1. O que a ferramenta Translation no Zoho CRM faz?
A tradução é uma ferramenta do Zoho CRM que permite aos administradores do CRM definir os idiomas preferenciais para os usuários em toda a organização. Com a ajuda dessa ferramenta, os nomes dos campos personalizados, os nomes dos campos padrão e os valores da lista de opções são exibidos aos usuários em seus idiomas preferidos.
Por exemplo, sua organização está localizada nos EUA e a preferência de idioma na conta do CRM da organização está definida como inglês dos EUA. Se os funcionários (usuários de CRM) que trabalham em outros locais desejam visualizar os campos e valores em seu idioma preferido, você (o administrador) pode usar a ferramenta de tradução para defini-lo para eles.
Você pode carregar arquivos traduzidos que contenham valores de campo e lista de opções, permitindo que você traduza esses valores em 28 idiomas no Zoho CRM.

Observe que a tradução só pode ser ativada e definida por um usuário administrador no Zoho CRM.
2. As traduções são específicas do usuário ou específicas da organização?
A tradução é uma ferramenta que melhora a experiência geral do usuário, traduzindo o CRM para um idioma específico do usuário; no entanto, o recurso em si é específico da organização. Somente usuários com perfil de administrador podem acessar e definir traduções para usuários específicos.
Para qualquer usuário com um perfil personalizado, não administrativo ou padrão, não é possível ativar/desativar a tradução ou alterar o idioma.
3. Se eu alterar o idioma nas configurações pessoais do Zoho CRM, os campos personalizados e seus valores serão atualizados para o idioma escolhido?
Não, os nomes dos campos personalizados e os valores da lista de opções não serão alterados para o idioma selecionado nas configurações pessoais. Somente os rótulos de campo padrão podem ser alterados para o idioma selecionado na configuração pessoal.

Portanto, para atualizar esses nomes de campo e valores de lista de opções, você precisa habilitar o recurso de tradução na tela de configuração do CRM. Com esta ferramenta, você pode alterar o idioma dos campos, valores da lista de opções e outros elementos da página.
4. Como posso ativar a tradução no Zoho CRM?
Para ativar a tradução no Zoho CRM:
1. Vá para Configuração;
2. Navegue até Personalização e depois Traduções;
3. Ative as configurações de tradução.

5. Como realizar uma tradução no Zoho CRM?
Para realizar traduções, primeiro ative as Configurações de tradução:
1. Vá para Configuração;
2. Navegue até Personalização e depois Traduções;
3. Ative as configurações de tradução.


Verifique se você está conectado à sua conta do CRM com um perfil de administrador.
Adicione idioma:
Ao clicar em Adicionar idioma, você poderá escolher um idioma em uma lista predefinida. Após a seleção, um arquivo será adicionado automaticamente, contendo um código de idioma exclusivo para identificar o idioma escolhido.
O arquivo lista todos os valores da lista de opções e campos personalizados no idioma padrão da sua conta do CRM. Um por um, você pode adicionar quantos idiomas precisar e usar os arquivos de idioma para traduzi-los.
Idioma de exportação:
A próxima etapa é exportar o arquivo de idioma que você deseja traduzir para sua organização. Você pode optar por exportar arquivos individualmente ou exportar todos os arquivos de idioma de uma vez. Depois que o arquivo de idioma for exportado, você poderá traduzir os valores da lista de opções e os campos personalizados em um arquivo de exportação. Saiba mais sobre o conteúdo de um arquivo exportado.

Idioma de importação:
Depois de traduzir os campos, você pode clicar no botão Importar e importar o arquivo para traduzir os campos. Ao importar, certifique-se de selecionar um arquivo que contenha os literais traduzidos. Além disso, certifique-se de que o código do idioma seja mencionado no arquivo selecionado.

