Associando ações para Aprovação ou Rejeição no Zoho CRM
A cada processo de aprovação, você pode associar algumas ações como: adicionar uma tarefa, atualizar campos, enviar alertas por e-mail, chamar webhooks, etc.; que serão executadas na aprovação ou rejeição de um registro.
Ao definir vários estágios de aprovação que envolvem mais de um usuário para aprovar o registro, você pode atribuir uma tarefa e também atualizar um campo após cada aprovação. Considerando que, alertas de e-mail, webhooks e funções personalizadas podem ser adicionados apenas para serem acionados após a aprovação final.
As ações de rejeição não incluem todos os 5 deles. Você não pode associar uma tarefa à rejeição. A opção Atribuir Tarefa é definir uma tarefa para o próximo usuário que precisa aprovar o registro. A tarefa idealmente é verificar os registros aguardando sua aprovação. No caso de um registro ser rejeitado, não é necessário atribuir uma tarefa.
Atribuir tarefas
- Ao criar um processo de aprovação, em Processo de Aprovação, clique na seção Atribuir tarefas.
As tarefas já criadas, se houver, serão listadas. Você pode selecionar uma para associá-la e pular para a etapa 4;
- Clique em Nova tarefa.
Você também pode selecionar uma das tarefas já existentes e associá-la; No pop-up Atribuir tarefa, faça o seguinte:
- Insira um Assunto para a tarefa;
- Selecione o número de dias na lista suspensa para definir a Data de vencimento da tarefa;
- Selecione o Status e a Prioridade da tarefa nas respectivas listas suspensas;
- Marque a caixa de seleção Notificar responsável, se necessário.
Um e-mail de notificação, informando o usuário sobre a tarefa será enviado apenas para usuários ativos e confirmados; - Especifique uma Descrição para a tarefa;
- Clique em Salvar e associar.
Atualizar campos
Ao criar um processo de aprovação, em Processo de Aprovação, clique na seção Atualizar Campos;
No pop-up Atualizar campos, faça o seguinte:
- Escolha um campo para atualizar na lista suspensa;
- Especifique o Valor que deseja atualizar em cada nível na aprovação;
- Clique em Concluído.
Enviar notificações por e-mail
Ao criar um processo de aprovação, em Processo de Aprovação, clique na seção Notificação de Email. Alertas já criados, se houver, serão listados. Você pode selecionar um para associá-lo e pular para a etapa 4.
- Clique em Criar notificação por e-mail.
No pop-up, faça o seguinte:
- Digite um Nome para o alerta;
- Selecione os Destinatários de e-mail para o e-mail de alerta na lista suspensa.
Você pode selecionar pessoas associadas ao registro, usuários, perfis, perfis e subordinados e grupos;
- Especifique destinatários adicionais para o alerta de e-mail na caixa de texto. Use vírgula para separar mais de um endereço de e-mail;
Selecione o modelo de e-mail que deseja usar para o alerta ou crie um modelo.
Depois de selecionar o modelo, você deve inserir os endereços de e-mail De e Responder a. Aqui você pode escolher entre:
- Seu endereço de e-mail;
- Endereço de e-mail da sua organização;
- Endereço de e-mail do usuário atual;
- Endereço de e-mail do proprietário do registro;
- Endereço de e-mail de outro usuário;
- Para rejeitar: o modelo de e-mail será enviado automaticamente como uma notificação do endereço de e-mail notifications@zohocrm.com.
- Clique em Salvar e associar.
Esses alertas também serão listados em Configuração > Ações > Fluxo de trabalho > Alertas.
Chamada de webhooks
- Ao criar um processo de aprovação, em Processo de Aprovação, clique na seção Chamada de Webhooks.
Os webhooks já criados, se houver, serão listados. Você pode selecionar um para associá-lo e pular para a etapa 4;
- Clique em Novo webhook;
No pop-up Chamada de Webhook, faça o seguinte - Consulte também Criando Webhooks: - Insira um Nome e uma Descrição para o webhook;
- Na caixa de texto URL para notificação, especifique a URL da API REST do aplicativo de terceiros;
- Selecione qualquer uma das opções na lista de opções como o tipo de API Method;
Em Parâmetros de URL - Anexar parâmetros de entrada, faça o seguinte:
- Para Parâmetros no Formato Padrão, especifique o Nome do Parâmetro e o Valor do Parâmetro correspondente.
Este é o parâmetro de solicitação enviado durante o acionamento da notificação de webhook para aplicativos de terceiros; - Para Parâmetros no Formato Definido pelo Usuário, especifique o Nome do Parâmetro e a Descrição do Valor correspondente;
Em Parâmetros de URL - Anexar parâmetros personalizados, faça o seguinte:
- Especifique o Nome do Parâmetro e o Valor do Parâmetro correspondente;
- Verifique o URL de visualização;
- Clique em Salvar e associar.
Esses webhooks também serão listados em Configuração > Ações > Fluxo de trabalho > Webhooks.
Chamar função personalizada
Ao criar um processo de aprovação, em Actions on Approval/Reject, clique na seção Call Custom Functions.
As funções personalizadas já criadas, se houver, serão listadas. Você também pode selecionar uma das funções personalizadas já existentes e associá-la;
- Para criar funções personalizadas e associar ao processo de aprovação, consulte Criação de funções personalizadas.
Essas funções personalizadas também serão listadas em Configuração > Ações > Fluxo de trabalho > Funções personalizadas.
Observação
- Depois que um registro for enviado para aprovação, um e-mail de notificação gerado pelo sistema será enviado ao usuário que deve aprovar o(s) registro(s);
- Na aprovação do registro, o proprietário do registro (o usuário que enviou o registro para aprovação) receberá um e-mail de acordo com a configuração de alerta de e-mail no processo de aprovação. Na ausência de um alerta de e-mail para o proprietário do registro, um e-mail gerado pelo sistema sobre a aprovação do registro será enviado ao proprietário do registro;
- No caso de vários estágios de aprovação, você pode atribuir uma tarefa e também atualizar um campo após cada aprovação;
- Você pode associar um alerta de e-mail, webhook e função personalizada a cada um. Será acionado somente após a aprovação final, caso existam várias etapas de aprovação;
- Ao adicionar alertas, webhooks ou funções personalizadas, aqueles criados para regras de fluxo de trabalho também serão listados e vice-versa. Você pode associá-los ao processo de aprovação.
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