Criando e Configurando um Portal no Zoho CRM

Criando e Configurando um Portal no Zoho CRM

Criando um portal

Por padrão, o nome da sua empresa será considerado o nome do portal e será usado para gerar uma URL, que seus clientes usarão para acessar o portal. Todavia, você pode alterar o nome do portal ao criá-lo. E você também pode editar a URL do portal, se necessário.
Além disso, se o nome do portal já estiver em uso, o Zoho CRM solicitará que você o altere.






Para criar um portal
  1. Vá para  Configuração Canais > Portais;
  2. Na página Portais, clique em Começar agora.
    O nome da sua empresa aparecerá como o nome padrão do portal;
  3. Edite o nome do Portal, se necessário;


      4. Clique  em Configurar agora.
      A URL do portal do cliente será gerada e o nome do portal estará disponível;

      5. Clique  em Avançar  para continuar.
      Em seguida, defina o tipo de usuário do portal, a configuração da guia do portal e as permissões de campo.

Depois que um portal é configurado, você não poderá excluí-lo.





Observação
  • Ao criar um portal, será criado um portal padrão chamado Portal do Cliente que não pode ser excluído. Você pode adicionar até 10.000 usuários sem pagamento. Para adicionar mais usuários, você precisa comprar. Você só pode adicionar clientes ou clientes a este portal, não poderá adicionar usuários do mesmo domínio, ou seja, seus funcionários ou parceiros.


Editando uma URL do portal

Você pode editar o nome do portal depois de criado. O administrador deve notificar os usuários do portal sobre a mudança de URL para que continuem acessando o portal sem impedimentos.





Definindo o tipo de usuário do Portal

O tipo de usuário é um rótulo para os usuários que acessarão os módulos do CRM via portal. As permissões podem ser definidas para os tipos de usuário que permitirão ou restringirão o acesso aos dados na conta do CRM. Alguns exemplos de tipos de usuários do portal são: fornecedores, clientes, consultores, clientes, parceiros ou revendedores.
Observe que o primeiro tipo de usuário do portal deve ser apenas um cliente. Portanto, você não pode adicionar um usuário do mesmo domínio como seus funcionários no primeiro tipo de usuário do portal.

Para definir um tipo de usuário do portal

  1. Em Tipo de usuário do portal, insira um nome, por exemplo, pais, parceiros ou agentes de serviço, etc;
  2. Clique em Avançar.






Configurando a aba do portal

Nesta etapa, você escolherá os módulos e os layouts específicos que o usuário do portal poderá acessar e definirá as permissões para criar, editar, visualizar ou excluir registros. Por exemplo, você administra uma empresa de automóveis e deseja que seus clientes insiram algumas informações.

Assim, você pode configurar um portal exclusivo para esses clientes e dar acesso ao módulo de Leads. Os clientes podem inserir seus dados no portal para serem adicionados ao seu registro de CRM. A configuração da guia do portal inclui as seguintes etapas:
  1. Escolha o módulo: Você pode optar por dar aos clientes acesso aos Leads, Contatos, Fornecedores ou módulos personalizados. Os clientes poderão visualizar seus próprios detalhes no módulo e, com base em suas permissões, poderão adicionar e editar registros;

  2. Selecione os módulos relacionados: Os módulos vinculados por meio de pesquisa ou campos de pesquisa de seleção múltipla serão listados nos módulos relacionados. Você pode escolher qualquer módulo relacionado que deseja que os clientes acessem;

  3. Selecione os layouts dos módulos relacionados: Você pode escolher mais de um layout para cada módulo relacionado para os usuários do portal acessarem;

  4. Defina a permissão de registro do módulo: Você pode definir o nível de permissão para cada registro em um módulo. Por exemplo, você pode permitir que os clientes exibam ou editem seu número de licença, ou endereço de correspondência, ou dar a um fornecedor permissão somente para leitura para pedidos de compra;

  5. Selecionar exibição de lista: Se você criou uma exibição de tela para qualquer módulo do CRM, pode escolher a exibição de lista ou a exibição de tela para exibir um registro. A exibição de lista será selecionada por padrão para todos os módulos.
    Observe que os botões personalizados ou links personalizados não serão exibidos para os usuários do portal se forem adicionados à exibição Tela ou Lista;

