Como configurar a integração do Google Ads no Zoho CRM

Como configurar a integração do Google Ads no Zoho CRM

Configurar a integração do Google Ads

Usuários com perfil de administrador precisam ativar a Integração do Google Ads no Zoho CRM. A configuração do Zoho CRM para Google Ads compreende estas etapas:

  • Etapa 1: Autenticação  - ative esse recurso e autorize sua conta do Zoho CRM a acessar sua conta do Google Ads.
  • Etapa 2: configuração  - configure a conta do Google Ads e especifique quais dados você deseja enviar ao Google Ads para conversões off-line.
  • Etapa 3:  Identificação automática - ative a identificação automática, que gera o GCLID (Google Click ID) que pode ser usado para rastrear Leads no Zoho CRM.
  • Etapa 4: Empacotamento  - Dê uma olhada nos novos campos, relatórios e painéis que serão adicionados após a instalação dessa integração.
  • Etapa 5: rastreamento  - adicione snippets de código ao seu site e formulário da web para capturar os detalhes do clique do anúncio do Google no Zoho CRM. Esta é uma etapa importante para acompanhar os dados das suas campanhas de anúncios no CRM.

Para configurar a integração do Google Ads

  1. Faça logon no Zoho CRM com perfil de administrador.
  2. Vá para  Configuração  >  Marketplace> Google  >  Google Ads .
  3. Clique em  Introdução .


Etapa 1: autenticação

Para começar, você precisa autenticar sua conta do Google Ads e autorizar sua conta do Zoho CRM a acessá-la.

  1. Clique em  Autenticar anúncios do Google .
  2. No  pop-up Fazer login  -  Contas do Google  , digite o nome de usuário  e a  senha da sua conta do Google Ads  .
  3. Clique em  Aceitar .
    Você será levado para o próximo estágio do processo de integração chamado Configuração.

Etapa 2: Configuração

Nesta etapa, você precisa escolher o cliente do Google Ads que deseja vincular ao Zoho CRM e também selecionar uma opção para rastrear conversões.


Conta MCC


Se você gerenciar mais de uma conta de cliente do Google Ads usando uma conta do Google Ads do tipo MCC, poderá selecionar as contas que deseja integrar e acompanhar no Zoho CRM. Observe que a integração oferece suporte aos tipos Normal e MCC de Contas do Google Ads. Ele não suporta várias contas MCC. Todas as campanhas, associadas à conta do cliente que você selecionar, serão criadas no Zoho CRM na guia Campanhas.


Conversões de vendas


Na sua empresa, as conversões podem se referir a qualquer ação executada pelo cliente ao clicar no anúncio. As ações podem ser a inscrição no seu produto, o download de um aplicativo ou e-book, a compra de um produto ou o preenchimento de um   formulário do ContactUs . Podem ser conversões on-line e off-line.

Imagine que você exibiu um anúncio da sua loja no Google Ads. Seu possível cliente, Jasmine, diretora de compras da Acme Inc. clica no anúncio nos resultados da Pesquisa Google e preenche o formulário de consulta na sua página de destino. No momento, um Lead é criado no Zoho CRM e o GCLID do cliente é anotado. Após alguns follow-ups da sua equipe de vendas, ela visita sua loja para ver seu material e faz uma compra. O vendedor, fecha o potencial criado no Zoho CRM e elevou uma fatura para a Acme Inc. 

Embora ela tenha consultado seus produtos on-line por meio da campanha do Google Ads, a conversão real ocorreu no modo off-line. Essas conversões de vendas que ocorrem fora do mundo on-line podem ser vinculadas automaticamente no Zoho CRM usando essa integração. Os detalhes disponíveis no Zoho CRM podem ser enviados ao Google Ads para manter um conjunto completo de dados sobre conversões.

Ao inserir as conversões do Zoho CRM no Google Ads, você pode:

  • Entenda quais cliques levaram a quais conversões off-line (e o valor associado).
  • Aproveite os recursos de automação de lances para otimizar conversões off-line.


Para vincular a conta do cliente do Google Ads e especificar opções de importação de conversão


  1. Marque a caixa de seleção dos clientes correspondentes que você deseja integrar ao Zoho CRM.
    Todos os clientes da sua conta do Google Ads serão listados aqui. Você pode escolher até 5 clientes da lista. Observe que várias contas da MCC não são suportadas.

