Integrando o WhatsApp com o Zoho Desk

Integrando o WhatsApp com o Zoho Desk

O WhatsApp é o aplicativo de serviço de mensagens instantâneas (IM) mais usado no mundo, com aproximadamente 2 bilhões de usuários. A onipresença deste aplicativo é motivo suficiente para que empresas de todos os tamanhos o vejam como um canal de suporte ao cliente. Se seus clientes entrarem em contato com sua empresa com frequência por meio do WhatsApp, você encontrará grandes benefícios ao integrar sua conta comercial do WhatsApp ao portal Zoho Desk.

Ao integrar o recurso WhatsApp IM, seus agentes podem visualizar as conversas do WhatsApp no Zoho Desk e respondê-las imediatamente. Esse recurso também facilita a conversão de conversas do WhatsApp em tickets para seus agentes trabalharem.





Importante:
  1. A integração está atualmente na fase Beta. Portanto, se você deseja acessar a versão Beta, envie uma solicitação por meio deste link.

O que é uma inscrição incorporada?

A inscrição incorporada é uma maneira de o Zoho Desk permitir que você se integre à API do WhatsApp Business diretamente do nosso site. Esse processo de inscrição incorporado reduz o tempo de integração de clientes novos e existentes de dias para minutos. Com a inscrição incorporada, você possui suas contas comerciais do WhatsApp (WABAs) e compartilha o acesso a elas com o Zoho Desk. Isso permite que você use seus WABAs e integre-se perfeitamente a outras experiências do Facebook, como anúncios que clicam no WhatsApp. Além disso, o processo de inscrição é simplificado por ter todas as etapas em um único fluxo, desde conectar suas contas comerciais do Facebook e WhatsApp até verificar o número de telefone comercial. Você pode saber mais sobre isso na seção Processo de integração.

Posso começar a enviar mensagens antes de concluir o processo de verificação?

Sim, você não precisa mais esperar para concluir o processo de verificação comercial para começar a testar a API. Depois de se inscrever, você terá acesso a uma experiência de avaliação durante a qual poderá enviar mensagens de negócios para dois números de telefone e ter até dez conversas iniciadas por clientes nos primeiros 30 dias. Esta avaliação é válida apenas para o primeiro número de telefone verificado para cada conta do WhatsApp Business.

Quanto devo pagar?

O Zoho Desk gerencia o faturamento e a linha de crédito para seus WABAs. Dito isto, existem dois modelos de preços diferentes com os quais trabalhamos.

         1. Preço baseado em sessão
O preço baseado em sessão se aplica a mensagens enviadas dentro de 24 horas após um cliente iniciar uma conversa via WhatsApp. Cada mensagem de saída custará US$ 0,005 para as primeiras 5 mil mensagens e US$ 0,003 para postagem. O contador de sessões se reinicializa todo mês. O Zoho Desk usa seus créditos (que podem ser adquiridos separadamente como um complemento) para gerenciar suas cobranças de mensagens.

2. Preço baseado em modelo

O preço baseado em modelo se aplica a mensagens enviadas fora de uma sessão iniciada pelo cliente e usando modelos pré-aprovados. As taxas para essas mensagens dependem do país de destino, em que as cobranças serão o total da taxa do modelo do WhatsApp mais a taxa de mensagens da sessão.




Notas:
  1. As mensagens modelo ainda estão em desenvolvimento e seus preços estão sujeitos a alterações. Saber mais
  2. O WhatsApp planeja trazer preços baseados em conversas a partir de 1º de fevereiro de 2022.

Pré-requisitos

A seguir estão os pré-requisitos para integrar o WhatsApp à sua conta do Zoho Desk:
  1. Uma conta do Gerenciador de Negócios do Facebook
  2. Um negócio verificado
  3. Uma conta do WhatsApp Business
  4. Uma linha de crédito pré-paga para sua conta comercial do WhatsApp
  5. Um número de telefone registrado para acessar a API do WhatsApp Business 

Notas:
  1. Depois de verificar sua empresa, ela será analisada quanto à conformidade com os Termos de Serviço do WhatsApp e a Política de Comércio do WhatsApp.
  2. Se você renomeou seu domínio (contas mapeadas por domínio), você deve habilitar cookies de terceiros em seu navegador antes de iniciar a integração.
  3. Você não pode usar números de telefone do Whatsapp que estão sendo usados em outros produtos. Somente números de telefone não utilizados e registrados podem ser usados para a integração.
  4. A migração de números de telefone existentes ainda não é suportada.


O processo de integração

O fluxo de integração e integração do Whatsapp é um processo de quatro etapas . Ele consistirá em vincular suas contas do Facebook e do Whatsapp Business, criar seu perfil do Whatsapp Business, verificar seu número do Whatsapp Business e configurar o Whatsapp como um canal. Verifique se você entrou na sua conta do Facebook no mesmo navegador. 

