Uma das atividades mais importantes nos negócios é a comunicação com os clientes e a melhor maneira de fazer isso é através de e-mails. O Zoho CRM oferece a opção de usar e-mail em massa para alcançar um grande número de clientes. Você também pode criar respostas automáticas, agendar e-mails em massa, monitorar e criar modelos de e-mail prontos para uso. Abaixo estão alguns benefícios do e-mail em massa:
- Economize tempo enviando e-mails para uma lista inteira de clientes;
- Crie novas listas de discussão com base nos requisitos de negócios;
- Agende e-mails para enviar em um horário específico, de acordo com sua conveniência;
- Permita que os clientes se inscrevam ou cancelem a inscrição na lista de discussão usando a opção de exclusão de e-mail.
Nota
- O recurso E-mail em massa está disponível para Leads, Contatos, Negócios e todos os módulos personalizados. No Zoho CRM, você pode enviar e-mails em massa para os clientes com relação aos seus requisitos comerciais. Por exemplo, você pode enviar atualizações ou emails de acompanhamento personalizados para os clientes em massa. Os emails em massa não podem ser considerados como substitutos dos softwares e ferramentas das campanhas por e-mail. No CRM, o objetivo dos emails em massa é facilitar o processo de negócios;
- Antes de enviar emails, verifique se o registro contém um endereço de email válido;
- A opção Endereço de e-mail do modelo estará disponível se você já tiver configurado e responder nos modelos;
- Você pode enviar e-mails em massa com base na sua edição do Zoho CRM. Por um determinado horário agendado, apenas três processos de e-mail em massa são possíveis. Consulte também Limites de e-mail;
- Você precisa criar modelos de e-mail antes de enviar emails em massa. Consulte também Modelos de e-mail.
Enviar e agendar e-mails em massa
No Zoho CRM, você pode enviar e-mails em massa imediatamente ou agendá-lo para um horário específico. Por exemplo, se você deseja enviar um e-mail para poucos clientes às 10h PST, mas estará ocupado em uma reunião naquele momento; você pode agendar facilmente o e-mail para esse horário específico. Por um determinado horário agendado, você pode agendar 5 processos de e-mail em massa por módulo. Existem três opções de onde você pode escolher os destinatários do e-mail:
- Visualização de lista de módulos;
- Visualização personalizada;
- Contatos com base em critérios.
I) Enviar e-mail em massa a partir da exibição da lista de módulos
- Selecione qualquer módulo;
- Escolha Registros na lista de registros > clique em Enviar e-mail;
- No pop-up Email em massa, selecione um Modelo de e-mail.
Como alternativa, você pode clicar no link Criar modelo para criar um novo modelo;
Enviar e-mail em massa a partir da exibição da lista de módulos
4. Em De e Adicionar resposta aos campos, faça o seguinte:
5. Em Opções de envio, faça o seguinte:
- Clique em Enviar imediatamente para enviar o e-mail imediatamente;
- Clique em Agendar mais tarde, para enviar o e-mail mais tarde. Digite a Data e Hora para agendar os emails;
- Enviar e-mail em massa a partir da exibição da lista de módulos.
II) Enviar e-mail em massa da visualização personalizada
- Na página Exibição da lista de módulos , clique no ícone Mais;
- Selecione E -mail em massa na lista de opções;
- Na página Resumo de Email em Massa , clique em Criar Email em Massa;
- Selecione os destinatários na exibição personalizada na lista suspensa;
- Selecione um modelo de e-mail e repita as etapas acima para enviar ou agendar o e-mail em massa.
III) Enviar e-mail em massa com base em critérios
- Na página Exibição da lista de módulos, clique no ícone Mais;
- Selecione E-mail em massa na lista de opções;
- Na página de resumo do E-mail em Massa, clique em Criar Email em Massa;
- Em Para, clique em Baseado em critérios na lista suspensa;
- Em Especificar critérios, insira os detalhes;
- Clique em Salvar;
Envio de e-mails baseado em critérios
Configurar e-mail em massa
7. Selecione um modelo de e-mail e repita as etapas acima para enviar ou agendar o e-mail em massa.
Definir ação de gatilho no e-mail em massa
Você pode definir ações de gatilho como atualização de campo, tarefa de acompanhamento ou agendamento de chamadas quando os e-mails são abertos, clicados ou devolvidos.
Por exemplo, você pode definir uma tarefa de acompanhamento como enviar detalhes do produto assim que o contato for aberto ou clicado no e-mail. Da mesma forma, você pode definir uma atualização de campo se o email for devolvido.
Abaixo estão alguns critérios de e-mail para os quais você pode definir ações de gatilho:
- O e-mail é aberto ou clicado - Sempre que um e-mail em massa é aberto ou clicado pelo destinatário, você pode definir uma ação de acionamento como atualização de campo, tarefa de acompanhamento ou agendamento de chamadas.
- O e-mail é devolvido - Se um e-mail em massa tiver sido devolvido, você poderá definir uma ação de acionamento apenas para atualização de campo.
