O que é o JourneyBuilder?
O JourneyBuilder permite que você crie réplicas online de seus processos de negócios usando vários módulos. É ideal para organizações que possuem vários departamentos, serviços ou aplicativos de terceiros participando do resultado de um único processo de negócios.
Por exemplo, processo de sanção de empréstimo, gerenciamento da cadeia de suprimentos, gerenciamento de estoque, comércio eletrônico etc. são processos longos, complexos e intrincados em que cada nível envolve várias transações. Para garantir que o processo flua sem interrupções, é importante monitorar cada etapa de perto e coletar previsões sobre: desempenho geral, estagnação ou lacunas nas etapas e atrasos durante a transição.
O JourneyBuilder permite que você projete esses processos elaborados e vincule equipes e módulos independentes para fornecer informações coletivas e precisas sobre seu desempenho.
Diferença entre JourneyBuilder e Blueprint
No Blueprint, você pode criar um processo para um único módulo, enquanto no JourneyBuilder você pode criar uma jornada usando vários módulos e aplicativos de terceiros ou Zoho.
Por exemplo, você projetou um projeto perfeitamente funcional e produtivo para o processo da cadeia de suprimentos em sua organização. Alguns anos depois, sua empresa começa a gerenciar também outras áreas, como gerenciamento de fornecedores, transações financeiras e serviços de rastreamento de correio.
Para garantir que o processo SCM esteja sendo executado sem problemas em todos esses serviços e não seja interrompido em nenhum trânsito específico, você decide incluir todos os processos no projeto existente. No entanto, você percebe que, embora esses processos estejam dentro do CRM, eles não fazem parte de um único módulo e, portanto, não podem ser adicionados a um único construtor de processos. É aqui que o JourneyBuilder pode ajudá-lo.
No JourneyBuilder , você pode criar jornadas complexas e amplas que reúnem vários módulos e aplicativos de terceiros em um construtor de processos para fornecer uma visão panorâmica do desempenho do processo.
Disponibilidade
Permissão necessária
Usuários com o perfil de permissão Gerenciar automação podem acessar esse recurso.
Cenários de negócios
Vejamos alguns cenários de negócios em que o JourneyBuilder pode ser usado com eficiência.
Processos de sanção de empréstimos
A Zylker Finances fornece assistência monetária para pequenas e médias empresas. Os candidatos que procuram um empréstimo inserem os detalhes necessários no formulário de solicitação de empréstimo e o enviam para processamento posterior.
Durante esse processo, seu formulário passa por diferentes estágios e departamentos, como pré-aprovação, verificação de documentos, liberação de fundos, verificação legal e pré-fechamento antes que o valor prescrito seja aprovado. Aqui, cada estágio desempenha um papel crucial em impulsionar o aplicativo para os estágios subsequentes e, finalmente, concluir o processo. Portanto, uma réplica online desse processo deve ser capaz de capturar detalhes como estágios em que um aplicativo está parado, se um estágio é ignorado, a quantidade de tempo gasto em um estágio e muito mais.
O JourneyBuilder oferece uma plataforma perfeita para isso, permitindo que você adicione estágios e transições de vários módulos de CRM. Pode-se até mesmo definir o prazo para a conclusão de um processo, adicionar ações automatizadas entre as etapas, envolver ações durante as transições que podem ser capturadas em diferentes módulos e muito mais. Aqui está um exemplo de como a jornada aparecerá no JourneyBuilder.
Gestão da cadeia de abastecimento
A Zylker Logistics opera um negócio de gerenciamento da cadeia de suprimentos. Assim, faz transações com vários departamentos - unidades de produção, fornecedores, logística de remessa e serviços terceirizados - para concluir seu ciclo de produção e entrega. Logo, seu ciclo SCM segue esta rota:
Desde o momento em que o comprador mostra interesse em um produto até que seja entregue com sucesso, o SCM cria uma rede que inclui indivíduos, organizações, departamentos, atividades e recursos que culminam no ciclo de compra e venda. Todos esses pontos de contato agregam valor à operação do SCM, e é importante monitorar, gerenciar e rastrear a eficiência e obter informações precisas sobre os desempenhos.
A replicação dessa jornada usando o JourneyBuilder fornecerá informações detalhadas sobre os estágios que impulsionam o movimento de um produto para o nível subsequente, os estágios nos quais o produto fica parado, o tempo gasto em um determinado estado e muito mais.
Essas métricas, por sua vez, podem ajudar a revisar o processo existente, ter um controle mais rígido sobre os custos associados, prever o comportamento de compra do cliente, lançar luz sobre os esforços de nutrição de leads e mais coisas que afetam os resultados da empresa.