  • Faça login na sua conta do Zoho Desk com privilégios de administrador.
  • Clique no  ícone de configuração na barra superior. 





  • 3. Em Canais, clique em Mensagens instantâneas.
    4. Clique em Configurar correspondente ao WhatsApp na página de mensagens instantâneas.




    5. Clique em Integrar na página do Whatsapp A caixa pop-up de autenticação do Facebook será aberta.

    6. Vincule sua conta comercial do Facebook e do Whatsapp:

    a. Clique em Continuar para vincular sua conta do Facebook ao Zoho Desk.





    b. Clique em Começar na janela Bate-papo para usuários do Whatsapp .






     c. Clique em Continuar na janela Conectar sua conta à Zoho Corporation .





    d. Selecione a conta do Facebook Business que você deseja vincular e clique em Continuar.

    e. Selecione a conta do Whatsapp Business vinculada à sua conta do Facebook Business e clique em Continuar na tela a seguir.





    f. Clique em Continuar para a Etapa 2.

    7. Crie seu perfil comercial do Whatsapp:







    a. Digite o nome de exibição do Whatsapp Business que você usará para enviar mensagens aos clientes e clique em Continuar . Certifique-se de que o nome de exibição atenda às diretrizes mencionadas aqui.




    b. Selecione sua categoria de negócios no menu suspenso.





    c. Insira uma breve descrição  do seu negócio. A categoria e a descrição da empresa ficarão visíveis para os clientes que enviarem mensagens para sua empresa.

    d. Clique em Continuar para a Etapa 3.







    8. Verifique seu número comercial do Whatsapp:

    a. Selecione um número Whatsapp Business existente ou insira um novo número para se registrar. Nota: Você não pode registrar um número registrado ativamente no WhatsApp Messenger ou no WhatsApp Business App.





    b. Selecione um método de verificação de sua escolha. Você pode escolher entre Mensagem de Texto ou Chamada de Voz.

    c. Clique em Enviar código.





    d. Na janela a seguir, insira o código de verificação de 6 dígitos recebido em seu número de telefone comercial do Whatsapp.

    e. Clique  em Verificar.







    9. Configurar canal do Whatsapp:

    a. De volta à página de configurações do Whatsapp , clique em Criar canal. Observação: o número de canais que você cria não pode exceder os departamentos em sua conta.





    b. Na página Adicionar canal , siga as etapas abaixo:
      1. Carregue um ícone para o canal. Observação : o tamanho do ícone não pode exceder 1 MB e deve estar no formato .jpg, .png ou .jpeg.
      2. Digite um nome para o canal.
      3. Selecione o número de telefone do Whatsapp adicionado na Etapa 3.
      4. Selecione o departamento no qual deseja receber mensagens.
      5. Clique em Salvar.





    10. Você concluiu o processo de configuração e está pronto para usar a experiência de avaliação.







    Verificação de negócios

    Durante a experiência de avaliação não verificada, você só pode enviar mensagens iniciadas pelos negócios para dois números de telefone e ter até dez conversas iniciadas pelo cliente nos primeiros 30 dias. Após 30 dias, você não poderá mais enviar mensagens até concluir a Verificação comercial e passar em todas as verificações do Whatsapp.

    Para estabelecer uma plataforma de conversação ao vivo de mensagens instantâneas completa, você deve verificar sua conta do Facebook Business Manager fornecendo todos os documentos necessários, incluindo comprovante de entidade legal e comprovante de acesso ao negócio. Só então sua versão de avaliação expandida será habilitada, o que permite uma conversa bidirecional entre você e um cliente com 1.500 mensagens iniciadas pelo cliente. Lembre-se de que uma conversa é uma sessão de 24 horas de mensagens ilimitadas com um determinado número de telefone.


    Status do canal do Whatsapp

    Depois de adicionar um canal do Whatsapp, sua página de edição indicará um dos seguintes status com base no progresso da integração.





    Desativando o canal do Whatsapp

    Você pode desativar um canal do Whatsapp se desejar parar de enviar ou receber mensagens nele. As conversas existentes do canal permanecerão intactas e você poderá ativá-lo novamente quando necessário.







    Para desativar um canal:
    1. Clique no   ícone  Configuração na barra superior. 
    2. Em  Canais , clique em  Mensagens instantâneas .
    3. Clique em Whatsapp na página de mensagens instantâneas Os canais criados em sua conta serão exibidos.





    4. Desative alternância correspondente ao canal que deseja desativar. 
    5. Clique em Desativar na caixa de diálogo de confirmação. O canal será desativado.






    Para consultoria especializada em Zoho Deskconsulte um Zoho Expert, ligue ou envie WhatsApp para +55 (11) 93937 1547.

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