Para definir uma ação de acionamento
- No pop-up Email em massa, clique em Disparar uma ação;
Selecione um gatilho na lista suspensa:
- O e-mail é aberto;
- E-mail é clicado;
- O e-mail é devolvido;
Escolha uma ação > clique em Configurar e faça o seguinte:
- Adicionar tarefa de acompanhamento - Escolha esta opção para adicionar uma tarefa de acompanhamento aos registros dos emails que são abertos ou clicados;
- No pop-up Adicionar tarefa de acompanhamento, insira os detalhes como assunto, data de vencimento, status, prioridade e atribuído;
- Clique em Concluído;
- Agendar uma chamada - selecione para agendar uma chamada se o e-mail for aberto ou clicado.
- No pop-up Agendar uma chamada, digite o Assunto;
- Escolha um proprietário na lista suspensa;
- Selecione a hora de início da chamada;
- Clique em Concluído.
Adicionar ações de e-mail
Definir ação de gatilho no e-mail em massa
Nota
- Para e-mails devolvidos, você pode atualizar apenas um campo, não será permitido adicionar tarefas de acompanhamento ou agendar chamadas.
- Para cada ação de gatilho, você pode adicionar até 3 atualizações de campo, 2 tarefas de acompanhamento e 2 agendas.
Adicionar e-mails de acompanhamento a emails em massa
Ao enviar e-mails em massa para os destinatários, você também pode agendar e-mails de acompanhamento que podem ser enviados após um período definido. Digamos que você envie um e-mail de boas-vindas aos clientes no dia 1, você pode adicionar um e-mail de acompanhamento para os clientes que receberam ou abriram o e-mail de boas-vindas. Você pode selecionar a data em que o e-mail de acompanhamento deve ser enviado ou especificar o número de dias após o qual o e-mail de acompanhamento deve ser enviado aos clientes.
Além disso, você pode especificar a lista de clientes que não devem receber o e-mail de acompanhamento. Por exemplo, você pode definir um critério para não enviar o e-mail de acompanhamento aos clientes que já compraram um produto. Você também pode adicionar uma ação acionadora no e-mail de acompanhamento.
Nota
- Se você optar por enviar um e-mail de acompanhamento aos clientes que abriram o primeiro e-mail. Você não poderá selecionar uma data específica para o e-mail de acompanhamento. Você precisará especificar o número de dias após os quais o e-mail de acompanhamento deve ser enviado.
- Você pode adicionar até três e-mails de acompanhamento a um e-mail em massa.
Para adicionar e-mail de acompanhamento
- Na página de resumo do E-mail em Massa, clique em Criar Email em Massa;
- Vá até E-mails de acompanhamento , clique em Adicionar acompanhamento;
- No pop-up Acompanhamento, escolha Quem deve receber o e-mail de acompanhamento?;
- Clique em Especificar critérios para ignorar se você deseja impedir que alguns destinatários recebam um e-mail;
- Selecione um modelo de e-mail;
- Digite os dias ou selecione uma data no calendário em Quando o e-mail de acompanhamento deve ser enviado?;
- Clique em Adicionar;
- Em Ação de acompanhamento, clique em Disparar uma ação e selecione um disparador na lista suspensa.
Para adicionar e-mail de acompanhamento
Editar, parar ou excluir e-mails
Na página de resumo E-mail em massa, é possível visualizar a lista de e-mails programados, enviados e parados. Os e-mails parados ou agendados serão exibidos nas respectivas pastas. Você pode editar o mesmo. Você pode executar as seguintes ações nos e-mails:
Editar, parar ou excluir e-mails
E - mails agendados
Os e-mails em massa e de acompanhamento agendados para entrega posterior serão listados aqui. Você pode editar, parar ou excluir esses e-mails. Se você optar por editar um e-mail agendado 15 minutos antes do horário de entrega, o e-mail será movido para a lista interrompida. Excluir um e-mail em massa também excluiria os emails de acompanhamento associados.
E - mails enviados
Os e-mails enviados serão exibidos aqui. Você pode excluí-los, se necessário. Se o e-mail em massa foi enviado e o e-mail de acompanhamento ainda não foi enviado; o e-mail de acompanhamento pode ser editado a partir do e-mail enviado. Além disso, na pasta de e-mail enviado, é possível visualizar as estatísticas de e-mail que exibem o número de emails enviados, devolvidos, entregues, não entregues, abertos, clicados e não clicados.
E - mails interrompidos
Os e-mails que não foram enviados são listados na lista interrompida. Esses e-mails podem ser editados, iniciados ou excluídos. A exclusão de um e-mail parado também excluiria qualquer e-mail de acompanhamento associado ao e-mail em massa.
Exibir estatísticas de e-mail
Você pode visualizar as estatísticas de um e-mail enviado na página Resumo do e-mail. As estatísticas exibirão o número de e-mails que foram enviados, abertos, clicados, devolvidos, entregues, fechados e sem cliques. Além disso, você pode visualizar a lista de destinatários clicando em cada uma das categorias.
Para visualizar estatísticas de e-mail
- Vá para a página Resumo de e-mail em massa;
- Clique nos emails enviados e selecione qualquer e-mail;
- Veja as estatísticas de e-mail;
- Clique em qualquer categoria Aberto ou devolvido para visualizar a lista de destinatários.
Estatísticas de e-mail no Zoho CRM