Bem-vindo a este documento sobre as opções de acessibilidade disponíveis no Zoho CRM. Estamos empenhados em fornecer uma experiência inclusiva para todos os usuários.
Este documento orienta você através dos 18 novos controles de acessibilidade projetados para melhorar a usabilidade para indivíduos com necessidades diversas.
Os controles de acessibilidade estão sendo liberados de forma faseada. Eles podem não estar disponíveis em sua conta agora, mas estarão disponíveis em breve.
Para os milhões de pessoas que dependem do Zoho CRM diariamente, os controles de acessibilidade oferecem a eles o ferramentas que eles merecem para alcançar o que eles são capazes.
Assim como as empresas podem personalizar nosso CRM para atender às suas necessidades específicas, os usuários individuais podem aproveitar 18 controles de acessibilidade para acomodar suas necessidades exclusivas. Eles não precisam mais lidar com um CRM "padrão" que funciona para o usuário com visão navegando com um mouse. Em vez disso, eles podem executar todas as suas tarefas com facilidade em um CRM que pode ser configurado para atender às suas necessidades exclusivas.
O que é acessibilidade?
Acessibilidade refere-se ao design de produtos, serviços, dispositivos ou ambientes de tal forma que eles possam ser usado por todos, independentemente de suas deficiências.
Acessibilidade web significa que sites, ferramentas e tecnologias são projetados e desenvolvidos para que as pessoas com deficiência possam perceber compreender navegar, e interagir com eles.
Por que isso importa?
Tornando o nosso CRM mais acessível usuários com deficiência podem desempenhar suas funções de forma eficaz, melhorando assim a produtividade e a satisfação.
Um CRM mais acessível promove um local de trabalho inclusivo onde todos os membros têm a oportunidade de contribuir para objetivos compartilhados.
Controles de acessibilidade com frequência melhorar a usabilidade para todos os usuáriosnão apenas as pessoas com deficiência. Por exemplo, comandos de voz e atalhos de teclado podem aumentar a eficiência para todos.
A acessibilidade ajuda as organizações cumprir com os regulamentos reduzir os riscos legais.
Controles de acessibilidade no Zoho CRM
Nossos recursos de acessibilidade são projetados para ajudar todos a criar uma experiência confortável para eles. Vejamos como algumas dessas opções ajudam os usuários com deficiência em seu trabalho:
Alex, um representante de vendas com deficiência visual
Alex recebe um acordo. O ampliar texto no hover a opção permite que ele se concentre em pontos de dados específicos sem perder o contexto.
Quando ele atualiza o status de um negócio, um mensagem de erro aparece em uma cor acessível com um ícone, alertando-o para um campo obrigatório que ele perdeu.
Alex geralmente usa a opção de zoom do navegador para preencher formulários. Isso significa que a barra superior geralmente não está na tela quando ele está trabalhando. A opção de piscar a tela duas vezes para notificações garante que ele não perca atualizações importantes enquanto aumenta o zoom.
Maria, especialista em marketing com TDH
Maria se beneficia da opção do CRM para mostrar apenas campos obrigatórios ao criar ou editar um registro. Isso simplifica a forma e ajuda a focar em detalhes essenciais.
Liam, um gerente de vendas com deficiência motora
Liam navega e usa eficientemente o CRM usando atalhos de teclado.
Kumar, um representante de vendas que é cego
Kumar usa o CRM com seu leitor de tela e também permitiu o ordem de navegação padrão. Isso permite que ele passe pelo CRM de forma eficiente para concluir suas tarefas.
Zoe, um analista de dados com dislexia
Zoe mergulha profundamente nos dados do CRM para extrair insights acionáveis. Ela ajusta o tamanho da fonte e espaçamento para melhor legibilidade e utiliza o foco da leitura opção para se concentrar em uma área de cada vez. Essa configuração ajuda a processar informações complexas sem se sentir sobrecarregada ou cometer erros.
Onde posso encontrar controles de acessibilidade?
Navegar para Configuração > Geral > Definições Pessoais > Acessibilidade. A guia Acessibilidade exibirá os diferentes controles de acessibilidade oferecidos no Zoho CRM junto com um pesquisar caixa para encontrá-los rapidamente.
