Criar campanha
Na página de boas-vindas, clique no botão Criar campanha.
- Insira um nome de campanha adequado que possa ser facilmente reconhecido pelos seus contatos. Por exemplo, se a empresa Zylker estiver enviando um boletim mensal, nomeie a campanha como "Boletim Zylker Junho de 2015" ou algo parecido.
- Agora, selecione o tópico atribuído aos contatos para os quais você deseja enviar a campanha de e-mail. Os tópicos no Zoho Campaigns permitem que seus contatos selecionem os tópicos que desejam ouvir de você.
- Clique em Salvar e prosseguir para acessar a página Informações básicas. Criar campanhas
- Assunto - Crie uma linha de assunto de e-mail inteligente ou chamativa. Uma ótima linha de assunto vai atrair muito mais leitores do que algo chato e seco.
- Preheader - Na sua caixa de entrada, o preheader é o texto curto que vem depois da linha de assunto e comunica a essência do e-mail. Ele só pode ser visualizado na visualização de lista da sua caixa de entrada e deve ser convincente o suficiente para que seus contatos abram o e-mail.
Insira os detalhes do remetente
Clique em Adicionar detalhes do remetente. Dê um nome e endereço de e-mail para que seus destinatários possam entender facilmente quem é o remetente do e-mail. O nome pode ser o nome da sua empresa ou marca.
- Personalizar detalhes do remetente - Você pode configurar os detalhes do remetente de suas campanhas de e-mail selecionando qualquer uma das seguintes opções: Mesmo remetente para todos, Com base no campo personalizado e no endereço do proprietário do CRM.
- Nome do remetente - Adicione um nome reconhecível como nome do remetente para melhorar a taxa de abertura dos seus e-mails.
- Endereço de e-mail do remetente - Este é o endereço de e-mail que você usa para enviar suas campanhas de e-mail. Use o ID de e-mail da sua organização para que seus destinatários associem suas campanhas de e-mail à sua marca.
- Clique em Mostrar detalhes do endereço de resposta para personalizar o rastreamento de respostas.
- Rastreamento de resposta - Usando o recurso Rastreamento de resposta, você pode manter um registro das respostas recebidas para suas campanhas. Por padrão, o rastreamento de resposta é desabilitado para todas as campanhas de e-mail. Você pode habilitar o rastreamento de resposta para uma campanha ao criá-la. Ativar esta opção ajudará você a gerar um endereço de resposta dedicado para seus contatos, o que por sua vez ajudará você a rastrear suas respostas.
- Responder para - Esta seção ajudará você a coletar as respostas de seus contatos com base em qualquer uma das seguintes opções que você selecionar: Endereço único, Com base no campo personalizado e endereço do proprietário do CRM (se o destinatário foi importado do Zoho CRM, você pode personalizar o nome do remetente com base em qual usuário possui a conta no CRM).
- Endereço de resposta - Este é o endereço no qual você receberá os e-mails de resposta de seus contatos.
Pontas:
- Evite usar endereços de e-mail de grupo como info@, admin@, support@ como endereço de remetente. Há grandes chances de que e-mails desses endereços acabem na pasta de spam.
- Tente executar um teste AB em linhas de assunto de e-mail para descobrir qual delas obtém melhor resposta.
Selecione seus destinatários de e-mail
Para enviar sua campanha, você precisa de uma lista de contatos para receber os e-mails. Se você tiver seu banco de dados de contatos salvo no seu desktop ou em uma planilha do Google, você pode importar esses contatos e salvá-los como uma lista de e-mails ou um segmento.
Corpo e conteúdo do e-mail
O Zoho Campaigns fornece alguns modelos de e-mail pré-projetados para você usar. Basta escolher um modelo de e-mail que atenda às suas necessidades e, em seguida, fazer algumas modificações para personalizá-lo de acordo com a voz da sua empresa.
Se esta for sua primeira campanha de e-mail, recomendamos começar com os modelos básicos. Além de selecionar um modelo, você pode usar o Editor de Modelos para adicionar elementos de design, como imagens, texto, botões, tags de âncora e assim por diante. Personalize o layout dos seus e-mails com facilidade, usando o recurso suspenso.