Configurar sua conta Google




2. Escolha uma ou várias das seguintes opções para  Exportar as conversões de volta para o Google Ads.
Em cada opção selecionada, uma entrada é criada em  Ferramentas  >  Conversões  no Google Ads.
  • O Lead  foi criado  - no Google Ads, o nome do acompanhamento de conversões criado é  Leads / Contatos do Zoho CRM . Para cada Lead / contato criado no Zoho CRM, uma contagem aumenta para essa conversão.
    A contagem de conversões é definida como  UniqueConversion .
    A categoria de conversão está definida como  inscrição .
  • O Lead é convertido  - no Google Ads, o nome do acompanhamento de conversões criado é  Qualificação de Leads do Zoho CRM . Para cada Lead convertido no Zoho CRM, uma contagem aumenta para essa conversão.
    A contagem de conversões é definida como conversão única .
    A categoria de conversão está definida como  Lead .
  • O potencial foi conquistado  - no Google Ads, o nome do acompanhamento de conversões criado é  Zoho CRM Sales . Para cada potencial ganho e fechado no Zoho CRM, o valor potencial é adicionado a essa conversão.
    A contagem de conversões é definida como Toda a conversão .
    Categoria de conversão é definida como  Compra / Venda .
3. Clique em Continuar .


Nota
  • O acompanhamento de conversões entre contas não é suportado.
  • O Google não permite rastrear um potencial criado após 90 dias a partir de um clique.
  • O nome do acompanhamento de conversões do Google Ads ( Leads / contatos do Zoho CRM ,  qualificação de Leads do Zoho CRM, vendas do Zoho CRM ) adicionados ao Google Ads não deve ser alterado ou excluído pelos usuários.


Etapa 3: codificação automática

Ao configurar anúncios e o URL de destino correspondente, ou seja, a página de destino da campanha, a opção de codificação automática adiciona dinamicamente o parâmetro GCLID ao URL de destino. Isso ajuda a identificar em qual anúncio foi clicado em cada visita ao seu site.


Exemplos: 
URL com codificação automática:

O Zoho CRM usa informações de URLs com marcação automática para rastrear os seguintes detalhes:

  • Todas as palavras-chave do Google Ads que trouxeram um Lead / contato ao seu site.
  • A campanha em que a palavra-chave foi usada.
Se a marcação automática estiver ativada, essas contas serão listadas. Para contas que não têm a marcação automática ativada, selecione  Sim, concordo em ativar a marcação automática para a (s) conta (s) não ativada (s)  e clique em  Ativar marcação automática agora .

Codificação automáticaCodificação automática

Etapa 4: Embalagem

As  guias,  campos,  relatórios  e  painéis  oferecidos no Zoho CRM como parte dessa integração estão listados para sua referência nesta etapa. Confira os vários novos campos que serão adicionados, os relatórios que estarão disponíveis e clique em  Concluir .

A seguir, estão os componentes que serão adicionados à conta do Zoho CRM assim que a integração for bem-sucedida. Observe que, inicialmente, apenas usuários com acesso de administrador poderão acessá-los. O administrador pode habilitar esse acesso para outras pessoas no perfil do usuário.






Nova aba


Uma nova guia será adicionada, a saber, o Google Ads.


Novos campos


A tabela lista os campos disponíveis em Leads, contatos e potenciais na seção Informações dos anúncios do Google. Os dados são preenchidos automaticamente nesses campos e os valores dos campos não podem ser editados.


Novos relatórios e painéis


Também são adicionadas uma lista de relatórios e painéis padrão, como Campanhas do Google por setor, Campanhas do Google por status de Lead, Potenciais fechados por campanhas, etc.

Etapa 5: rastreamento

A configuração está quase concluída. O processo de integração levará um tempo com base nos dados do Google Ads. Enquanto isso, você precisa adicionar os códigos de rastreamento aos seus formulários da web.

Nesta etapa, você precisa adicionar trechos de código nas suas  Páginas da Web  e  Formulário da Web  para capturar os detalhes do clique de um Google Ads no Zoho CRM. Esta etapa é importante e obrigatória, pois sem isso a integração não funcionará corretamente. Clique em  Siga as etapas  para continuar.


Configurar o acompanhamento de anúncios do Google

Depois de ativar e configurar a integração com o Google Ads, é necessário realizar algumas ações para rastrear suas informações do Google Ads no Zoho CRM.

  1. Adicione o código de rastreamento Zoho CRM em todas as suas páginas da web.
  2. Adicione o elemento oculto do Zoho CRM aos seus formulários da web.
Configurando acompanhamento de anúncios Configurando acompanhamento de anúncios

Etapa 1: adicione o código de rastreamento em todas as páginas da web.

Nesta etapa, você adiciona um código de acompanhamento em todas as páginas da web em seu site, idealmente em algum elemento universal como o rodapé da página. Isso é necessário para acompanhar o GCLID gerado ao clicar no anúncio.

Quando um visitante clica no seu anúncio e chega à sua página de destino, há chances de ele navegar para outras páginas antes de preencher o formulário da web. Nesses casos, esse código de rastreamento mantém um registro do GCLID gerado ao clicar no anúncio.