Nota: Quando você usa a barra de pesquisa, vá para cada categoria (Visão, Motor e Interação) para ver os resultados correspondentes nessa categoria.
Você pode acessar certos controles usando o Atalho de acessibilidade, localizado na barra de ferramentas na parte inferior. Depois de clicar nele, você pode ativar ou desativar esses controles. Além disso, você pode pressionar Configurações Adicionais para abrir a guia Acessibilidade.
Se você ativou Assistente de Voz Zia, você pode acessá-lo a partir da barra de ferramentas inferior clicando no ícone do microfone. Outra forma de ativar o Assistente de Voz é premindo Control + Z + V.
Controles de acessibilidade no Zoho CRM
Nossos controles de acessibilidade são categorizados para oferecer suporte a usuários com deficiências visuais, deficiências motoras e aqueles que se beneficiam de opções de interação aprimoradas. Você pode ativar ou desativar os diferentes controles e configurar cada um para atender às suas necessidades exclusivas.
Visão
Leitor de tela
Um leitor de tela é um software que lê o conteúdo da tela em voz alta para usuários com deficiências visuais. Alguns leitores de tela populares são Apple VoiceOver MANDÍBULAS NVDA Narrador Microsoft, e ChromeVox. Embora o Zoho CRM não tenha seu próprio leitor de tela, ele é compatível com leitores de tela de terceiros.
Como usar
Certifique-se de que seu software de leitor de tela (por exemplo, JAWS, NVDA, VoiceOver) esteja instalado e em execução.
Navegue pelo CRM como de costume; o leitor de tela anunciará elementos e ações.
Dica
Para uma navegação ideal pelo CRM ao usar um leitor de tela, você pode:
Familiarize-se com atalhos de teclado do leitor de tela.
Ative as seguintes opções em suas configurações de acessibilidade:
Marco ARIA para facilitar a percepção, a compreensão e a navegação na IU do CRM.
Ordem de navegação padrão para garantir que a navegação seja intuitiva e não ignore elementos.

Nota: Atualmente, isso é totalmente suportado na página inicial, na visualização personalizada e nas visualizações de registro padrão (detalhe, crie, edite, clone).
Zoom
A maioria dos navegadores inclui a opção de aumentar e diminuir o zoom das páginas. Os usuários podem ajustar a opção de zoom do navegador para melhorar a legibilidade da interface do CRM. O layout do CRM permanecerá totalmente funcional dentro de uma faixa de zoom de 25% a 150%.
Como usar
Na maioria dos navegadores, você pode abrir o CRM e pressionar:
Ctrl ou Cmd com + para aumentar o zoom.
Ctrl ou Cmd com - para reduzir o zoom e
Ctrl ou Cmd com 0 irá redefinir o zoom.
Quando a interface estiver legível e clara, você pode usar o CRM como de costume. Ajuste o zoom como e quando necessário, dependendo das suas necessidades.

Nota: Atualmente, isso é totalmente suportado na página inicial, na visualização personalizada e nas visualizações de registro padrão (detalhe, crie, edite, clone).
Tamanho da Fonte
Muitas vezes, os usuários com baixa visão vão querer melhorar a legibilidade do CRM sem ter que aumentar e diminuir o zoom várias vezes. Nesses casos, eles podem ajustar o tamanho da fonte escolhendo entre quatro tamanhos: Pequeno Padrão Grande, e Maior.
Como usar
Clique em um dos quatro tamanhos de fonte disponíveis no controle deslizante:
Pequeno (extrema esquerda)
Padrão (segundo da esquerda)
Grande (terceiro da esquerda)
O tamanho da fonte selecionada será aplicado imediatamente.
Se você clicar Redefinir, o Padrão o tamanho da fonte será escolhido.
Você também pode clicar no Visualização ao Vivo opção. Isso abrirá um Visualização ao Vivo pop-up.
Você pode navegar pelo CRM para ver como várias páginas do CRM aparecerão com diferentes tamanhos de fonte. Você pode ajustar o tamanho no pop-up de visualização ao vivo e, uma vez satisfeito, clique em Aplicar.
