O que é um módulo personalizado no Zoho Desk?
Os módulos no Zoho Desk são como compartimentos. Assim como cada compartimento contém itens diferentes, os módulos armazenam diferentes tipos de informações em um só lugar. Por exemplo, o módulo Tickets é um repositório de perguntas, solicitações ou problemas do cliente. O módulo Contatos é um repositório de detalhes do cliente.
Dadas as diversas necessidades de diferentes indústrias, como saúde e bem-estar, FMCG, TI e software e muitas outras, é importante poder personalizar ainda mais esses módulos para alinhá-los às necessidades exclusivas do seu negócio. Por exemplo, dentro do setor de saúde e bem-estar, os módulos podem incluir hospitais, médicos, ambulâncias e medicamentos, com cada um adaptado para armazenar dados relevantes. Da mesma forma, a indústria de turismo e viagens pode utilizar módulos para pacotes, destinos, fornecedores de viagens e muito mais.
O Zoho Desk oferece a capacidade de criar esses módulos personalizados para atender a requisitos comerciais exclusivos. Mais personalização pode ser feita adicionando campos personalizados, implementando validação de dados, dependência de campo e seções para organizar o formulário.
Como crio um módulo personalizado no Zoho Desk?
Usuários com a permissão Gerenciar Módulos em seu perfil podem criar módulos personalizados. Para usuários com o perfil de administrador de suporte, a permissão Gerenciar Módulo é habilitada por padrão.
Para criar um módulo personalizado:
- Navegue até Configuração > Personalização > Módulos.
- Clique em Novo módulo personalizado no canto superior direito da página Gerenciar módulos.
Preencha o nome do módulo (tanto no plural quanto no singular) e a descrição.
Em Acessível para, Todos os departamentos serão selecionados por padrão.
Selecione o nível de armazenamento de dados (nível de departamento ou nível de organização).
Selecione Permissão do módulo para especificar quem pode acessar este módulo.
Clique em Salvar para criar o módulo ou clique em Salvar e ir para layouts para adicionar ou editar campos.
Observação: é essencial escolher suas configurações com cuidado durante a criação, pois um módulo personalizado não pode ser excluído ou desativado após sua criação, e as configurações de armazenamento de dados do módulo não podem ser alteradas.
Posso controlar quem pode acessar um módulo personalizado?
Sim, ao criar um módulo, você tem a opção de definir Permissão de Módulo que permite selecionar usuários ou funções específicas. O compartilhamento de dados também está disponível para módulos personalizados. Se um módulo for designado como privado no compartilhamento de dados, os agentes atribuídos a funções específicas terão acesso somente aos registros de sua propriedade ou aos agentes com funções subordinadas.
Ao definir permissão, você pode restringir apenas usuários autorizados a acessar os dados ou informações do cliente. Com base nas atividades diárias, os agentes podem receber acesso apenas aos módulos relevantes.
É possível criar uma visualização personalizada em módulos personalizados?
Sim, você pode criar visualizações personalizadas definindo critérios conforme necessário. As visualizações personalizadas criadas por um agente serão listadas no painel esquerdo, em Todas as visualizações. Duas visualizações são criadas automaticamente quando um módulo personalizado é criado:
- Meu registro : A lista de registros de propriedade do usuário atual será exibida em meus registros.
- Todos os registros : todos os registros disponíveis no módulo serão exibidos aqui.
Para criar uma visualização de lista personalizada:
Vá para a página de visualização do módulo.
- Vá para Exibições e clique no menu suspenso Todos [módulos].
- Clique em Adicionar visualização personalizada na parte inferior.
- Na página Criar exibição personalizada , insira o nome da exibição.
- Especifique os critérios para filtrar os dados.
- Defina a Visibilidade para a visualização personalizada. Você pode escolher entre Só Eu, Todos os Agentes, e Agentes Específicos.
- Clique em Salvar.
Posso adicionar ou remover colunas na visualização do módulo?
Sim, o Zoho Desk permite que você adicione ou remova colunas da sua visualização em módulos personalizados. Você pode adicionar ou remover colunas de qualquer visualização personalizada em um módulo.
Para adicionar ou remover colunas
Clique no módulo personalizado desejado na faixa superior.
Em Exibições , selecione qualquer exibição personalizada e clique no ícone Selecionar colunas ().
Marque ou desmarque as colunas da lista exibida.
Clique em Salvar.
Como posso vincular dois módulos no Zoho Desk?
Os módulos podem ser vinculados facilmente usando campos de pesquisa personalizados. Aqueles que têm a permissão Gerenciar layouts e campos ou estão em uma função de administrador de suporte podem vincular módulos personalizados-personalizados ou personalizados-padrão adicionando um campo de pesquisa ao layout do módulo (Layout padrão para módulos personalizados) usando arrastar e soltar.
Para estabelecer conexões entre dois módulos personalizados, a adição de campos de pesquisa é essencial. Esses campos são integrados em layouts de módulo para formar relacionamentos entre módulos, sejam eles um padrão - padrão e personalizado - padrão ou exclusivamente personalizado. Por exemplo, um módulo personalizado "Ativos" pode ser vinculado a outro módulo personalizado ou a um módulo padrão como "Contatos". Essa configuração permite que os detalhes do ativo sejam acessíveis dentro do módulo Contatos por meio de subguias na página de detalhes do registro, facilitando um fluxo contínuo de informações.
Em cenários em que os ativos precisam ser associados a contatos sem um link direto preexistente entre os dois módulos, você pode iniciar esse relacionamento por meio da interface do Zoho Desk.