Elementos principais no JourneyBuilder
Semelhante a um Blueprint, você precisa definir estados e transições no JourneyBuilder.
A página de configuração do JourneyBuilder é a mesma do Blueprint. Aqui você pode construir um único modelo de negócios usando diferentes módulos e aplicativos de terceiros.
Os estados são os diferentes estágios de uma jornada, por exemplo, no processo de sanção de empréstimo mencionado acima: "aguardando pré-aprovação, aguardando aprovação manual e verificação de documentos" são os diferentes estados.
A transição é a ligação entre diferentes estados. Ele prescreve as condições necessárias para que um registro se mova de um estado para outro. Por exemplo, a condição necessária para que um pedido de empréstimo passe de Verificação de documento para Empréstimo rejeitado é mencionada na transição Rejeitado.
Agora você tem uma ideia sobre os blocos de construção do JourneyBuilder, que são os mesmos de um projeto.
No JourneyBuilder, o número de jornadas que você pode criar depende da edição do CRM que você assinou. Cada viagem ou modelo pode ter cinco versões diferentes, mas apenas uma versão pode estar ativa em um determinado momento.
Para criar uma jornada, você precisa seguir as etapas abaixo:
Digite o nome da jornada e dê uma descrição.
Etapa 2. Adicionando Estados e suas ações
Adicionando um estado
No construtor de jornada, adicione um estado que defina a primeira etapa de sua jornada. Como permite vincular todos os módulos do CRM, você deve selecionar o módulo ao qual pertence um estado. Isso deve ser repetido para cada estado incluído no construtor. Você pode adicionar até 70 estados em uma jornada.
Definindo ações em cada estado
Você pode definir ações instantâneas, agendadas ou recorrentes para cada estado. A ação dependerá do estado em que o registro se encontra e se aplicará a todos os registros que atingirem o estado.
Ações instantâneas: digamos que você queira enviar uma notificação por e-mail ao fornecedor quando um pedido for feito ou enviar um link de pagamento ao cliente via SMS assim que o pedido for confirmado. Você pode configurá-lo da seguinte maneira:
- Estado do registro - Pedido feito/Pedido confirmado;
- Ações configuradas - Notificação por e-mail ao fornecedor/Link de pagamento ao cliente.
As seguintes ações instantâneas podem ser definidas:
- Atualização de campo;
- Notificação por e-mail: 3 por estado;
- Tarefa: 3 por estado;
- Webhook;
- Funções;
- Adicionar/remover tags: 10 tags/estado;
- Notificação Slack e Cliq: 5 notificações/estado.
Ações agendadas: você pode definir uma ação específica para ocorrer depois que um registro estiver em um estado por determinados dias, horas ou minutos. Por exemplo, você pode atribuir uma tarefa para ligar para o cliente um dia após o pagamento da primeira parcela ou um dia após o fornecedor enviar o produto. Você pode configurá-lo da seguinte maneira:
As seguintes ações programadas podem ser definidas:
- Atualização de campo;
- Notificação de E-mail;
- Tarefa;
- Webhook;
- Função.
Ações recorrentes: se você deseja que uma atividade ocorra repetidamente em intervalos regulares, pode definir uma ação recorrente. Por exemplo, você pode enviar e-mails de lembrete todos os dias para um pagamento pendente, enviar notificação ao fornecedor após o cliente confirmar a reserva ou enviar alertas por e-mail aos agentes de suporte até que um ticket seja fechado. Você pode configurá-lo da seguinte maneira:
As seguintes ações recorrentes podem ser definidas:
- Atualização de campo;
- Notificação de E-mail;
- Tarefa;
- Webhook;
- Função.
Etapa 3. Definindo o prazo para um estado
Se você deseja que os registros fiquem em um determinado estado apenas por um período específico, pode especificar um prazo para o estado. Você também pode escolher o que deve acontecer com os registros depois que um estado atingir seu prazo — o registro pode ser escalado ou movido para outro estado.
Observe que a opção de selecionar um prazo para um estado aparecerá apenas se você tiver adicionado uma transição entre os estados. Definir um prazo não é uma etapa obrigatória.
Etapa 4. Definindo a transição e quando ela deve ser acionada
Uma transição cria uma ligação entre dois estados. Ela permite definir a condição na qual um registro pode passar de um estado para outro. Por exemplo, um registro pode passar de "pedido feito" para "pedido confirmado" somente se as condições e ações definidas na transição "disponibilidade do produto" forem atendidas. Você pode adicionar até 110 transições em uma jornada.
