Como Personalizar o status de ticket no Zoho Desk

Como Personalizar o status de ticket no Zoho Desk

Normalmente, quando os clientes enviam tickets de suporte, você atribui a eles um status que foi configurado para o seu Zoho Desk. Isso ajudará você a saber o número de tickets que foram resolvidos e os que estão abertos no momento. Para começar, você recebe os 4 status a seguir:
  1. Abrir;
  2. Em espera;
  3. Escalado;
  4. Fechadas.
Cada um dos seus tickets em um departamento estará entre um dos status mencionados acima. Você também pode criar status personalizados específicos para seus departamentos para representar os estágios pelos quais um ticket pode passar durante seu processo de suporte. Quando os status estiverem em vigor, você poderá defini-los manualmente ou por meio de uma regra de automação como fluxo de trabalho, macro e similares.

Estado Aberto
Um ticket que acabou de ser criado ou recebido em sua central de suporte é atribuído com Open (aberto). Além disso, quando um cliente responde a um ticket, seu status volta para Aberto, embora esse comportamento possa ser personalizado.

Em espera
Às vezes, um ticket pode ser definido como Em espera se estiver aguardando uma resolução de terceiros. Ou melhor, quando você solicitou mais informações a um cliente. O cronômetro do SLA congelará e os escalonamentos não ocorrerão quando o status de um ticket for definido como Em espera.

Escalado
Quando um ticket não é fechado dentro de um período de vencimento predefinido, ele pode ser escalado. É bastante comum que um ticket seja escalado por meio de gatilhos de SLA. No entanto, seus agentes podem escalar tickets manualmente alterando seu status.

Fechadas
Quando um ticket é fornecido com uma resolução razoável, um agente pode definir seu status como Fechado. Um ticket voltará para Aberto (personalizável pelo usuário) quando seu solicitante enviar uma nova resposta.

Personalizando status de ticket

Você pode adicionar um status de ticket personalizado para acomodar melhor seus fluxos de trabalho de helpdesk em um departamento. Vamos considerar que um cliente apresenta um bug e seu agente não consegue reproduzir o mesmo. Não é incomum o agente solicitar informações adicionais sobre o bug e mover o ticket para um status mais descritivo, como Aguardando o cliente. Isso significa que o ticket volta a funcionar somente quando o cliente responde a ele.






Veja como você pode adicionar um status personalizado:
  1. Clique no ícone Configuração (na barra superior;
  2. Na página inicial de configuração, clique em Status do ticket e em Personalização;
  3. Na página Lista de status, selecione o departamento ao qual deseja adicionar o novo status;
  4. Clique em Adicionar status na área superior direita;
  5. Na página Adicionar novo status de ticket, faça o seguinte:
    • Insira o Nome do status;
    • Selecione o tipo de status. Você pode escolher entre Aberto, Em espera ou Fechado;
    • Marque a caixa de seleção Fall-back to default, se necessário;
  6. Clique em Salvar para atualizar as configurações.




O novo status será adicionado ao menu. Você pode arrastar e soltar os status na ordem de sua preferência para serem exibidos no campo Status. Caso contrário, marque a opção 'Ordenar Valores Alfabeticamente', para listar os status AZ e não na ordem em que foram inseridos.

Observação:
  • Embora você possa adicionar novos status específicos aos departamentos, seus estados (ou seja, Aberto, Fechado etc.) se aplicam à organização. Isso significa que você não pode ter um status mapeado como Aberto em um departamento e Fechado em outro.

Definindo o status padrão

Por padrão, o ticket que acabou de ser criado ou recebido em sua central de suporte é atribuído com o status Aberto. No entanto, você pode definir o status padrão de acordo com suas necessidades.
Para definir um status como padrão:
  1. Clique no ícone Configuração (na barra superior;
  2. Na página inicial de configuração, clique em  Status do ticket em Personalização;
  3. Na página Lista de status, selecione o departamento desejado (quando houver mais de um) no menu suspenso;
  4. Passe o ponteiro do mouse sobre o status que deseja definir como padrão, clique no ícone Mais (  ) e selecione a opção Definir como padrão ();
  5. Suas configurações serão salvas instantaneamente.