Navegue até Configuração > Personalização > Layouts e campos e selecione o módulo Ativos no menu suspenso. Aqui, na seção de layout padrão, você pode arrastar e soltar um campo de pesquisa para criar um link para o módulo Contatos. Após inserir as informações necessárias e salvar suas alterações, você efetivamente estabelece uma conexão entre ativos e contatos. Consequentemente, dentro do módulo Contatos, uma nova subguia chamada Ativos aparecerá, representando o campo de pesquisa. Isso permite a visibilidade de todas as informações relevantes de ativos dentro do registro de um contato. Da mesma forma, ao adicionar um registro dentro do módulo Ativos, um campo de pesquisa Contatos estará presente, permitindo que você vincule o ativo ao seu respectivo proprietário de contato. Este link bidirecional garante visibilidade abrangente e acesso a informações relacionadas em ambos os módulos, aprimorando o gerenciamento de dados e a eficiência operacional.
Esta vinculação permite que os usuários associem registros relevantes (por exemplo, contatos) com seus itens correspondentes (por exemplo, ativos), facilitando o acesso e a visualização de qualquer módulo. A adição de um campo de pesquisa não apenas cria um relacionamento direto, mas também gera automaticamente uma subguia no módulo vinculado para fornecer uma visão de 360 graus dos registros relacionados. Este recurso permite que os usuários executem ações como associar, visualizar, desassociar ingressos ou criar novos ingressos diretamente do registro do Pacote de excursão sem sair do módulo atual.
A importância de vincular dois módulos personalizados usando um campo de pesquisa personalizado está na sua capacidade de otimizar o fluxo de informações e melhorar a acessibilidade dos dados. Ao estabelecer relacionamentos claros entre diferentes pontos de dados (por exemplo, ativos e contatos), o Zoho Desk permite rastreamento, gerenciamento e resolução mais eficientes de consultas de clientes e tarefas operacionais. Essa conectividade promove um banco de dados mais organizado, acessível e abrangente que pode melhorar significativamente o atendimento ao cliente e os fluxos de trabalho internos.
Os registros podem ser criados, editados ou excluídos em módulos personalizados. Depois que um módulo personalizado é criado, ele pode ser acessado na faixa superior da conta do Zoho Desk. Também é possível pesquisar os registros do módulo personalizado na pesquisa global.
Para criar um registro
Acesse o módulo personalizado na sua conta do Desk.
Clique em + Adicionar [nome do módulo personalizado] na parte superior da página.
- Preencha os valores necessários nos campos obrigatórios.
- Clique em Salvar.
Para editar ou excluir um registro
- Escolha o módulo Personalizado na faixa superior.
- Selecione um registro da lista.
- Na página Detalhes do registro , clique no ícone Mais ( ) e selecione Editar ou Excluir.
- Se você escolher Editar, faça as alterações necessárias e Salvar.
- Se você escolher Excluir, confirme a exclusão antes de excluir o registro selecionado.
Como adiciono campos a um módulo?
O Zoho Desk oferece suporte a uma ampla variedade de tipos de campos personalizados, incluindo campos de texto, número, lista de opções e moeda, cada um com configurações específicas para melhor se adequar aos dados que pretende capturar.
Para criar um campo personalizado
Na sua conta Zoho Desk, vá para Configuração ( ).
Em Personalização , selecione Layouts e campos .
- Clique em Lista de campos no submenu Layouts e campos .
- Selecione um módulo [Módulo personalizado] na lista suspensa Módulo no topo da página. Todos os campos que pertencem ao módulo selecionado são listados em ordem alfabética.
- Clique em Criar ou Editar Campos. Somente Layout Padrão está disponível para módulos Personalizados.
- Arraste e solte campos da lista de tipos de campos. O formulário Add Field desliza para fora para preencher as propriedades do campo.
- Insira as propriedades do campo e clique em Adicionar.
- Clique em Salvar.
É possível criar relatórios para módulos personalizados?
Sim, relatórios podem ser criados para módulos personalizados.
O Zoho Desk fornece mais de 100 relatórios predefinidos integrados para o benefício dos usuários. Esses relatórios são distribuídos em diferentes módulos no Zoho Desk. Os módulos são listados abaixo:
Lista de relatórios predefinidos
Aqui está uma lista dos relatórios predefinidos disponíveis nos diferentes módulos:
Relatórios de Tickets
- Relatórios de artigos
- Relatórios de conta e contato
- Relatórios de produtos
- Relatórios de Atividades
- Relatórios de satisfação do cliente
- Relatórios estáticos
Ao configurar o Zoho Desk Advanced Analytics Connector, você pode selecionar quais módulos e respectivos campos deseja compartilhar com o Zoho Analytics. Isso inclui dados de módulos personalizados que você criou no Zoho Desk. Depois que o conector é configurado, os dados dos módulos selecionados são sincronizados com o Zoho Analytics, permitindo relatórios e análises abrangentes.
É possível sincronizar dados entre módulos personalizados no Zoho Desk com o Zoho CRM?
A sincronização de dados de módulos personalizados entre o Desk e o CRM não é possível, mesmo quando o Zoho Desk está integrado ao CRM. Além disso, a importação e exportação de dados para módulos personalizados não é suportada atualmente.
Posso alterar o tipo de armazenamento de dados no módulo personalizado?
As configurações de Armazenamento de Dados do Módulo são permanentes e não podem ser alteradas depois de definidas inicialmente. Os usuários devem escolher o tipo de armazenamento de dados ao criar um módulo personalizado, pois essa seleção não pode ser modificada após a criação do módulo. Atualmente, os módulos personalizados estão disponíveis para todos os departamentos.
Posso criar layouts em módulos personalizados?
Não é possível adicionar um novo layout a esses módulos personalizados. O layout padrão fornecido não pode ser removido ou desativado do módulo personalizado. No entanto, você pode adicionar vários tipos de campos ao layout padrão, como seleção múltipla, lista de opções, pesquisa, decimal, numérico e outros.