Se você já tem conteúdo ou quer outra maneira de adicioná-lo, oferecemos opções alternativas para adicionar conteúdo.
Editor HTML - Selecione isso se quiser enviar sua campanha com imagens visuais e logotipos. O destinatário da sua campanha deve estar usando um navegador/cliente de e-mail e dispositivo que suportem esse formato.
Editor de texto - Esses são e-mails simples, sem imagens ou logotipos. O objetivo é enviar sua mensagem sem perder nenhum conteúdo. E-mails de texto simples têm um grau muito alto de entregabilidade (nenhum conteúdo perdido).
Importar/Upload - Com esta opção, você pode importar o conteúdo HTML para seu e-mail. Navegue e selecione o arquivo HTML, bem como quaisquer imagens relacionadas, e então carregue-as. Você pode importar do seu desktop ou de serviços de nuvem, como Zoho Docs, Google Drive, Dropbox, etc.
- Enviado recentemente - Se você já enviou campanhas de e-mail, pode usar o conteúdo de uma campanha anterior como modelo para sua nova campanha.
É assim que sua tela ficará depois que você criar sua campanha de e-mail.
Tema de Cabeçalho e Rodapé - Você pode escolher o tema de cabeçalho e rodapé de sua escolha no menu suspenso. Se não houver modelos existentes, você pode personalizar novos temas indo para Configurações -> Cabeçalho e Rodapé -> Criar Tema.
Compartilhamento social
Você pode integrar sua conta do Zoho Campaigns com plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, Tumblr e LinkedIn, e compartilhar suas campanhas com a comunidade online.
Opções avançadas
- Rastreamento – Esta opção permite que você rastreie as atividades do seu público depois de enviar sua campanha de e-mail.
- Rastreie URLs usando o Google Analytics - Se você quiser extrair mais dados da sua campanha de e-mail, certifique-se de que o Google Analytics esteja selecionado. Se você souber quantas pessoas abrem a campanha de e-mail e quantas delas clicam nos links, você terá melhores insights sobre o que funciona e o que não funciona quando enviar sua próxima campanha.
- Acompanhe as visualizações do seu vídeo no Wistia – Ativar esta opção ajudará você a acompanhar o número de visualizações na sua conta Wistia recebidas por meio da campanha de e-mail.
- Ações de Resposta – Você pode enviar uma nova campanha de e-mail para seus destinatários com base nas ações deles na campanha pai. Isso pode ser baseado em aberturas de e-mail, cliques e cliques em links específicos.
- Calendário - Você pode adicionar esta campanha como um evento ao seu Calendário do Office 365.
Visualize e teste seu e-mail
Antes de enviar e-mails para seus assinantes, leia-os em voz alta para si mesmo várias vezes. Em seguida, envie um e-mail de teste para alguns de seus colegas para revisão. Peça para eles revisarem o e-mail, verificarem erros gramaticais, problemas de alinhamento e testarem links para verificar se eles são redirecionados para a página correta. É com isso que o recurso Visualizar e Testar no Zoho Campaigns pode ajudar você.
Enviando sua campanha de e-mail
Antes de lançar sua campanha de e-mail, use a opção Revisar e Lançar para garantir que sua campanha de e-mail chegue à caixa de entrada do destinatário, não à pasta de spam. Nossa equipe de conformidade verificará sua linha de assunto, lista de e-mail e conteúdo para conformidade antispam.
Além disso, tente descobrir o horário mais oportuno do dia e da semana para enviar seus e-mails. Teste sua campanha e analise os resultados para descobrir qual horário do dia lhe trará mais exposição e atenção.
Medir resultados de campanha
Avaliar os resultados da sua campanha ajudará você a otimizar e-mails futuros. Comece monitorando os dados em tempo real, como aberturas e cliques. Com base nesses dados, analise o que deu certo e o que não deu. Descubra outras coisas para tentar na sua próxima campanha.
Você pode monitorar e obter informações sobre os seguintes dados:
- Número total de e-mails enviados
- Total de aberturas e cliques recebidos
- Número total de cancelamentos e reclamações
- Alcance da campanha nas redes sociais
- A campanha abre com base na localização
Depois que você tiver várias campanhas em andamento, esses dados ajudarão suas estratégias de segmentação a se tornarem mais refinadas e eficazes.