Observação:
  • Todos os tickets recebidos serão atribuídos com o status marcado como padrão;
  • opção Definir como padrão está disponível apenas para status no estado Aberto;
  • O status padrão será preenchido automaticamente ao adicionar um ticket por meio do formulário Adicionar ticket;
  • Um ticket fechado assume o status padrão quando recebe uma nova resposta do cliente.

Status de agrupamento

O Zoho Desk classifica seus status de ticket em 3 grupos: os status abertos, os status em espera e os status fechados. Dessa forma, você pode consultar facilmente os tickets que ainda precisam ser trabalhados (abertos), aguardando alguém (em espera) e os resolvidos (fechados).








Ao agrupar os status dos tickets, você também determina quais dos seus tickets serão exibidos nas visualizações personalizadas. Por exemplo, você pode visualizar os tickets que pertencem ao grupo de status Aberto (Aberto e Escalado), fornecendo os critérios de visualização conforme abaixo:





Os critérios de filtro acima também afetarão seus resultados em Automação e Relatórios.

Para atribuir um status a um grupo:
  1. Clique no ícone Configuração (na barra superior;
  2. Na página inicial de configuração, clique em Status do ticket em Personalização;
  3. Na página Lista de status, selecione o departamento desejado (quando houver mais de um) no menu suspenso;
  4. Passe o ponteiro do mouse sobre o status que deseja agrupar, clique no ícone Mais (  ) e selecione a opção Alterar tipo ();
  5. Especifique o status a ser considerado como Aberto, Em espera ou Fechado no menu suspenso;
  6. Clique em Salvar para atualizar as configurações.

Observação:
  • Por padrão, os status Aberto e Escalado são agrupados como Aberto. Da mesma forma, o status Em espera é agrupado como Em espera e o status Fechado é agrupado como Fechado;
  • Idealmente, você adicionará um status personalizado como 'Aguardando o cliente' ao grupo Em espera.

Configurando status fixos

Normalmente, quando um cliente responde a um ticket, seu status será definido como Aberto, independentemente de seu status atual. No entanto, você pode configurar um status como permanente mesmo depois que um cliente enviar uma nova resposta. Por exemplo, um ticket com o status 'Escalado' pode ser impedido de ser padronizado como 'Aberto'.




Para tornar o status fixo:
  1. Clique no ícone Configuração (na barra superior;
  2. Na página inicial de configuração, clique em Status do ticket em Personalização;
  3. Na página Lista de status, selecione o departamento desejado (quando houver mais de um) no menu suspenso;
  4. Desmarque a opção Fall-back to default para os status que pertencem ao grupo Aberto ou Fechado;
  5. Suas configurações serão salvas instantaneamente.




Para consultoria especializada Zoho Deskconsulte um Zoho Expert, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547

    Fale com os Zoho Experts

    WhatsApp:  Whatsapp 11 93937 1547    Site: itgoal.com.br     Email: comercial@itgoal.com.br

      • Recent Articles

      • Integração do WhatsApp Business no Zoho CRM

        Integração do WhatsApp Business O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens de texto mais usados que ganhou imensa popularidade entre as empresas devido aos seus serviços de mensagens rápidas e sem complicações. Uma vez que permite que os clientes ...
      • Organizando suas notas no Zoho CRM

        As notas formam uma parte integral dos registros e desempenham um papel vital no uso do Zoho CRM. Você pode acompanhar o status de seus registros individuais usando notas. Uma rápida olhada nas notas, e qualquer um que queira colaborar e trabalhar no ...
      • Como trabalhar de forma eficiente com o Zoho CRM Calendar

