro, os departamentos de vendas e compras podem se coordenar com mais eficiência.
Os departamentos de vendas podem usar o módulo de produtos juntamente com outros módulos, como leads, contas, potenciais, orçamentos, ordens de vendas e faturas. Os departamentos de compras podem usar o módulo junto com fornecedores e pedidos de compra.
Nome do campo | Descrição | Tipo de dados | Limite Máximo |
Nome do Produto* | Especifique o nome do produto. Este campo é obrigatório. | Caixa de texto | Alfanumérico(50) |
Proprietário do produto | Selecione o nome do usuário a quem o produto está atribuído. | Lista de escolha | |
Código do produto | Especifique a identificação do produto. | Caixa de texto | Alfanumérico(40) |
Produto ativo | Especifique o status do produto. | Caixa de seleção | - |
Nome do vendedor | Especifique o nome do fornecedor. | Pesquisa | |
Categoria de produto | Selecione a categoria do produto. | Lista de escolhas | |
Data de início das vendas | Especifique a data em que as vendas do produto começam. | Data | |
Data de término das vendas | Especifique a data em que as vendas do produto terminam. | Data | |
Criado por | Exibe a pessoa que criou o produto pela primeira vez. | Formato de data/hora | |
Modificado por | Exibe a pessoa que modificou o produto. | Formato de data/hora | |
Taxa de comissão | Especifique a taxa de comissão para vender o produto. | Numérico | Decimal |
Fabricante | Selecione o nome do fabricante do produto. | Lista de escolhas | - |
Preço unitário | Especifique o preço unitário do produto. | Moeda | |
Tributável | Especifique se o produto é um produto tributável. | Caixa de seleção | |
Categoria de Produto | Selecione a categoria do produto. | Lista de escolhas | - |
Data de início do suporte | Selecione a data em que o suporte ao produto começa. | Data | - |
Data de Expiração do Suporte | Selecione a data em que o suporte ao produto termina. | Data | - |
Unidade de uso | Exibe o preço unitário do produto. | Lista de escolhas | Alfanumérico |
Quantidade pedida | Especifique o número de unidades. | Caixa de texto | Números inteiros |
Quantidade em Estoque | Exibe a quantidade de estoque. | Caixa de texto | Números inteiros |
Nível de reabastecimento | Especifique o valor de reabastecimento. | Caixa de texto | Números inteiros |
Manipulador | Selecione o usuário do Zoho CRM que está lidando com o produto. | Pesquisa | |
Quantidade em demanda | Exibe a quantidade de demanda. | Caixa de texto | Números inteiros |
Descrição | Especifique quaisquer outros detalhes sobre o produto. | Área de texto (texto longo) | 32.000 caracteres |
No Zoho CRM, você pode criar produtos...
Em um cenário de negócios típico, há um atraso entre o momento em que o estoque é solicitado e o momento em que o estoque é recebido. Para lidar com este caso, temos um Nível de Pedido para os produtos. O nível de reabastecimento do produto é o ponto em que um novo pedido deve ser feito para o fornecimento de produtos.
Para gerar PO para registros abaixo do nível de reabastecimento
Um produto pode ter vários preços de lista que precisam ser atualizados com frequência. Você pode editá-los a qualquer momento.
Para atualizar preços de lista
Os detalhes da quantidade do produto na seção Informações de estoque são atualizados automaticamente com referência à ordem de venda e ordem de compra e fatura. A seguir está a lógica por trás das atualizações automáticas.
A quantidade em estoque muda em relação à fatura e ao pedido de compra, assim:
Exemplo:
A seguir está um exemplo que mostra como os valores de quantidade variam em diferentes estágios para um determinado cenário.
Você administra uma empresa de móveis. Você tem 15 poltronas em estoque. Você não tem ordem de venda ou ordem de compra. Nesse caso, sua quantidade em estoque seria 15, enquanto sua quantidade em demanda e quantidade pedida seriam 0.
Você recebe um pedido de venda (criado) para 7 cadeiras. Agora, a quantidade em demanda aumenta. As informações do estoque seriam:
Você cria um pedido de compra para 5 cadeiras. Isso resultará em um aumento na quantidade pedida.
Você entrega seu pedido de venda para 7 cadeiras e cria uma fatura para o mesmo. Aqui, sua quantidade em estoque e a quantidade em demanda diminuem de acordo.
Seu pedido de compra de 5 cadeiras foi entregue e seu estoque está cheio novamente.
O fluxo de estoque é, portanto, automatizado à medida que você atualiza o pedido de venda, o pedido de compra e os detalhes da fatura.