Você pode selecionar quando uma transição deve ser acionada (este é um passo obrigatório):
- Envio de um formulário da web — Uma transição será acionada quando um registro entrar no CRM por meio de um formulário da web. Este gatilho está disponível apenas no início da viagem ou para a primeira transição de uma viagem;
- Criação de um registro — Uma transição ocorrerá sempre que um registro for criado no módulo e layout especificados;
- Edição de um registro — Uma transição será acionada sempre que um registro for editado. Você também pode adicionar uma condição. Por exemplo, sempre que o status do lead for alterado para qualificado, um link de pagamento deverá ser enviado;
- Recebendo uma chamada de API — Se você deseja invocar qualquer transição do aplicativo de terceiros, pode selecionar esta opção e copiar o URL da API fornecido por nós. Além disso, você pode mencionar os parâmetros que devem ser passados junto com cada chamada de API. Você pode selecionar no máximo seis parâmetros dos seguintes tipos de dados: string, número, data, data/hora, booleano.
Observação: as jornadas criadas antes de 14 de julho de 2021 terão ID de número inteiro longo e as jornadas criadas após 14 de julho de 2021 terão ID do tipo String.
- Aprovação do registro — Uma transição será acionada somente se um registro for aprovado. Por exemplo, um pedido será feito somente após a aprovação do pagamento. Você deve selecionar a qual processo de aprovação o registro pertence;
- Rejeição de registro — Uma transição será acionada na rejeição de um registro. Por exemplo, o pedido será cancelado se o pagamento falhar. Você deve selecionar a qual processo de aprovação o registro pertence;
- Uma data/hora — Uma transição será acionada no campo de data ou data/hora de um módulo.
Você pode selecionar um acionador dos seguintes sinais gerados pelo sistema:
- E-mail
- E-mails enviados: Enviando, Abrindo, Clicando, Bounce, Não aberto, Aberto mas não respondido, não respondido, assinatura cancelada;
- E-mail recebido - Recebendo;
- Chamada: recebe uma chamada, a chamada de saída não é atendida, as chamadas programadas estão atrasadas;
- SalesIQ: bate-papo perdido;
- Zoho Desk: Novo ticket, comentário em um ticket, vencido, resposta ao ticket, classificação, escalonamento;
- Campanha de e-mail: abrir, clicar, devolver, marcar como spam, receber resposta, cancelar inscrição;
- Zoho Survey: Enviando, visitando, recebendo resposta, pesquisa visitada, pesquisa não visitada;
- Zoho Backstage: compra ou cancelamento de ingresso, check-in pelo participante;
- Zoho Webinar: Enviando convite, Registro recebido, comparecido.
Além disso, você pode criar sinais personalizados se usar outros aplicativos (que não podem ser integrados ao Zoho CRM) em seus negócios e usá-los como gatilhos.
Observação
- Depois de definir um acionador, ele não pode ser editado. Você deve excluí-lo e adicionar um novo;
- Você não pode excluir um módulo que faz parte de um estado e o ponto de gatilho de uma transição depois de definido em um processo;
- O campo de nome do registro atual no módulo JourneyBuilder exibirá o nome do registro com base em sua posição no módulo. Por exemplo, se o registro estiver no módulo de leads, ele mostrará o nome do registro - módulo de leads, se estiver no módulo de contatos, mostrará o nome do registro - módulo de contatos.
Etapa 5. Definindo uma ação que deve ocorrer durante uma transição
Você pode definir uma ação instantânea que deve acontecer durante a transição. Por exemplo, assim que o orçamento for aprovado, uma notificação deve ser enviada ao fornecedor com os detalhes do produto, quantidade e endereço do destinatário. Você pode selecionar as seguintes ações:
- Criar registro;
- Atualização de campo;
- Notificação de E-mail;
- Tarefa;
- Webhook;
- Funções;
- Adicionar/remover tags.
Observação
Uma ação instantânea durante uma transição é particularmente útil quando o estado e a transição estão em dois módulos diferentes. Por exemplo, no caso acima, o estado ocorre no módulo "Cotações", enquanto a transição ocorre no módulo "Fornecedor". Em outras palavras, você pode definir diferentes conjuntos de ações para diferentes módulos em uma única jornada. Duas ações diferentes podem ser executadas simultaneamente em diferentes estados.
Etapa 6. Especificando os critérios para os registros selecionados passarem por uma transição
Se você deseja que apenas registros específicos passem por uma transição, você pode definir quais critérios os registros devem atender para passar para uma transição. Por exemplo, você pode mencionar que apenas faturas acima de $ 3.000 devem passar por uma transição para "desconto" antes de passar para o próximo estado.