  1. Vá para  Configuração> Mercado> Google> GoogleGoogle Ads.
  2. Na  página Integração do  Google Ads , clique em  Siga-me pelas etapas .
  3. Na etapa um,  Capturar e armazenar informações de anúncios do Google , clique em  Código de acompanhamento do Zoho CRM .
  4. No  pop-up Código de acompanhamento de incorporação  , copie o seguinte código de acompanhamento e cole-o em todas as páginas da web em seu site
    <tipo de script = "text / javascript" src = ' https://crm.zoho.com/crm/javascript/zcga.js '> </script>



Etapa 2: adicione o elemento oculto nos seus formulários da web.

Em seu formulário da web, a adição do snippet de código para o elemento oculto é muito essencial para capturar o GCLID exclusivo gerado ao clicar no anúncio. Esse código ajuda a extrair os dados que o GCLID captura quando um visitante clica em um anúncio. O GCLID fornece informações como Campanha de anúncios do Google, Grupo de anúncios, Palavra-chave, Anúncio, etc., que são repassadas ao banco de dados do cliente (Zoho CRM), juntamente com as informações principais que você coleta do visitante que preenche o formulário da Web . A captura do GCLID é obrigatória para capturar as informações do Google Ads diretamente na sua conta do Zoho CRM. Observe que isso não é suportado para formulários Web-to-Case.

Para formulários da Web do Zoho CRM:

Ao criar novos formulários da Web no Zoho CRM, o código do elemento oculto pode ser incluído automaticamente no código do formulário. Para formulários da Web existentes do Zoho CRM, o snippet de código precisa ser adicionado ao código do formulário.

Criando um novo formulário  - Ao configurar um novo formulário, adicione os detalhes do formulário, como nome do formulário, URL da página de destino, URL do local do formulário etc. Se você é um usuário do Google Apps e ativou a integração do Google Ads, o Google Ads O script será automaticamente disponibilizado para você. 

Web Form do Zoho CRMWeb Form do Zoho CRM

Adicionando código a um formulário existente

  • Vá para  Configuração  >  Mercado> Google  >  Google Ads .
  • Na  página Integração do  Google Ads , clique em  Siga-me pelas etapas .
  • Na etapa dois,  leve as informações do Google Ads para o Zoho CRM , clique em  Elemento oculto do Zoho CRM .
  • No  campo Campo oculto para formulários da Web existentes  , copie o seguinte código de campo oculto e cole-o no código do seu formulário.
    <input type = 'hidden' id = "zc_gad" name = "zc_gad" value = "" />
Não se esqueça de adicionar o seguinte código de acompanhamento em todas as páginas da web em seu site, logo antes da tag </body>.
<tipo de script = "text / javascript" src = ' https://crm.zoho.com/crm/javascript/zcga.js '> </script>

Para formulários da web de terceiros:

No caso do construtor de formulários da web de terceiros, além de adicionar o código do campo oculto no formulário da web e o código de rastreamento em todas as páginas da web, você deve incluir a variável "GCLID" em seu script de API existente.

Para configurar o rastreamento de formulários da web por meio de formulários da web de terceiros

  1. Adicione o seguinte código de campo oculto no código do seu formulário da web.
    <input type = 'hidden' id = "zc_gad" name = "zc_gad" value = "" />
  2. Adicione o seguinte código de acompanhamento em todas as páginas da web do seu site, logo antes da tag </body>.
    <tipo de script = "text / javascript" src = ' https://crm.zoho.com/crm/javascript/zcga.js '> </script>
  3. Inclua a variável "GCLID" em seu script de API existente, como mostrado na amostra abaixo, para transferir os detalhes de rastreamento.
  1. <Leads> <linha no = "1"> <FL val = "Origem de Lead" "> Web
  2. Faça o download </FL> <FL val = "Company"> Sua empresa </FL>
  3. <FL val = "Primeiro nome"> Hannah </FL> <FL val = "Sobrenome
  4. Nome "> Smith </FL> <FL val =" Email "> testing@testing.com </FL>
  5. <FL val = "Title"> Gerente </FL> <FL
  6. val = "Telefone"> 1234567890 </FL> <FL val = "Página inicial
  7. Telefone "> 0987654321 </FL> <FL val =" Outro
  8. Telefone "> 1212211212 </FL> <FL
  9. val = "Fax"> 02927272626 </FL> <FL
  10. val = "Mobile"> 292827622 </FL> <FL
  11. val = "GCLID"> CMPjuu-Xx78CFRSTjgodPHsA3Q </FL> </row>
  12. </Leads

O código de rastreamento "zcga.js" busca o GCLID nos cookies do navegador e o envia ao banco de dados de terceiros. Para disponibilizar essas informações no Zoho CRM, você deve enviar os dados para o Zoho CRM via API. Juntamente com as variáveis existentes, inclua também a variável GCLID para que o GCLID seja enviado ao Zoho CRM.

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