Quando estiver satisfeito com o tamanho da fonte, você poderá desfrutar de uma interface de CRM onde o texto é muito mais confortável de ler!
Espaçamento
Juntamente com o tamanho da fonte, você pode ajustar o espaçamento do texto para melhorar sua legibilidade dentro do CRM. Existem quatro opções predefinidas disponíveis para os usuários: Condensado Normal Expandido, e Ampliar.
Como usar
Selecione uma das opções de espaçamento no menu suspenso:
Condensado (menor espaçamento )
Normal (espaçamento padrão)
Expandido (grande espaçamento)
Alargamento (maior espaçamento).
O espaçamento selecionado será aplicado imediatamente.
Se você clicar Redefinir Normal o espaçamento será escolhido.
Você também pode clicar no Visualização ao Vivo opção. Isso abrirá um Visualização ao Vivo pop-up.
Você pode navegar pelo CRM para ver como o espaçamento afeta as diferentes páginas do CRM. Você pode selecionar o espaçamento no pop-up de visualização ao vivo. Quando estiver satisfeito, clique em Aplicar.
O texto no CRM deve ser muito mais fácil de perceber agora.
Ampliar texto ao passar o mouse
A opção Ampliar texto ao passar o mouse permite que os usuários ampliem textos difíceis de ler quando necessário. Isso ajuda os usuários a ampliar seletivamente um único elemento de texto quando necessário, mantendo o tamanho e o espaçamento da fonte que é confortável na maioria das vezes.
Como usar
Ative o interruptor de alternância para esta opção.
Passe o mouse sobre o texto que você deseja ampliar e pressione a tecla alt (Windows) ou opção (Mac).
O texto ampliado pode ser facilmente lido sem zoom ou ter que ajustar o tamanho da fonte.
Controle de movimento
O controle de movimento ajuda a minimizar o desconforto potencial para usuários sensíveis ao movimento. Eles podem optar por:
Minimize animações não essenciais
Continue com as animações como elas são
Corresponder às configurações do seu computador. Por favor, note que a última opção só funcionará se for suportada no seu computador.
Como usar
Selecionar Mínimo Padrão, ou Configurações do Sistema com base nas suas necessidades. A alteração será aplicada imediatamente.
Se você escolheu Mínimo é possível navegar e trabalhar no CRM sem se distrair com animações.
Mudar de etiquetas
As sugestões de cores são usadas no CRM para indicar se um interruptor está ativo ou inativo. Isso coloca dificuldades para usuários com deficiências de visão de cores, que podem não ser capazes de entender o estado atual do switch.
Nesses casos, os usuários podem ativar o Mudar de etiquetas opção. Isso exibe rótulos em switches para mostrar seu estado atual. Isso torna imediatamente compreensível para usuários com problemas de visão de cores e até mesmo usuários que não estão familiarizados com a interface.
Como usar
Clique no botão de alternância para ativá-lo ou desativá-lo. A alteração será aplicada imediatamente.
Quando você encontrar um interruptor, leia o rótulo para entender seu estado.
Botão tachado desativado
Quando funções específicas são desativadas no CRM, seus botões aparecem esmaecidos. No entanto, essa sugestão visual não é útil para indivíduos com problemas de visão de cores. A ativação desse recurso irá atacar esses botões, fornecendo um indicador visual mais perceptível.
A entrada de dados é uma das tarefas mais comuns para um usuário de CRM. Usuários com deficiências visuais ou motoras se beneficiam de formulários curtos com campos essenciais no CRM. Ao ativar o modo de exibição de formulário, os usuários podem optar por visualizar apenas os campos necessários em diferentes formulários no CRM. Isso facilita a entrada de dados para a maioria dos usuários.

Nota: Atualmente, isso é totalmente suportado nas páginas de exibição de registro padrão (criar, editar, clonar).
Exibição de campo obrigatória
A percepção de campos obrigatórios é crucial para os usuários. A falta de campos obrigatórios pode levar a experiências frustrantes para os usuários salvarem um registro. Os usuários podem ter preferências variadas sobre como os campos obrigatórios são apresentados em um formulário:
A maioria dos usuários pode preferir o linha de acento vermelha para indicar que um campo é necessário.