  6. Filtrar por: Selecione os registros que o usuário do portal visualizará usando o filtro de pesquisa e o campo de pesquisa de seleção múltipla. Por exemplo, se você adicionou dois campos de pesquisa no módulo Negócios, pode escolher uma pesquisa com base nos registros que deseja que o usuário do portal visualize. No entanto, o filtro de pesquisa só estará disponível para os usuários existentes do portal se eles editarem as configurações do portal;

  7. Selecionar módulos públicos: Qualquer módulo que você marcou como somente leitura pública ou leitura / gravação / exclusão pública (através das configurações de compartilhamento de dados) estará acessível aos usuários do portal. Esses módulos serão listados na categoria Módulos Públicos no Portal e os usuários (portal) terão permissão de Visualização apenas para todos os registros que estiverem presentes no módulo. Quando um módulo é selecionado na categoria de módulos públicos, ele será removido da lista de módulos relacionados.
    Nota: O módulo Produtos deve ser compartilhado com os usuários do portal para permitir que eles associem os produtos aos registros presentes nos módulos Inventário;

  8. Selecionar guias da Web: Como organização, você pode ter alguns clientes que acessam seu CRM com a ajuda de portais. Além de visualizar os módulos e seus registros relacionados, eles também podem acessar as guias da web. 




Para configurar a guia do portal

  1. Na página Configuração da guia Portal, selecione um módulo em Escolher módulo na lista suspensa.
  2. Na seção Módulos Relacionados, faça o seguinte:
    • Guias - Marque as caixas de seleção dos módulos relacionados que os usuários do portal poderão acessar;
    • Layouts - Selecione um ou mais layouts aos quais os usuários terão acesso;
    • Permissões - Escolha criar, editar, visualizar, excluir ou editar (compartilhado) permissões do módulo. Os usuários do portal só poderão realizar ações nos registros com base em sua permissão. A permissão de edição (compartilhada) permitirá que os usuários do portal editem os registros que foram adicionados por usuários do CRM ao módulo;




  1. Exibição de lista - selecione 'Exibição de lista' ou 'Exibição de tela' para os registros;



  1. Filtrar por - Selecione os filtros na lista suspensa;



  1. Selecione os módulos na seção Módulos públicos;







  1. Selecione as guias da Web na seção Guias da Web. Os selecionados serão exibidos aos usuários do portal. Por padrão, apenas a permissão de exibição está disponível para todas as guias da web;




  1. Clique em Avançar;

Convidar usuários individualmente para um portal

Depois de criar o portal, você pode começar a convidar os clientes. Os convites por e-mail conterão os detalhes da URL do portal. Depois que os usuários aceitarem o convite, eles serão solicitados a definir uma senha.

No portal, o cliente deve primeiro definir informações básicas como idioma preferido, formato de hora, fuso horário e país (as configurações do CRM serão exibidas por padrão). Eles serão redirecionados para a página do módulo ao qual receberam acesso.







Para enviar um convite
  1. Acesse um módulo (Leads, Contatos, Módulo personalizado) e selecione um registro;
  2. Na página Detalhes do registro, clique no ícone Mais e clique em Enviar convite para o portal;




      3. Selecione o tipo de usuário do portal;



      4. Escolha o idioma do modelo a ser usado para o e-mail de convite;
      5. Clique em Convidar.




As seguintes opções de personalização estão disponíveis para os modelos:
  1. Personalize modelos específicos para um idioma: os administradores podem editar e salvar modelos em diferentes idiomas.



Ao convidar usuários, os administradores serão solicitados a selecionar o idioma para o e-mail de convite. O modelo salvo para esse idioma será usado para enviar o e-mail.








  1. Definir endereços padrão de e para: Você pode definir um endereço de e-mail padrão para enviar e-mails de convite — por exemplo, zylker@portal-support.com (De) — e selecionar um endereço de e-mail para redirecionar os e-mails de resposta — por exemplo, pattrick-jones@portal-support.com (Para).