Certifique-se de que o formato do arquivo exportado não seja alterado, pois isso pode afetar a tradução no Zoho CRM.
6. O que é um código de idioma?
Um código de idioma na tradução é um código exclusivo usado para identificar idiomas no Zoho CRM.
Quando você importa um arquivo traduzido para sua conta CRM, o arquivo é mapeado para o respectivo idioma com a ajuda desse código de idioma exclusivo.
O código de idioma ajuda a mapear o arquivo importado para o idioma correto no CRM. Portanto, esses códigos de idioma não devem ser alterados durante a exportação ou importação de um arquivo de idioma.
7. O que contém um arquivo exportado?
O arquivo exportado contém a lista de campos personalizados e valores de lista de opções que você possui em sua conta do Zoho CRM.
8. O que faz o botão "Exportar TUDO" nas traduções?
O botão Exportar tudo exporta todos os idiomas que foram adicionados na tradução de uma só vez.
Os formatos de arquivo suportados para importar os arquivos traduzidos são .txt e .zip.
10. Qual é o histórico do idioma no recurso de traduções?
O histórico do idioma contém a lista completa de arquivos que foram importados até o momento. Ele está disponível na guia Histórico de importação de idiomas. Os arquivos de idiomas importados são organizados em ordem cronológica com os mais recentes no topo.

11. Se os campos forem atualizados em um idioma incorreto ao importar um arquivo traduzido, isso pode ser desfeito?
Sim, você pode desfazer a importação do idioma. Desfazer a importação do idioma excluirá os textos traduzidos permanentemente.
No Zoho CRM:
1. Vá para Configuração > Personalização > Traduções;
2. Clique na guia Histórico de importação de idiomas;
3. Passe o mouse sobre o arquivo selecionado e verá Desfazer esta importação de idioma à direita.

12. Por quanto tempo o arquivo importado permanece disponível no histórico do idioma?
Um arquivo importado ficará disponível na guia Histórico de importação de idiomas por 60 dias.
13. O que acontece quando excluo um idioma?
Quando você exclui um idioma, todo o texto traduzido nesse idioma específico será perdido e não poderá ser restaurado.
14. O que acontece quando desativo a tradução?
Se a configuração de tradução estiver desativada, a configuração de idioma será revertida para o idioma padrão definido em sua conta do CRM.

Observe que, se você desativar ou excluir um idioma específico, os usuários que estiverem usando esse idioma traduzido visualizarão os valores da lista de opções e os campos personalizados no idioma padrão definido em sua conta do CRM.
Existem duas opções para desativar uma tradução.
1) Desativar a tradução de um idioma específico:
Caso você tenha importado o arquivo de idioma errado ou não queira que os usuários usem um determinado arquivo traduzido, você pode optar por desativar esse arquivo de idioma em sua conta do CRM.
Ao desativar a tradução de um idioma, todos os rótulos dos campos serão exibidos como eram antes da tradução. Todos os valores dos campos da lista de opções serão exibidos no idioma padrão definido em sua conta do CRM.
2) Desative toda a configuração de tradução:
Se você não quiser mais usar o recurso de tradução, poderá desativá-lo nas configurações de tradução da sua conta do CRM. Se a configuração de tradução estiver desativada, as configurações de idioma serão revertidas para o idioma padrão definido em sua conta do CRM.

Observe que as traduções feitas para todos os campos e valores da lista de opções para os vários idiomas serão desativadas, incluindo o idioma padrão da organização.
15. Eu me inscrevi no Zoho CRM em hebraico e depois mudei o idioma para inglês. No entanto, alguns campos e valores de lista de opções ainda estão em hebraico. Como posso mudá-lo?
Você pode usar a ferramenta de tradução no Zoho CRM para traduzir o idioma dos campos e seus valores.
Ative as traduções no CRM em Configuração > Personalização > Traduções.
Para habilitar a tradução no CRM, você deve ter privilégios administrativos.16. Se eu desativar a tradução, os campos e valores serão alterados para o idioma escolhido nas configurações pessoais do meu CRM?
Se a configuração de tradução estiver desativada, a configuração de idioma será revertida para o idioma padrão definido em sua conta do CRM.
17. Preciso alterar o idioma nas configurações pessoais para o mesmo idioma para o qual desejo traduzir durante as traduções?
Não, não é necessário ter o mesmo idioma em configurações pessoais ao realizar traduções. Isso ocorre porque o único objetivo da tradução é traduzir a página inteira, incluindo os campos personalizados, os campos padrão e os valores da lista de opções que o usuário visualiza.
Esperamos que esta lista de perguntas frequentes sobre tradução no Zoho CRM seja informativa. Se você ainda tiver dúvidas que não foram abordadas, nos informe. Teremos o maior prazer em discuti-los com nossos especialistas no assunto e adicioná-los no futuro.