O Zoho Analytics pode atuar como um banco de dados analítico/de relatórios de back-end conveniente para suas necessidades de aplicativos. Você pode obter dados no Zoho Analytics por meio de entrada manual de dados ou carregamento em massa de dados de arquivos ou upload de dados armazenados em seus bancos de dados locais (como MS Access, Oracle, SQL Server e MySQL) ou agendar upload periódico de dados ou enviar dados de seu aplicativo através da API Web (baseada em HTTP) para relatórios e análises. Aqui, a diferença crucial é que, enquanto o Zoho Creator oferece um ambiente de programação hospedado (com suporte de banco de dados), o Zoho Analytics oferece uma poderosa camada de relatórios (apoiada por um banco de dados analítico) para os dados do seu aplicativo.
O Zoho Analytics também oferecerá suporte à modelagem relacional completa (semelhante aos bancos de dados relacionais/analíticos) muito em breve. Atualmente, ele oferece suporte a funcionalidades mínimas de modelagem relacional por meio de colunas de pesquisa. Com colunas de pesquisa, você pode relacionar uma tabela com outra. Ele também oferece a funcionalidade de exclusão em cascata, na qual quando uma linha na tabela pai é excluída, ela exclui automaticamente todas as linhas relacionadas na(s) tabela(s) filha(s). Clique para saber mais sobre os recursos de modelagem relacional do Zoho Analytics.
A outra diferença importante é que o Zoho Analytics adota o SQL e oferece suporte a todos os principais dialetos dele. Isso permite que os usuários façam consultas sofisticadas nos dados para criar relatórios poderosos. Vamos detalhar essa funcionalidade ainda mais em futuras atualizações.