  1. Use um assunto de e-mail personalizado ou campos de mesclagem.


  1. Use campos de mesclagem no corpo do e-mail:  você pode inserir campos de mesclagem no corpo de um e-mail para buscar os valores exatos do campo.



  1. Formate o texto do e-mail:  Todas as opções básicas de personalização de texto, como fonte, tamanho, estilo, cor, plano de fundo, alinhamento etc. estão disponíveis na janela de personalização do modelo. Você também pode adicionar imagens ou hiperlinks no corpo do e-mail.



  1. Definir um botão ou link para aceitar convites:  você pode fornecer um botão ou um link para aceitar o convite.

Para personalizar modelos de convite e confirmar e-mails de endereço de e-mail 
  1. Vá para Configuração > Canais > Portais;
  2. Selecione o tipo de usuário do portal na lista de opções;
  3. Clique na  guia Configuração;
  4. Clique no  botão Personalizar modelos de e-mail. 




      5. Selecione se deseja personalizar aceitar o e-mail de convite ou confirmar o e-mail do endereço de e-mail.

Convidar usuários em massa para o portal

Você pode enviar convites em massa para leads, contatos ou outros do módulo para o qual um portal é criado. Por exemplo, se você criar um portal para o módulo de leads, poderá convidar seus leads para acessar o portal.

Convites em massa podem ser enviados da guia Usuários na página de configuração do portal. Uma vez clicado, uma lista de usuários que não foram convidados para nenhum portal e têm um endereço de e-mail válido será exibida de onde você pode selecionar vários usuários. 

Para enviar convite em massa para usuários
  1. Vá para Configuração > Canais > Portal;
  2. Clique em um portal e vá para a guia Usuário;
  3. Clique em Convidar usuários;




      4. Selecione usuários na lista de usuários exibida e clique em Enviar convite;







      5. Em Tem certeza de que deseja enviar o convite do portal para os registros selecionados, clique em Enviar convite.

Depois que um convite é enviado, um status é enviado para informar o número de usuários que receberam ou não o convite. Ao clicar em Exibir convidados com falha, pode-se ver os usuários que não receberam um convite e o motivo do mesmo.





Exibir o motivo da falha no convite do portal

Existem vários motivos para uma falha no envio do convite do portal aos usuários. Assim que o convite for enviado, uma mensagem aparecerá em sua conta do CRM mostrando o número de convites bem-sucedidos ou malsucedidos. Ao clicar nos motivos da falha, você pode ver a lista de usuários que não receberam o convite e o motivo.




Pode haver as seguintes razões para um convite com falha:
  1. O domínio corresponde ao domínio do super admin - O usuário do portal pertence ao domínio da empresa. Você não pode enviar um convite para seus funcionários ou para qualquer pessoa que use o domínio de sua empresa;

  2. Registro aguardando aprovação - Se o registro estiver aguardando a aprovação de algum processo de aprovação, o convite não será enviado, pois o registro ficará bloqueado durante esse período;

  3. O registro está aguardando revisão - Se o registro fizer parte do processo de revisão, um convite do portal não será enviado para o registro;

  4. O registro não obteve o consentimento - Se um usuário habilitou o consentimento como parte do processo GDPR, o convite do portal não será enviado;

  5. O endereço de e-mail tem caracteres não suportados - letras maiúsculas e minúsculas em inglês (AZ, az) , dígitos de 0 a 9 e caracteres especiais como @ . - _ + são suportados no endereço de e-mail. Se o endereço de e-mail não estiver no formato acima, o convite do portal falhará;

  6. O endereço de e-mail é anônimo - Se o domínio de e-mail específico for spam, você não poderá enviar um convite;

  7. Atingiu o limite máximo de licenças de usuário para o portal - Se a organização atingiu o número máximo de usuários que podem ser convidados para um portal:

  8. O usuário do portal já existe - Se o usuário já fizer parte de um tipo de usuário do portal, você não poderá enviar outro convite;

  9. Nenhum registro existe - Se um registro já foi excluído do CRM e, por qualquer motivo, se um convite for enviado para o registro, ele será recusado;

  10. Você não tem permissão para o módulo - Se o usuário do CRM não tiver permissão para um módulo que está enviando, o convite será recusado;

  11. Você não tem permissão para o registro - Se o administrador do CRM não tiver permissão para um módulo específico, ele será impedido de enviar convites desse módulo;

  12. O registro está na lixeira - Se o registro do usuário para quem o convite é enviado for movido para a lixeira por qualquer motivo, o convite do portal não será enviado.