Outros podem preferir o mais convencional asterisco ao lado do campo.
A opção mais acessível é adicionar "(Requerido)" ao rótulo do campo obrigatório. Isso torna óbvio e é adequado para a maioria dos usuários.
Os usuários podem selecionar a opção que melhor se adapte às suas necessidades.
Nota: Atualmente, isso é totalmente suportado na página inicial, na visualização personalizada e nas visualizações de registro padrão (detalhe, crie, edite, clone).
Tela flash para notificações
As notificações desempenham um papel crucial no software, mas os usuários podem ignorá-las se não forem perceptíveis o suficiente. Nesses casos, um sinal extra pode ser necessário. Você tem a opção de ativar a opção de tela flash para fazer a tela piscar duas vezes sempre que uma notificação é recebida.
Aviso: Usuários sensíveis a luzes piscando devem manter esse controle desativado.
Marco ARIA
ARIA é uma coleção de funções e atributos que ajudam a melhorar a acessibilidade de conteúdo da web e aplicativos para pessoas com deficiência. Os pontos de referência ARIA facilitam para os usuários entender, navegar e usar uma ferramenta de software. Isso é benéfico para usuários que dependem principalmente de teclados e tecnologia assistiva, como leitores de tela.
Os marcos ARIA designam seções importantes de uma página com funções e também atribuem rótulos. Isso tem os seguintes benefícios:
Simplifica a compreensão do propósito de cada seção de página e
Permite que os usuários naveguem rapidamente para a seção desejada em vez de ter que navegar por cada elemento sequencialmente.
Facilita a identificação de pontos de referência, pois eles são codificados por cores com uma cor acessível.
Comandos pré-definidos
Você pode dizer:
"Clique" para elementos clicáveis na IU do CRM.
"Enter/Type" para campos de entrada de dados.
"Limpar" para limpar o valor em um campo.
Por exemplo: "Clique em Configuração"/ "Insira o primeiro nome como John." / "Limpar o Primeiro Nome."
Além do acima, os seguintes comandos estão disponíveis para seu uso:
Geral
Abrir Pesquisa de Registros
Abrir a Configuração
Abrir Notificações
Mostrar/Ocultar a Caixa de Chat
Mostrar Atalhos
Mostrar Comandos de Voz
Mostrar/Ocultar Numeração
Fechar pop-up
Módulos
Abrir "Nome do módulo." Por exemplo, "Abrir Contas."
Abrir "Nome do módulo nome do registo." Por exemplo, "Abrir Contas Benton."
Página Criar/Editar/Clonar do registro
Digite "Nome do Campo" como "Valor." Por exemplo, "Enter Primeiro Nome como John."
Foco Próximo Campo
Foco Campo Anterior
Mover para a Próxima Seção
Mover para a Secção Anterior
Salvar
Salvar e Novo
Cancelar
Mudar Layout
Visualização de lista de módulos
Foco Próximo Record
Foco Registro Anterior
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Editar Registro
Selecione Gravar
Excluir Registro
Mostrar/Ocultar Filtro Avançado
Mostrar Visualizações Personalizadas
Selecione Todos os Registros
Criar Registro
Visualização de detalhes do registro
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Interação
Foco de leitura
Os usuários que têm deficiências cognitivas podem acelerar a conclusão da tarefa removendo distrações através do uso da ferramenta de foco de leitura. Isso bloqueará a maior parte da tela ao redor do cursor. Eles têm a opção de escolher entre diferentes tamanhos de máscara, como pequeno, médio, grande ou personalizá-lo para atender às suas necessidades. Além disso, eles podem modificar a transparência da máscara para se alinhar com suas preferências.
Os usuários podem navegar pelo CRM com seus teclados e leitores de tela. Nesses casos, eles podem permitir ordem de navegação padrão para:
Ajude-os a navegar em uma ordem consistente e intuitiva, movendo-se da esquerda para a direita e de cima para baixo.
Evite pular elementos que estão desativados e não acessíveis por padrão.
A navegação começa a partir do primeiro elemento DOM. Recomendamos que você ative essa configuração se estiver usando um leitor de tela para uma melhor experiência do usuário.