Etapa 7. Definindo a conectividade entre os registros
Essa opção pode ser usada nos casos em que você deseja rastrear os registros específicos nos quais ocorreu uma transição. Por exemplo, digamos que você tenha recebido uma solicitação de demonstração de um produto de três clientes diferentes por e-mail. Você envia convites para o webinar e, uma semana depois de participar, um dos três clientes compra o produto.
Portanto, esse cliente passa do estado "lead" para o estado "contatos". Como mover esses estados significa mover entre dois módulos, usando as opções de conectividade - pesquisa ou referência - você pode rastrear o caminho e encontrar a ação que impulsionou o registro para o próximo estado.
No nosso exemplo, após assistir ao webinar, o lead efetua o pagamento e passa para o próximo estado (contato). Você deve adicionar a pesquisa do contato ou fornecer a referência do contato no registro do lead para:
- Entender como os dois registros estão interligados;
- E qual atividade levou o registro ao próximo estado.
Observação
- A aba de conectividade estará disponível apenas se os estados forem definidos em dois módulos diferentes. Como no exemplo acima, onde o registro se move do módulo de leads para o módulo de contatos;
- A referência pode ser fornecida apenas se um registro for criado por meio do JourneyBuilder. A criação manual não será considerada. Por exemplo, um contato (registro) é criado após a qualificação de um lead.
Etapa 8. Adicionando um log à transição
Se você quiser anotar quaisquer detalhes ou informações importantes, você pode digitá-los na seção de log. Isso pode ser visualizado na linha do tempo em Journey Builder. Você pode adicionar até três logs em uma transição.
Você pode inserir campos de mesclagem no log para visualizar a jornada completa do registro até a transição específica. Por exemplo, a imagem abaixo mostra a qual jornada a transição pertence, o nome da transição, quando ela foi acionada, a ação que ocorreu no acionamento e o resultado.
Projete uma jornada em Journey
Para projetar uma jornada
- Vá para Configuração > Gerenciamento de processos > JourneyBuilder;
- Clique em Criar Jornada e insira o Nome e a Descrição da Jornada;
- Clique em Continuar;
- No Journey Builder, selecione clique para adicionar um estado;
- Em Create State, insira o State Name, Description e escolha um Module na lista suspensa;
- Clique em Salvar.
Você será redirecionado para o construtor de jornada. Você pode adicionar ações ao estado ou clicar em +Adicionar estado para adicionar mais estados; - Clique em Definir prazo para este estado e insira o número de dia(s), hora(s) ou minuto(s);
Definir a ordem em que uma transição deve ocorrer
Em situações em que o primeiro estado no modelo possui várias transições, as transições ocorrerão na mesma ordem em que estão listadas na configuração. Mas se você quiser, pode alterar a ordem de execução definindo a ordem de precedência.
Vamos considerar o processo de sanção do empréstimo. Se o estado "aguardando pré-aprovação" tiver duas transições - "informações incompletas" e "excede o limite de aprovação" - o aplicativo (registro) seguirá as transições na ordem listada. Se quiser reordená-las, você pode arrastar e soltar as transições na ordem de execução desejada.
Especifique o prazo para a viagem
Você pode especificar um prazo para toda a jornada. Por exemplo, se seu modelo se concentra apenas na geração de leads, você pode definir um prazo para a jornada depois que o estado de geração de leads for atingido. Você pode adicionar um prazo durante a configuração da jornada ou posteriormente. Para isso, você pode selecionar o processo e ir até a aba Prazo e clicar em Definir prazo para a viagem.
Aqui você deve mencionar o número de dias, horas ou minutos após os quais uma jornada deve terminar. Você pode escolher um prazo alguns dias após o início da jornada ou após atingir um estado (por exemplo: lead qualificado). Você pode definir se os registros devem ser escalados ou movidos para um estado.
Definir um prazo permite que você veja o número de registros que atingem o estado de conclusão e tome ações corretivas naqueles que estão parados em um determinado estado.
Editar versões de uma jornada
Você pode criar até cinco versões de uma única jornada, mas apenas uma versão pode estar ativa por vez. Quando você edita qualquer jornada ativa, há três opções:
- Excluir rascunho - Você não salva nem publica. Basta excluí-lo;
- Publicar como uma nova versão - A versão editada pode ser publicada como uma nova versão. Isso manterá a versão existente e permitirá que você compare o desempenho das versões;
- Republicar - Você pode substituir a versão existente.