        Para cada profissional de vendas ocupado ou proprietário de negócios, o gerenciamento de calendário é uma missão crítica. Um único compromisso perdido pode quebrar uma oportunidade de negócio que você trabalhou tanto para conseguir. Dado que seu ...
      • Atalhos de teclado no Zoho CRM

        Atalhos de teclado são combinações de pressionamentos de teclas que realizam ações ou funções específicas dentro de um sistema, permitindo que você execute comandos de forma rápida e eficiente. Em vez de usar um mouse para navegar pelos menus e ...
      • Sincronize seu calendário do Zoho Mail com o calendário do Zoho CRM

        Se você estiver usando vários produtos Zoho, você pode estar mantendo seu calendário em cada produto. Por exemplo, você atualiza seus eventos pessoais no Zoho Mail, enquanto mantém seus eventos de vendas no Zoho CRM. No entanto, observe que esses ...
      • Popular Articles

      • Como posso alterar ou redefinir a senha da Conta do Google?

        Sua senha da Conta do Google é a mesma usada em outros produtos do Google, como Gmail e YouTube. Se esquecer sua senha e quiser redefini-la ou alterá-la por razões de segurança, siga as etapas abaixo. SENHA ESQUECIDA Caso não saiba a senha da sua ...
      • Como alterar ou redefinir minha senha do Zoho?

        Sua conta Zoho é a chave para acessar uma gama de ferramentas poderosas que podem impulsionar sua produtividade e o sucesso do seu negócio. No entanto, com grande poder vem uma grande responsabilidade – proteger sua conta com uma senha forte é ...
      • Zoho Mail offline

        Apesar da crescente popularidade dos aplicativos de mensagens, o email manteve seu trono como o principal modo de comunicação oficial. A verificação de e-mails tornou-se sinônimo de trabalho, e o trabalho não se limita mais ao escritório. ...
      • Adicionando Alias (apelidos) no Zoho Mail

        Quando um usuário tem vários endereços de e-mail para a mesma conta, o endereço de e-mail adicional pode ser configurado como um alias de e-mail para a conta. Os aliases de e-mail são particularmente úteis para administrar vários domínios. Quando uma ...
      • Você conheçe o botão de Ítens Recentes no Zoho CRM?

           ÍTENS RECENTES. Você conhece o ícone   Ítens Recentes no canto inferior direito, da tela do CRM Zoho ?   Este botão é muito usado no CRM Zoho e serve para visualizar os últimos 20 ítens acessados. Seja ele, um “Cliente”, um “Negócio”, um “Evento”, ...
      • Related Articles

      • Painel de status do ticket no Zoho Desk

        O Painel de status do ticket foi projetado para fornecer uma visão fácil de entender sobre o status de todos os tickets recebidos em seu suporte técnico. Ele exibe o número de tickets em cada status e estados, a quantidade média de tempo que um ...
      • Criando modelos de ticket no Zoho Desk

        Um modelo de ticket é um conjunto de valores de campo predefinidos que podem ser aplicados a uma solicitação de suporte específica. Ele simplifica a criação do ticket preenchendo previamente os valores quando você envia um ticket manualmente. O ...
      • O que é um Ticket no Zoho Desk?

        O que é um Ticket e de onde ele se origina? Os Tickets, também conhecidos como Chamados ou Atendimentos, são solicitações de suporte enviadas pelos seus clientes. Eles contêm as conversas, prioridade, categoria, status e outras informações que ...
      • Configure seu canal de e-mail no Zoho Desk

        Os e-mails são o meio de comunicação mais usado para que seus clientes enviem tickets ao seu Zoho Desk. Os e-mails recebidos de seus clientes são convertidos em tickets e recebem um ID de ticket exclusivo. Tudo o que você precisa fazer é encaminhar ...
      • Usando a visão geral de relatórios no Zoho Desk

        A Visão Geral de Relatórios fornece um recorte instantâneo em tempo real das principais métricas de sua central de suporte. Além disso, ajuda você a visualizar os padrões e tendências de tickets recebidos, canais de suporte, tempos de resposta e ...