Atualizar o endereço de e-mail de um usuário do portal

Você pode atualizar o endereço de e-mail de um usuário do portal existente na página de detalhes do registro. Ao atualizar, você receberá a mensagem de que o acesso do usuário ao portal será alterado.

Para atualizar o endereço de e-mail:
  1. Vá para a página de detalhes do registro no módulo específico (Contatos, Leads, Fornecedores, etc.)
  2. Atualize o endereço de e-mail associado ao registro.
  3. No pop-up solicitando a alteração do acesso ao portal, clique em Sim, prosseguir .







Exibir lista de usuários do Portal no CRM

Todos os usuários que fazem parte de um portal serão listados na guia Usuários na página de configuração do portal. Você pode usar as seguintes opções de filtro para filtrar os usuários do portal:
  1. Todos os usuários;
  2. Usuários ativos;
  3. Usuários confirmados;
  4. Usuários não confirmados:
    1. Convite ainda não aceito: Usuários que não aceitaram o convite para o portal;
    2. Login suspenso: usuários do portal que não confirmaram o endereço de e-mail atualizado após a atualização no CRM.
  5. Usuários Desativados: Usuários cujo acesso ao portal foi encerrado da organização.



Remover usuários do portal

Você pode remover usuários de um portal. Seu acesso ao portal será revogado. Você pode convidá-los novamente, como e quando necessário.

Para remover usuários do portal
  1. Vá para a guia Usuário nos portais;
  2. Filtre os usuários usando seus status ou pesquise por seus nomes;
  3. Selecione e clique em Remover usuários;
    No pop-up de confirmação, clique em Remover usuários.

Converter um lead em contato

No Zoho CRM, você pode converter leads qualificados em contatos manualmente ou automaticamente usando as regras de fluxo de trabalho. Se você criou um tipo de usuário do portal para leads e dois tipos para contatos e adicionou seus leads e contatos de CRM aos portais apropriados, você será solicitado a escolher um dos tipos de usuário do portal em Contatos ao converter os leads em contatos em seu CRM.

Por exemplo, você tem quatro leads A, B, C e D no tipo de usuário do portal Leads; e Contatos 1 e Contatos 2 como dois tipos de usuário do portal nos módulos de Contatos. Ao converter os leads A, B, C e D em contatos no CRM, você será solicitado a escolher o tipo de usuário do portal de contatos (Contatos 1 ou Contatos 2) para o qual transferir os leads.











Excluir um tipo de usuário do portal

Pode haver casos em que você deseja remover um determinado tipo de usuário do portal. Nesse caso, primeiro você terá que transferir os usuários para outro tipo de usuário do portal e, em seguida, excluir o tipo de usuário do portal.

Você só pode transferir os usuários para outro tipo de usuário do portal se quiser excluir o tipo de usuário original do portal.

Se você não associou nenhum usuário a um tipo de usuário do portal, pode excluí-lo como está.

Para excluir e transferir um tipo de usuário do portal

  1. Vá para  Configuração Canais > Portais;
  2. Selecione um portal, passe o mouse sobre ele e clique em Excluir;
  3. No pop-up, clique em Transferir e excluir;
  4. Escolha um tipo de usuário do portal para o qual transferir o usuário na lista suspensa. Clique em Sim, continuar.



Desativar um tipo de usuário do portal

Você pode desativar um usuário do portal sempre que precisar.

Para desativar um usuário do portal

  1. Selecione um  tipo de usuário do portal e clique em Usuários do portal;
  2. No pop-up Lista de usuários do portal , desative a barra de status do usuário.







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